Nenhum órgão federal confirmou, porém, o início da vigência do eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) – previsto para setembro deste ano – poderá ser prorrogado. Segundo o cronograma oficial do projeto, está previsto a liberação, durante 6 meses, de um ambiente para testes onde as empresas de softwares começariam a validar os arquivos xml que serão utilizados para o envio das informações aos órgão competentes.

Segundo a analista de requisitos da VIASOFT, Kelly Ane Kehl, até o momento o governo não liberou o ambiente para homologação do software. “O ambiente de testes é de extrema importância, pois os dados enviados à Receita Federal, ao INSS, ao Ministério do Trabalho e à Caixa Econômica Federal estarão na mesma plataforma”, detalha.

Informações Uniformizadas

Para o especialista de Direito do Trabalho, Odair Fantoni, com a exigência as empresas deverão prestar informações, praticamente em tempo real, sobre as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas ao governo federal.

Pelo calendário do site no sistema, empresas que tiveram faturamento acima de R$ 78 milhões em 2014 terão de cadastrar os trabalhadores no sistema a partir de setembro. Em 2017, o uso será obrigatório para todas as empresas, inclusive micros e pequenas. Na avaliação do especialista, “o cronograma é apertado. A adequação para atender às exigências do eSocial não é tarefa simples e, por isso, é importante que as empresas iniciem, o quanto antes, a revisão de seus processos para adequação ao Sistema”, afirmou.

Independentemente se o prazo será ou não prorrogado, o TalentRH, solução VIASOFT especializada para atender de forma completa e integrada o departamento de Gestão de Pessoas das empresas, está sendo moldado para atender todas as exigências do eSocial, garantindo assim mais segurança aos clientes quanto ao cumprimento da legislação vigente.

Por Graciele Novello Viacelli

VIASOFT – eSocial

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

wms

Por que investir num sistema WMS?

Uma das formas de se obter diferencial competitivo num mercado atualmente tão acirrado é investir e otimizar os aspectos logísticos da empresa e isso é totalmente...

Continue Lendo
Gestão de estoque

Gestão de estoque ruim espreme margem de lucro de centrais de compras

Para centrais de compras, eficiência em gestão de estoque é essencial. No varejo de alimentos, as centrais de compras têm reagido melhor ao momento econômico, mas o...

Continue Lendo
Como calcular o preço de um produto

Como calcular o preço de um produto na sua indústria?

O lucro – ou razão de existir de uma empresa – depende dos orçamentos e, isso é o que determina como calcular o preço de um produto. Nas indústrias, a precificação de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.