Economia de água na lavoura: como e por que usar a tecnologia

A agricultura é uma grande consumidora de água, com a tecnologia certa, é capaz de consumir o mínimo e produzir o máximo, otimizando a lucratividade e também as práticas ambientais. Confira nosso conteúdo sobre economia de água na lavoura. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e […]

Agronegócio , Viasoft |
Por

A agricultura é uma grande consumidora de água, com a tecnologia certa, é capaz de consumir o mínimo e produzir o máximo, otimizando a lucratividade e também as práticas ambientais. Confira nosso conteúdo sobre economia de água na lavoura.

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e a ONU (Organização das Nações Unidas), a agricultura é o setor responsável por consumir a maior quantidade de água no mundo, utilizando uma média de 70% de toda a água consumida.

Conforme as projeções da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), o consumo de água no Brasil, incluindo todos os segmentos, deve aumentar em 24% até 2030, esse aumento se dará impulsionado pelo setor agropecuário.

No decorrer dos anos, o Brasil já passou por diversas situações críticas que mostram o quanto a água é crucial não apenas para o consumo doméstico. Exemplo disso é o cenário atual: de acordo com uma matéria da CNN Brasil, a estiagem vem castigando lavouras no sul do Brasil com perdas significativas para a soja e o milho. Um levantamento feito pela Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Ascar) indica que, só no Rio Grande do Sul, mais de 130 mil propriedades foram atingidas pela seca, com cerca de 5 mil famílias sem água para cuidar da lavoura.

Em Santa Catarina, o baixo volume de chuva vem atingindo principalmente a região oeste do estado. A média aguardada para o último mês era de 150 milímetros, mas a precipitação foi de apenas 31 mm (fonte: CNN Brasil).

Desafios para a agricultura

Embora economizar água no ambiente doméstico seja uma missão relativamente fácil, na agricultura é totalmente diferente. A irrigação, por exemplo, é indispensável para que as safras atendam às necessidades de alimento do país. De acordo com a ONU, “há água suficiente disponível para nossas necessidades globais futuras, mas esse quadro mundial esconde grandes áreas de escassez absoluta de água que afeta bilhões de pessoas”.

Ao conservar a água em todo o setor agrícola, os produtores podem gastar menos dinheiro irrigando suas plantações, os investidores podem se sentir mais confiantes em seus negócios e as organizações podem minimizar os efeitos da escassez de água em suas cadeias de suprimentos. A conservação da água na agricultura é uma das ferramentas mais importantes disponíveis para garantir um fornecimento seguro e confiável de alimentos e preparar-se para os piores efeitos das mudanças climáticas.

Você já conhece os benefícios do BI para o agronegócio?

O Business Intelligence (BI) é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados que, isoladamente, não significam muito, em informações ricas e importantes à gestão e ao presente e futuro da empresa. 

As ferramentas de Business Intelligence, através do cruzamento, armazenamento, contextualização e análise de dados, transformam cada informação bruta gerada pela empresa em simulações, avaliações, previsões, gráficos, indicadores e dashboards, por exemplo. 

O BI oportuniza resultados maiores e melhores para o agronegócio. A adoção de uma boa ferramenta permite que o agronegócio faça melhor uso de seus dados e aproveite os benefícios pretendidos, incluindo:

Tomada de decisões baseadas em dados

Em primeiro lugar, a inteligência de negócios leva a decisões mais inteligentes. O propósito do agro é fornecer um serviço essencial ao país, deixando pouco espaço para erros. Os sistemas de BI fornecem dados em tempo real em toda a operação comercial para que as empresas possam entender melhor o impacto de suas decisões em áreas específicas e na organização como um todo.

Aumento das vantagens competitivas

As empresas do agronegócio já são familiarizadas à competitividade nas vendas de um mesmo produto, especialmente porque, no caso das fazendas, por exemplo, muitas regiões ou áreas cultivam safras semelhantes por causa das condições naturais. Com mais inteligência e melhores decisões, surgem oportunidades de melhoria, o que pode ajudar os negócios a obterem uma vantagem sobre seus concorrentes.

Melhoria das previsões

A previsão é uma parte essencial da gestão de um agronegócio de sucesso. Toda a sua produção deve ser planejada com antecedência, o que significa que você deve levar em consideração a demanda de mercado prevista, as condições climáticas, a disponibilidade de mão de obra e os obstáculos potenciais que podem impactar seus objetivos. O BI pode ajudá-lo com a previsão porque coleta dados ao longo do tempo e pode detectar tendências e anomalias com base em grandes conjuntos de seus próprios dados.

Tecnologias trabalhando para o agronegócio

A tecnologia inteligente no agro está crescendo e o BI serve como um ponto de ancoragem para unir várias delas. O BI conecta vários pontos de dados entre si para desenvolver percepções mais profundas sobre suas operações.

Exemplos de tecnologia que podem auxiliar no monitoramento e economia de água na lavoura

Sensores IoT 

O uso de IoT em dispositivos agrícolas se tornará a norma, não a exceção. Isso reduzirá os custos financeiros e de tempo gastos em resolver problemas originados em erro humano. Os sensores já são usados ​​para monitorar a nutrição do solo, temperatura, umidade e muito mais. A IoT irá interconectar todos esses sistemas, eliminando a necessidade de inserir dados repetidamente em vários aplicativos que não se comunicam entre si. 

Com o sensor de umidade do solo é possível monitorar a condição de água no solo e com isso realizar um melhor uso dos recursos hídricos na lavoura. Além disso, a partir das informações sobre a umidade do solo é possível saber qual o melhor momento para o plantio, entrada de maquinário na lavoura etc. 

Recursos inteligentes

Drones, por exemplo, são uma grande ajuda na busca de pragas no campo ou locais de difícil acesso que precisam de atenção extra. Avanços recentes na tecnologia de sensores estão adicionando novas funcionalidades aos drones, como o uso de comprimentos de onda no espectro de luz para detectar ervas daninhas e possíveis doenças.

Inteligência Artificial (AI ou IA)

A IA está emergindo como uma parte essencial da evolução tecnológica da agricultura. A agricultura inteligente é aplicada às lavouras por meio de robôs autônomos capazes de realizar tarefas básicas como semear, colher ou pulverizar produtos químicos e monitorar lavouras e solos por meio de algoritmos de aprendizagem para processar dados capturados por drones e/ou softwares de gestão. A IA realiza análises preditivas de modelos de aprendizado de máquina (machine learning) para prever aspectos como os impactos das condições ambientais nos rendimentos das plantações.

Conte com parceiros estratégicos

A Agrotitan, sistema de gestão da Viasoft especializado em agronegócios, realmente entende do que você faz. Cada recurso e cada integrante do time é capaz de oferecer a você as melhores soluções.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre as soluções que podem auxiliar você a lucrar mais e ser mais sustentável ao mesmo tempo. Acesse viasoft.com.br/agrotitan

economia de água na lavoura

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!