Você sabe qual o custo da operação barter para sua lucratividade?

As operações de troca, também conhecidas como barter, são muito comuns e existem em diversas estratégias no mercado brasileiro.

Agronegócio , Viasoft |
Por

As operações de troca de mercadorias, também conhecidas como barter, são extremamente comuns e existem em diversas estratégias no mercado brasileiro.

Por mais que seja extremamente vantajosa, a operação de barter, assim como quaisquer outras negociações em dinheiro, precisa ser mensurada e analisada dentro de todo o contexto financeiro da gestão agrícola, uma vez que essa operação, como qualquer outra, tem um custo a ser considerado.

Continue a leitura para saber mais sobre o barter e como realizá-lo de maneira mais otimizada e eficiente.

barter

O que é barter?

Também chamado negociação de troca, o barter nada mais é do que o recebimento de insumos pelo produtor rural de uma ou mais empresas, em troca da obrigação de entregar uma parte negociada de sua futura produção.

Esse tipo de negociação é encontrada unicamente no Brasil, e é comumente percebida em setores do agronegócio como grãos e muitos outros.

O barter possibilita o crescimento de diversos setores e traz como benefícios o crédito para financiamento da safra, a gestão financeira terceirizada e o controle de preços de commodities.

Qual é o custo do barter para sua gestão?

O barter pode ser realizado por diversos agentes: o produtor rural pode trocar diretamente com uma revenda de insumos, e esta pode ou não ceder a promessa do recebimento de grãos para outra empresa.

Como a maioria das operações financeiras no agronegócio, o barter também tem custos envolvidos, que podem ser maiores ou menores do que outras estratégias de negócios. Segundo o IMEA, em 2018, o barter já era responsável por mais de 30% do custeio de safras de soja e milho no Mato Grosso.

Os custos do barter têm influência direta sobre a lucratividade do produtor rural, e se não forem bem realizados e monitorados, podem reduzir abruptamente os lucros, afinal, o barter funciona exatamente como um financiamento.

Ou seja, o barter também vem acompanhado de juros e taxas de administração, e a empresa provedora precisa, por lei, na maioria dos casos, declarar essas operações como empréstimos e/ou adiantamento a fornecedores/compradores no balanço patrimonial.
Quando se compara os valores à vista dos insumos, com aqueles ofertados e precificados via troca com a produção, como em volume e preço, é observado uma diferença, e esta diferença é a margem financeira da operação: um custo financeiro, que pode trazer lucro financeiro adicional, acima do já cobrado.

Esse custo deve ser analisado e colocado contra outras fontes disponíveis de crédito a fim de analisar a lucratividade ou prejuízo adicional.

Como a tecnologia especializada ajuda nesse projeto?

Com um software de gestão na realização do barter, é possível promover uma negociação mais precisa, onde as reuniões podem ser realizadas com dados ricos acerca de prazos, lucratividade e diversas informações ricas.

Assim, é possível estimar ganhos e desenvolver táticas para que a produção atinja o percentual esperado. Realizar controle de pragas, monitorar o clima e manter constante vigilância sobre a plantação é o que transforma o barter e o deixa mais ágil e lucrativo.

Viasoft Agrotitan, o software mais completo do mercado

Desenvolvido por quem é especialista em entender o que você faz, o Viasoft Agrotitan é projetado para que produtores rurais, gestores, distribuidores e diversos outros segmentos do agronegócio possam lucrar mais e revolucionar suas práticas.

A sua gestão necessita de precisão e agilidade, afinal, no dia a dia, cada segundo conta para uma negociação de sucesso.

Descubra como potencializar suas táticas, desenvolver novas estratégias e transformar o mercado. Conheça o Viasoft Agrotitan.

barter

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!