Como fazer uma estratégia de CRM mais lucrativa?

Agora que você já é um expert nas funcionalidades de um CRM no Agronegócio, chegou a hora de colocar esse conhecimento em prática e descobrir como fazer uma estratégia de CRM lucrativa de verdade.

Agora que você já é um expert nas funcionalidades de um CRM no Agronegócio, chegou a hora de colocar esse conhecimento em prática e descobrir como fazer uma estratégia de CRM lucrativa de verdade.

Antes de mais nada, é preciso entender a importância dessa prática, como a tecnologia voltada ao atendimento otimizado do consumidor veio para ficar: 

Segundo uma matéria publicada na Find Stack, 65% das empresas adotaram a tecnologia CRM nos primeiros 5 anos de mercado. 

Ou seja, quem entende a importância de um cliente fidelizado através de uma boa estratégia de CRM consegue ocupar uma maior fatia do mercado. 

Nesse sentido, então, é hora de utilizar as funcionalidades que o mercado disponibiliza para que as práticas de gestão sejam mais assertivas e, acima de tudo, rentáveis.

Por isso, além de imaginar como melhorar seu atendimento, é necessário planejar e aplicar uma estratégia de CRM, que ajude seus colaboradores a atingirem o que é planejado. 

Basicamente, a grande questão é como extrair funcionalidades e práticas de uma solução tão completa? 

Continue a leitura para saber como fazer isso da melhor forma possível: aquela que funciona para a realidade do seu negócio. 

mulher utilizando celular no campo

Fique por dentro: Por que cada vez mais empresas usam o Big Data para potencializar o agronegócio? 

Como elaborar uma estratégia de CRM? 

Quando se fala em estratégia de CRM, antes de mais nada, diversas variáveis precisam ser consideradas.

Ou seja, isso vai desde o potencial de investimento, até fatores como número de colaboradores e estrutura.

Para se ter uma noção da importância desse entendimento (que funciona como um mapeamento da sua realidade), em um estudo recente realizado pela RD Station, alguns dados apontaram que:

  • 94% dos profissionais da área de vendas dependem de um processo de vendas bem estruturado; 

  • Porém, 54% das empresas participantes alegaram que ainda não utilizam um CRM; 

  • E entre essas, 30% ainda faz a gestão em planilhas do Excel, 14% utilizam ERPs e 10% não utilizam ferramentas. 

Ou seja, cada vez mais a transformação digital impacta na rotina de vendas de uma empresa, provocando mudanças que incidem diretamente na rotina de executivos de negócios, gestores e diretores. 

Nesse sentido, você tem uma oportunidade única para desenvolver uma estratégia de CRM e começar a conquistar clientes de forma personalizada, mais eficaz. 

Mas, não se engane: sem uma rotina otimizada e uma estratégia assertiva, todo o potencial dessa funcionalidade é desperdiçado.  

Em outras palavras, para que a plataforma possa organizar corretamente as contas e contatos, bem como otimizar o processo de vendas, é preciso que gestores e executivos planejem

De certa forma, quando falamos de planejamentos e estratégia de CRM, alguns setores da empresa terminam por ser mais requisitados do que outros. Comercial, Marketing, Financeiro e outros, dependendo das necessidades do seu negócio. 

Com isso, cada setor precisa estar alinhado, entender o novo processo e se habituar às funcionalidades, justamente para que a rotina traga os resultados esperados. 

Para começar a planejar: Você sabe qual o custo da operação barter para sua lucratividade? 

O que considerar para fazer uma estratégia de CRM lucrativa?

Num segundo momento, após entendermos a importância de uma boa estratégia de CRM, precisamos considerar alguns pontos antes de colocar a mão na massa. 

Cada negócio tem sua particularidade, assim como cada planejamento é único para as necessidades do seu cliente.

Em outras palavras, uma coisa é certa: é preciso planejar com calma e precisão, considerando tanto pontos fortes quanto pontos fracos. 

Entenda mais sobre esse tipo de análise aqui

Ainda, quando levamos em conta uma estratégia de CRM, alguns pontos podem parecer muito similares entre diferentes modelos de negócio, e por essa razão, listamos essas particularidades como um ponto de partida para começar a planejar. 

Ou seja, na hora de começar a desenvolver a estratégia, considere: 

  • Investir na aprendizagem contínua 

E aqui, em primeiro lugar, não se fala somente de aprender a utilizar novas funcionalidades, mas, principalmente, de desenvolver ao máximo o colaborador. Esse é o pilar da aprendizagem contínua.

Segundo uma pesquisa da consultoria PwC, publicada na coluna digital da Exame, aponta que para 77% dos profissionais, adquirir novas habilidades é o caminho para melhorar a performance e a empregabilidade. 

Uma equipe treinada e em constante sinergia com as atualizações do mercado atende melhor, vende com mais assertividade e fecha contratos com maiores resultados.  

O componente executivo de vendas nesse planejamento estratégico é extremamente importante, uma vez que a estratégia de CRM incide diretamente em suas rotinas. 

Por essa razão, promover um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal é muito importante. 

As KPI’s (do inglês Key Performance Indicator ou Indicador chave de desempenho) caracterizam as taxas que têm como maior função indicar o desempenho dos colaboradores e da empresa. 

De forma simples, são como um guia para auxiliar no alcance dos objetivos, principalmente aqueles estabelecidos pela estratégia de CRM. 

Um exemplo claro da importância dos KPI’s na gestão e nas vendas é percebido nas campanhas de marketing. Por exemplo, o gráfico abaixo mostra a assertividade de determinados indicadores que foram utilizados em campanhas de conteúdo para decisores: 

tabela com porcentagens do uso de KPI

(Fonte: Statista, acesso em 01/08/2022) 

Nesse sentido, é possível tirar conclusões de quais estratégias funcionaram de forma assertiva, e quais deveriam ser replanejadas. 

No caso da estratégia de CRM, podem ser definidos diversos indicadores, que precisam ser alinhados com os objetivos globais do negócio. 

Alguns dos indicadores mais comuns quando se trata de uma estratégia de CRM, são: 

  • Faturamento
  • Ticket Médio
  • Churn
  • CAC (Custo de Aquisição do Cliente). 

Claro que, sendo um ponto de partida, é sua missão analisar o que faz mais sentido para sua realidade. 

Justamente porque os indicadores fornecem total controle sobre a assertividade das negociações, isso impede que haja desperdício de investimentos e energia em processos que, talvez, não estejam rendendo o esperado. 

  • Considere curto, médio e longo prazo 

Esse é um detalhe que não escapa de nenhuma empresa, principalmente quando falamos de estratégia de CRM. 

Afinal, é sempre importante definir metas de acordo com as necessidades do seu negócio: 

Planejar mudanças, contratações, metas e outras variantes a serem alcançadas em determinado período de tempo é o que norteia as ações diárias de cada um. 

Quando se planeja considerando panoramas de curto, médio e longo prazo, é mais fácil transformar objetivos grandes para o momento em metas curtas e facilmente alcançáveis. 

Isso possibilita um melhor planejamento, que pode ser alterado com mais facilidade caso fatores impossibilitem a conquista dessas metas (como cenários econômicos desfavoráveis ou, até mesmo, o que aconteceu com a pandemia no ano de 2020). 

  • Disponibilidade de recursos 

Por fim, mas não menos importante, é preciso alinhar a estratégia de CRM de acordo com os recursos disponíveis

Por exemplo, não é possível planejar aumentar a captação de novos clientes em 50% e não considerar um aumento da equipe.

São fatores que precisam estar alinhados: os recursos disponíveis vão te levar ao resultado esperado. 

Por essa razão é preciso definir metas e prazos condizentes com a realidade.

A estratégia de CRM precisa levar em consideração a qualidade do atendimento, alinhar o prazo para pedidos, ter um tempo máximo para resolver os problemas do cliente e tantas outras variáveis que dependem de recursos internos. 

Para isso acontecer de forma assertiva, entender como alocar melhor seus recursos e investir assertivamente em melhorias é essencial. 

Leia mais: Quais as práticas que uma boa gestão agrícola precisa ter?  

3 pequenas dicas para uma boa estratégia de CRM no agronegócio 

Agora que já entendemos todo o panorama da importância de uma estratégia de CRM, é hora de colocar isso em prática e começar a estipular metas, entender e planejar. 

Pensando em como ajudar nesse momento tão importante, separamos 3 boas práticas que podem servir como um norte para suas decisões a partir de agora. 

  • Estabeleça uma cultura de excelência no atendimento 

Em primeiro lugar, é preciso considerar o atendimento e suporte de qualidade para trabalhar para uma boa estratégia de CRM. 

Com uma estratégia bem definida seus colaboradores resolvem problemas e atendem chamados rapidamente.

Isso promove uma experiência de atendimento otimizada e que traz muito resultado. 

Ou seja, no momento em que estiver definindo novas estratégias, prezar por ações que fortaleçam uma cultura de atendimento com base em excelência fará toda a diferença. 

  • Incentive o protagonismo da gerência de vendas 

Um dos pontos mais interessantes de uma estratégia de CRM é potencializar as decisões e ações da gerência de vendas. 

Como uma estratégia de CRM facilita o acesso à informações pertinentes, a gerência de vendas assume o protagonismo na criação de estratégias e no desenvolvimento de boas práticas. 

Em outras palavras, com as ações de um CRM especialista no segmento a gerência analisa cada fase da negociação, prepara estratégias e conta com resultados mais precisos.     

  • Use dados confiáveis 

Por fim, os dados que um CRM traz para às práticas de gestão são extremamente ricos: é possível alinhar rotinas e mudar formas de abordagem com base no que a funcionalidade mostra. 

Como os dados são atualizados de acordo com as negociações, caso alguma decisão não saia como o esperado, é mais fácil perceber onde é possível melhorar para atender melhor o seu cliente. 

Em outras palavras, isso quer dizer que você descobre qual caminho seguir de forma mais assertiva, é mais fácil tomar decisões e saber dos resultados. 

Tecnologia especializada: estratégia de CRM para o agronegócio é Agrotitan 

Em conclusão, neste blog você aprendeu a criar uma estratégia de CRM que realmente funciona. Além de desenvolver práticas que realmente tragam resultados, contar com funcionalidades especialistas, que façam a diferença nesse cenário. 

Ou seja, com o módulo CRM do Agrotitan você potencializa todas as áreas do seu atendimento ao cliente, o que incide diretamente na realização de vendas mais expressivas e resultados mais garantidos. 

Conte com funcionalidades alinhadas às melhores práticas de gestão, e tenha a tecnologia como uma grande aliada das rotinas dentro do seu negócio: é hora de descobrir o verdadeiro potencial que o seu negócio possui no mercado. 

Entre em contato, solicite uma demonstração e transforme o seu atendimento ao cliente com funcionalidades cada vez mais completas.  

homem usando o CRM no tablet

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