5 importantes tendências, tecnologias e inovações agrícolas para 2022

Novas tecnologias e inovações agrícolas surgem a cada safra. Algumas são passageiras e outras são o presente e futuro do agro, como as que elencamos neste post.  O setor agrícola exige com urgência avanços tecnológicos como a automação, digitalização e sustentabilidade. Há anos, as mudanças de como lavouras produzem acontecem numa velocidade inacreditável e a […]

Agronegócio , Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Novas tecnologias e inovações agrícolas surgem a cada safra. Algumas são passageiras e outras são o presente e futuro do agro, como as que elencamos neste post. 

O setor agrícola exige com urgência avanços tecnológicos como a automação, digitalização e sustentabilidade. Há anos, as mudanças de como lavouras produzem acontecem numa velocidade inacreditável e a tecnologia tem sido protagonista em cada uma delas.

A tendência é que, cada vez mais, a tecnologia assuma as mais diversas funções do agro, não só nas análises e monitoramento, mas na ação das operações em si.

Agronegócios que já têm a cultura da mudança e evolução como parte do seu dia a dia foram os que melhor conseguiram aproveitar o crescimento dos últimos anos. Pois empresas, de qualquer segmento, que estão sempre atentas aos processos que podem otimizar são mais resilientes e, consequentemente, mais preparadas para enfrentar qualquer cenário, seja uma crise econômica oriunda de uma pandemia mundial, uma época de seca ou um ataque de pragas. 

Não é só o mercado: o planeta exige mais

Com uma projeção populacional global de 9,7 bilhões de pessoas até 2050, a produção agrícola precisa planejar um alto crescimento para os próximos anos.

Mais do que nunca, devido ao cenário atual e projeções futuras, tanto agricultores quanto o próprio planeta são colocados sob pressão. Novos avanços em tecnologias não são um fator diferencial ou um acessório no campo, eles são vitais para que o agricultor continue produzindo o quanto a população necessita. 

Confira abaixo 5 tendências, tecnologias e inovações voltadas para o cenário agrícola que já são essenciais para o presente e futuro próximo.

1. Agricultura de precisão

A agricultura de precisão é uma estratégia de gerenciamento de recursos agrícolas que coleta, processa e avalia dados e oferece insights para ajudar os agricultores a otimizar e aumentar a qualidade e a produtividade do solo.

As decisões de gestão podem contar com esses dados para melhorar as terras agrícolas e os produtos agrícolas em várias áreas-chave, incluindo:

  • Eficiência no uso de recursos
  • Sustentabilidade
  • Lucratividade
  • Produtividade
  • Qualidade

Essa inovação na tecnologia agrícola usa big data para auxiliar nas decisões de gerenciamento, permitindo que os agricultores controlem as variáveis ​​de rendimento das culturas, como nível de umidade, condição do solo e microclimas para maximizar a produção. Ele conta com sistemas de sensoriamento remoto, drones, robótica e automação para melhorar a saúde das culturas e otimizar os recursos, potencializando a produtividade.

2. Drones de imagens aéreas

Os drones podem fornecer informações rápidas e abrangentes sobre danos causados ​​por insetos, deficiências de nutrientes ou espécies invasoras. Eles também podem fornecer contagens de rebanhos e estimar o rendimento das culturas.

3. Internet das Coisas – IoT

O monitoramento do campo de cultivo na agricultura convencional requer mão de obra intensiva, equipamento físico, tempo e esforço. A tecnologia IoT oferece uma alternativa a esses métodos tradicionais. Um dispositivo IoT contém um ou mais sensores que coletam dados e fornecem informações precisas por meio de aplicativos móveis ou outros meios em tempo real. 

Esses sensores realizam inúmeras atividades, como detecção de solo, temperatura e umidade, rastreamento de plantas e animais e muito mais. Também facilita o monitoramento remoto das fazendas, proporcionando maior comodidade aos agricultores. 

Além disso, novos sistemas de irrigação utilizam sensores de IoT para automação do fornecimento de água às culturas. Eles constituem sensores de evapotranspiração, sensores de umidade do solo no local, sensores de chuva e vários outros. 

4. Robótica 

A escassez de mão de obra qualificada é um problema que muitos agricultores enfrentam, e isso é amplificado no caso de grandes operações de campo.Com isso, o mercado de tecnologia para o agro tem focado no desenvolvimento de robôs cada vez mais inteligentes para ajudar os agricultores em inúmeras operações agrícolas, incluindo colheita de frutas, colheita, plantio, transplante, pulverização e plantio. 

Tarefas repetitivas no campo podem ser facilmente confiadas a esses robôs, como no caso dos tratores autônomos e semi-autônomos habilitados para GPS para colheita. Os tratores também vêm com tecnologia de direção automática para facilitar a navegação em todo o campo. 

Os robôs também podem ser usados ​​em sistemas automatizados no gerenciamento de gado. Isso inclui balanças automatizadas, incubadoras, máquinas de ordenha, alimentadores automáticos e muito mais. Os robôs permitem que os agricultores se concentrem mais na melhoria da produtividade geral, sem ter que se preocupar com processos cotidianos que consomem tempo. 

5. Big Data e Business Intelligence (BI)

Grandes volumes de dados são gerados todos os dias, e isso pode significar um enorme desperdício se eles não forem analisados. O uso do big data e de BI transformam esses dados em insights acionáveis. Estatísticas de área de cultivo, produção agrícola, previsões de safras, uso da terra, irrigação, preços agrícolas, previsões meteorológicas e doenças das culturas são fatores analisáveis e identificáveis que podem estabelecer as bases para as tomadas de decisões. As análises podem, de forma fácil e ágil, ajudar a identificar padrões e previsões que podem permanecer ocultos sem uma boa ferramenta. 

Uso do BI na agricultura

Como as fazendas podem usar o BI?

O setor de agricultura como um todo demonstra a necessidade de aplicar uma estratégia de BI em diversos casos de uso. Ao fazer isso, as operações agrícolas podem, de maneira mais acessível e ágil, alcançar os benefícios citados acima. Nos casos específico das fazendas e outros produtores, outros benefícios colhidos a partir do BI incluem:

  • Planejamento de produção

Existem muitas variáveis para o planejamento de uma safra: disponibilidade e preparação da terra, plantio, irrigação, colheita e transporte, para citar alguns. O BI pode contar com dados de anos anteriores para melhorar seu planejamento e permitir que você já conheça a solução para potenciais problemas que podem ocorrer a cada novo ciclo de produção.

  • Metas de vendas

À medida que suas despesas mudam, também podem mudar suas metas de vendas para manter a lucratividade. A ferramenta de BI pode monitorar o financeiro de suas operações e ajudá-lo a melhorar sua produção para garantir que você atinja os objetivos.

  • Redução de resíduos

Um dos principais objetivos de uma fazenda é reduzir o desperdício em todos os elos de sua cadeia de operações. A deterioração significa que os bens não são mais viáveis ​​à venda, o que pode prejudicar os lucros. Outros tipos de resíduos, incluindo danos a equipamentos, irrigação desnecessária ou outras atividades que não agregam valor, também podem impactar o lucro de uma fazenda.

Uma ferramenta de BI serve para ajudar as fazendas a identificar áreas de desperdício em suas operações. Isso permite que você resolva gargalos em potencial antes que eles causem estragos na sua lucratividade.

Conheça os resultados do Agrotitan somado ao Viasoft Analytics

Se você tem um agronegócio, já ouviu falar no Agrotitan, um ERP para agronegócio especializado, completo e sempre atento às necessidades de seus parceiros e do mercado. 

O que você talvez ainda não saiba é que o Agrotitan agora oferece uma ferramenta de BI, o Viasoft Analytics, A ferramenta de BI da Viasoft é resultado de um profundo estudo de mais de um ano sobre as principais necessidades e desafios dos gestores na hora de tomar decisões. A partir dos principais pontos identificados por gestores de diferentes áreas, foram desenvolvidos dashboards para colocar nas mãos das empresas respostas e oportunidades. 

Através das informações coletadas pelo Agrotitan, o Viasoft Analytics trata os dados e apresenta, através de painéis claros e de fácil assimilação, gráficos, porcentagens, comparativos e insights valiosos para a gestão.

Saiba mais em

AgrotitanViasoft Analytics 

inovações agrícolas

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!