Estresse no trabalho: quando o desequilíbrio se torna síndrome de burnout - VIASOFT

Altos níveis de estresse no trabalho geram perdas financeiras de mais de R$ 300 bilhões por ano às empresas.

 

Não é incomum enfrentar algum estresse no trabalho; todo mundo já passou por isso. Mas níveis extremos merecem mais atenção do que você imagina e precisam ser tratados logo. Mas cuidado: esse problema tem, muitas vezes, sintomas silenciosos.

___________________________________________________________

estresse no trabalho

Transforme sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

___________________________________________________________

Comportamentos ditos normais podem ser o sinal de quem enfrenta estresse no trabalho e precisa de ajuda. E a gestão de pessoas tem papel crucial para identificá-los e garantir que os colaboradores estejam em boas condições para desempenhar suas funções.

Além disso, quando os níveis de estresse no trabalho passam do limite de algumas pessoas, as chances de a síndrome de burnout aparecer são muito grandes. De modo simples, burnout pode ser definido como um esgotamento extremo.

Embora não se fale muito sobre isso, essa síndrome não é rara no mundo corporativo e é bem comum entre executivos e gestores que vão além de suas forças para atingir as expectativas que seus cargos exigem.

Segundo um estudo da Harvard University, uma das principais causas do estresse no trabalho que leva ao burnout é a super carga de trabalho:  69% dos entrevistados disseram estar funcionando na sua capacidade máxima.

 

 

Quais são os principais sinais e estágios da síndrome de burnout?

Muitos executivos não têm um bom termômetro para perceber quando já estão passando dos próprios limites de estresse no trabalho. Mas uma sequência de comportamentos pode te ajudar a discernir se há alguém com esse problema na sua empresa:

 

1 Frustração e senso de incapacidade, com afirmações constantes de “Não consigo fazer isso”, “É muito difícil”.

2 Irritabilidade, com afirmações de “Não farei isso”, “A culpa não é minha, é sua”.

3 Comportamento apático, a partir do qual o profissional já não se importa com o trabalho e o “tanto faz” se torna quase um lema na vida dele.

4 Colapso nervoso que prejudica as funções no trabalho: 50% das pessoas perde tempo e procrastina trabalho por conta do estresse.

5 Afastamento do trabalho: 61% dos profissionais diz que o estresse do trabalho é a causa de estarem doentes frequentemente.

6 Autorreconhecimento, admitindo que precisa de ajuda.

7 Recuperação.

 

Qual o papel da gestão de pessoas nesse cenário?

O estresse no trabalho é um problema tanto individual quanto organizacional. Baixos níveis de produtividade de um profissional e incapacidade de realizar o trabalho no seu melhor potencial também afetam a performance da empresa. Principalmente quando o colaborador esgotado ocupa um cargo estratégico.

Mas sabemos que é difícil acompanhar todos bem de perto, e por isso a tecnologia pode ajudar. Com uma solução especializada em Gestão de Pessoas e desenvolvida para engajar os colaboradores, é possível incentivar as pessoas a compartilhar, de maneira rápida, o humor do dia. Dessa maneira, se houver profissionais recorrentemente cansados, irritados ou doentes, a ferramenta notifica o RH, que pode oferecer a ajuda necessária ao colaborador.

Que tal conhecer a solução que tem transformado o dia a dia da Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

logística de distribuição

A eficiência da logística de distribuição é decisiva para a satisfação do cliente

Há duas coisas que o cliente espera ao comprar um produto: recebê-lo intacto e dentro da data prevista. Isso é o mínimo que ele deseja uma vez que está pagando por...

Continue Lendo
gestão de treinamentos

Os treinamentos dos colaboradores poderiam ser menos custosos e mais produtivos

Investir em treinamentos é sempre bom, faz bem aos colaboradores e aumenta o nível da empresa. Mas, será que o valor que você investe não poderia ser melhor...

Continue Lendo
contabilidade

Transformação na atividade contábil: como acompanhar as mudanças.

A ciência milenar da contabilidade está passando pela maior disrupção da sua existência. E é claro que isso se deve a informatização da sua atividade pela tecnologia....

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.