CRM do Agronegócio: O que é, estratégias e benefícios!

Quando se fala em experiência do cliente, consideramos todos os artifícios necessários para garantir um atendimento personalizado que resulte em venda. A implantação de um CRM do Agronegócio é um deles.

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Quando se fala em experiência do cliente, consideramos todos os artifícios necessários para garantir um atendimento personalizado que resulte em venda. A implantação de um CRM do Agronegócio é um deles.

Existem diversos tipos, com funções específicas que podem – ou não – ir de acordo com as necessidades do segmento.

Entretanto, quando o assunto é CRM do Agronegócio, uma coisa é certa: usar a tecnologia a favor do seu cliente é a melhor estratégia.

No começo, com suas primeiras versões ainda nos anos 1980, o Customer Relationship Management operava com o objetivo de reunir respostas de questionários aplicados. Atualmente, esse é um dos maiores ativos que uma empresa pode ter, se deseja se relacionar bem com o público pretendido.

Em conclusão, segundo o Statista, de 2010 a 2020, a receita de aquisição de uma solução CRM chegou a 69 bilhões de dólares ao redor do mundo. Ainda, a curva de consumo assume uma forma ascendente: Em 10 anos, o fenômeno da “aquisição de CRM” não fechou nenhum período em baixa.

gráfico crescente com números do CRM

Leia também: Como a era digital mudou a cabeça do agricultor? 

Ou seja, mais do que um movimento de mercado que impacta o agronegócio, o gráfico indica que as empresas agrícolas e principalmente cooperativas se preocupam mais com seus clientes, enxergando neles ativos inestimáveis. 

Como resultado, cada vez mais empresas desse segmento investem em CRM do Agronegócio.

Antes de mais nada, a expansão tecnológica e a facilidade de pesquisa na internet colocaram o cliente final em contato com diversas oportunidades de negócio.

Isso quer dizer que cabe a você, gestor do segmento agrícola, investir em práticas realmente eficazes: não somente para reter clientes, mas, principalmente, para atender de forma otimizada e realmente assertiva. 

Em outras palavras, diversas melhorias ganharam o mercado nos últimos anos e hoje o agronegócio é uma das atividades econômicas que mais investe e movimenta indicadores de satisfação. 

E, se considerarmos as previsões para os próximos anos, você precisa se preparar com um CRM do Agronegócio. 

Não se preocupe. Na sequência, vamos te contar tudo sobre essa funcionalidade e apresentar algumas razões pelas quais você deve considerar esse investimento nos seus objetivos.

Ao final dessa matéria, você será um expert em atendimento otimizado de verdade! 

Afinal, o que é esse tal de CRM do Agronegócio?

Em primeiro lugar, imagine um cenário onde o executivo de negócios sabe exatamente do que você precisa antes de mesmo de começar a negociar.

Ou seja, a conversa flui, você encontra soluções das quais não sabia que precisava e o ato de comprar se se torna uma experiência proveitosa.

Em outras palavras, essa é a função principal de um CRM do Agronegócio: garantir um atendimento otimizado para o seu cliente e uma base de dados mais precisa para seu negócio. 

Através dele é possível registrar precisamente as informações do cliente e analisar dados de negociações anteriores, o que fornece insumos valiosos para resolver problemas. 

O grande tesouro do CRM do Agronegócio é a capacidade de identificar possíveis gargalos onde negociações são perdidas e entender como otimizar a experiência do seu cliente. 

No macroambiente que é o Agronegócio (principalmente na revenda de insumos e cooperativas, por exemplo) essa é uma excelente prática de gestão: para lidar com tantos clientes diferenciados, você precisa de uma ferramenta que automatize esse processo e garanta os dados necessários para uma negociação efetiva.  

Isso é essencial para atrair novos consumidores e facilitar a fidelização daqueles que já são seus clientes. Afinal, quando um cliente é fiel à marca e a qualidade do atendimento é mantida, dificilmente ele abandonará você.

A fidelização de clientes com um CRM do Agronegócio  é uma prática muito importante se a sua empresa deseja se solidificar no mercado. Afinal, segundo Philip Kotler:

“conquistar um novo cliente custa
entre 5 a 7 vezes mais do que manter um atual.” 

Veja também: 3 dicas para fidelizar o produtor rural

Por que investir tanto em uma solução para atendimento?

Agora que já entendemos o que é um CRM do Agronegócio e sua importância, pode ser que você se pergunte por que investir tanto em uma ferramenta como essa, ou, ainda, por que considerar essa solução dentro dos seus planejamentos. 

Segundo uma pesquisa da Mckinsey & Company, 40% dos agricultores investem em maquinário ou tecnologia. O mais importante, nesse cenário, é perceber que assim como o maquinário passou e ainda passa por evoluções tecnológicas, a forma de fazer negócio também se transformou.

O agronegócio é um dos setores do mercado nacional que mais necessita de informações sobre seus clientes. Segundo o Presente Rural, em uma pesquisa realizada sobre a experiência do consumidor, 83% dos executivos entrevistados afirmam que garantir uma boa jornada de compra é primordial. Entretanto, somente 15% consideram que a sua estratégia é eficaz nesse quesito.

Isso mostra uma grande brecha que enxergamos como uma oportunidade única para destacar sua empresa. 

Um CRM do Agronegócio traz informações consistentes e específicas, e gestores analisam essas informações para oferecer uma proposta de negócio mais precisa, com maiores chances de fechamento. Ou seja, direcionamos boas práticas de gestão para que os resultados sejam mais expressivos. 

Ainda, pode parecer que não, mas todas as empresas (de qualquer que seja o segmento) precisam evoluir continuamente, uma vez que o perfil de cliente é cada vez mais exigente. Se há alguns anos, ter o melhor preço era um fator decisivo para atrair e fidelizar, hoje, segundo o Google, já não é bem assim:

Tópicos escritos para atrair consumidores

Quais são os benefícios de ter um CRM do Agronegócio?

Agora que você já entende todo o panorama que a sua empresa pode ter com um CRM do Agronegócio, vamos listar alguns dos maiores benefícios que essa solução traz. 

É claro que, quando integrada a um sistema completo de gestão especializada, um CRM do Agronegócio se torna diferencial competitivo. 

Mas, para além desse cenário (que você já considerou), com um CRM do Agronegócio, a gestão obtém benefícios como: 

  • Organização 

Um executivo de negócios desorganizado, automaticamente, não passa confiança e credibilidade. Isso não somente prejudica nas vendas, mas pode indicar rotinas que precisam ser melhoradas. 

Nesse contexto, um CRM do Agronegócio desempenha um papel fundamental na organização de informações pertinentes, que permitem uma rotina mais focada no que importa de verdade: o seu – ou possível – cliente. 

  • Centralização 

Seguindo na mesma pauta, não adianta ter dados e indicadores organizados em tabelas soltas e arquivos diferentes: se o seu executivo de negócios precisa acessar 30 arquivos para entender  a negociação, inevitavelmente vai errar em algum ponto.  

Por essa razão, a centralização de dados é importante.

Em conclusão, com um CRM do Agronegócio você encontra tudo em um só lugar, economizando tempo hábil e esforço. 

  • Vendas 

Um dos fatores mais preocupantes no dia a dia de um gestor é a perda de vendas e potenciais clientes. Muitas vezes, esse índice pode ser expressivo e precisamos investigar todas as causas dessa perda. 

Quando se trata de vendas, contar um CRM do Agronegócio é uma necessidade: o cliente não possui tanto tempo para uma negociação enrolada.

Na prática, quanto mais direto e prestativo for o executivo de negócios, mais fácil será realizar uma venda. 

Ainda, no caso de vendas perdidas, fica mais fácil identificar onde é preciso melhorar, e evitar os mesmos erros.

  • Humanização 

Antes de mais nada, considerar estratégias humanizadas nos dias de hoje é imprescindível.

Ou seja, conversar com pessoas e entender seus medos e necessidades é o que faz de um executivo um profissional completo. 

Com um CRM do Agronegócio seu colaborador tem, à disposição, informações sobre o cliente atendido, o que permite que uma conversa realmente humanizada aconteça, onde o maior objetivo do seu negócio é resolver o problema daquela pessoa. 

  • Fidelização 

Por fim, esse é o benefício mais vantajoso de um CRM do Agronegócio. 

Quando a sua empresa consegue resolver o problema de um cliente, de forma assertiva para ambos, as chances de que esse cliente seja fidelizado são muito altas. 

Nesse sentido, sua empresa terá um cliente fiel e disposto a seguir como um promotor da sua marca por muitos anos. 

Concluindo, clientes fiéis defendem suas marcas, e para consegui-los você precisa transformar a jornada de compra em uma experiência inesquecível.

Um CRM do Agronegócio entrega isso para você.  

CRM do Agronegócio é Viasoft Agrotitan 

Agora que você, leitor, já é um expert em benefícios e funcionalidades que um CRM do Agronegócio vai trazer, é preciso escolher a solução mais completa e adequada para o seu negócio. 

Em um primeiro momento, o módulo de CRM do Viasoft Agrotitan transforma todos os aspectos da gestão, com funcionalidades que vão de pedidos mobile, até visitas, barter, laudos, portais do produtor e do parceiro e muito mais. 

Dessa forma, quando você integra soluções inteligentes, especializadas em trazer boas práticas de gestão que transformam rotinas, atinge metas e objetivos com mais certeza.

Em conclusão, chegou a hora de escolher a solução mais inteligente do mercado. Solicite uma demonstração e conheça o futuro da tecnologia que vai transformar o agronegócio nacional. 

Até a próxima!

homem usando o CRM no tablet

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