Sua produtividade rural está caindo sem essas 4 dicas

A produtividade rural é essencial para prover mais alimentos e levar os grãos até o seu destino final de forma otimizada.

Agronegócio , Fazendas , Viasoft |
Por

Prover mais alimentos, aumentar a produtividade e levar os grãos até o seu destino final de forma otimizada: A produtividade rural é responsável pelo êxito de todos os processos ligados à produção.

Basicamente, para se aumentar a produtividade rural é necessário distribuir recursos de forma mais eficiente. Em outras palavras, aprender a melhorar a produção e fazer dos processos algo ainda mais rentável.

Continue a leitura para descobrir como a sua produtividade pode estar caindo nesse sentido e, ainda, conhecer 4 dicas para fazer desse o maior ativo do seu negócio.

O que é e como funciona a produtividade rural?

Sendo a relação entre produção rural e os insumos utilizados no processo específico de agricultura, a produtividade rural é primordial para que gestores atinjam seus objetivos.

Nesse sentido, se considera o valor da produção final comparado ao valor dos insumos, mão de obra ou até mesmo o tamanho da terra utilizada.

A produtividade rural nada mais é do que um indicador que traduz a proporção da produção em detrimento do que foi investido.

O grande objetivo dessa análise é compreender quais aspectos definem o desempenho da fazenda, produção e etc. A produtividade rural não é algo simples, uma vez que se consideram diversos fatores.

Na prática, isso permite que gestores adequem suas estratégias de forma mais assertiva e otimizada.

Hoje, esse nível funciona muito de acordo com o nível de tecnologia que uma determinada produção emprega no seu dia a dia: Máquinas, sistemas indicadores, ERP, análise de dados e por aí vai.

Em conclusão, monitorar a produtividade rural é necessária, pois permite que os gestores compreendam com profundidade como suas estratégias podem ser mais adequadas.

Existe diferença entre produção e produtividade agrícola?

Neste contexto de debate é muito comum confundir as duas coisas, e achar que produção é o mesmo que produtividade.

Enquanto a primeira leva em consideração o total produzido, independentemente de fatores como a terra, a mão de obra e o capital, a outra é um aspecto que indica como a fazenda atingiu o nível de produção indicado.

Ou seja, a produtividade é a relação entre produção e recursos: quais estratégias usadas, qual o investimento feito e outras variáveis que podem transformar o negócio.

Onde ter cuidado?

No contexto de ambiente de atuação, é preciso que os gestores da fazenda entendam os obstáculos para um melhor rendimento, ou seja, conhecer os fatores que prejudicam a produtividade rural é primordial.

Pensando nisso, separamos três fatores que devem ser monitorados, justamente para garantir que a sua produtividade rural atinja o esperado.

Fertilidade do solo

Antes de mais nada, é importante entender que o nível de fertilidade do solo é um aspecto fundamental, quase uma base da produtividade rural dentro da sua produção.

Isso porque quanto melhor preparado o terreno for, mais assertivo é o cultivo, que implica em várias questões, principalmente quando se almeja aumentar a capacidade de produção.

Para garantir que a utilização das melhores estratégias é preciso contar com a expertise de especialistas e investir em funcionalidades que capacitem o trabalho no campo.

Umidade

Num segundo momento, a relação da água com as plantas precisa ser analisada cuidadosamente, estudada justamente para que o nível de umidade seja calibrado corretamente.

O principal benefício dessas estratégias é ajudar as plantas a desenvolverem raízes mais fortes, com uma grande capacidade de absorção de nutrientes.

É preciso cuidar pois a umidade em excesso termina por ter o efeito contrário, afogando as plantas e alterando quimicamente o solo, desequilibrando o cultivo.

Existem diferentes tipos de tecnologia e sistemas que podem ser utilizados para que suas estratégias nesse sentido sejam mais assertivas e resultem no aumento da produtividade rural.

Clima

O clima é um fator poderoso quando se fala de planejamentos, e como tal, é preciso monitorar constantemente.

Afinal, as temperaturas e o nível de luminosidade são reflexos dos altos e baixos do clima.

E esses picos (positivos e negativos) podem causar prejuízos pois impedem que as plantas absorvam nutrientes da terra.

Como o tipo de plantio e localidade das fazendas influencia diretamente nas estratégias para tirar o melhor proveito dos insumos, é preciso considerar o contexto para extrair positivamente as melhores práticas.

Fazendas localizadas em altas altitudes costumam ser mais frias e úmidas; enquanto aquelas no centro-oeste do país, por exemplo, sofrem incidência do sol constante e altas temperaturas.

Em conclusão, nesse contexto, o clima instável pode gerar períodos de tempo nublado, que afetem a luminosidade e o crescimento de diversas plantas. Em outras palavras, gestores precisam se preparar para esses momentos e adaptar suas estratégias.

4 dicas para melhorar a sua produtividade agrícola

1) Rotação de culturas

Como você bem sabe, a rotação de culturas é o processo de plantar diferentes culturas de plantas na mesma área de colheita, pelo mesmo período de tempo do ano.

O objetivo é tanto potencializar as receitas do negócio, como recuperar o solo e evitar o desenvolvimento de pragas.

Dessa forma, o agricultor potencializa a produtividade rural e evita a proliferação de pragas, e por mais que não seja uma estratégia de fácil aplicação, realizar a rotação de culturas é uma das dicas mais eficientes para aumentar a produtividade rural.

Afinal, ela promove o enriquecimento da área de plantio e torna a terra mais resiliente.

2) Agricultura de precisão

Utilizar a agricultura de precisão, nesse momento estratégico na lavoura, é essencial.

Esse é um processo essencial que analisa dados de forma eficiente, a fim de melhorar a produtividade no campo e otimizar o rendimento da terra.

De certo modo, é possível dizer que a agricultura de precisão é uma tática que reconhece as particularidades de cada terreno e como utilizar isso na hora de planejar.

Nesse sentido, a agricultura de precisão é a grande responsável pela utilização consciente e rentável dos insumos à disposição da lavoura.

3) Bons equipamentos

Outra dica importante é utilizar bons equipamentos na plantação.

Afinal, a automatização é quase uma necessidade para os produtores que almejam ganhar mais e aumentar sua produtividade.

Por mais que a produtividade agrícola não dependa somente do investimento em maquinários, mas, também, dos incentivos à agricultura de precisão (investindo em softwares de gestão, por exemplo), é importante manter todas essas práticas no seu radar.

Isso nos leva, por fim, até a última dica para você revolucionar a sua produtividade rural.

4) Sistema de gestão

Por fim, é preciso garantir que a sua gestão vai dar conta de tudo isso. Isso é possível quando você contrata um software de gestão especialista.

Com uma solução projetada pensando nas necessidades do agronegócio, por exemplo, é mais fácil mapear os pontos onde é necessário dar mais atenção.

Concluindo, com a tecnologia especializada ao seu lado é possível realizar grandes ações que vão transformar sua produtividade.

Viasoft Agrotitan, o software certo para melhorar a produtividade rural

Concluindo, nós sabemos que a sua lavoura produz mais quando tem as ferramentas certas à disposição. É por isso que o Agrotitan existe, para fazer cada rotina e processo atingir seu potencial máximo de rentabilidade.

O Viasoft Agrotitan possui um leque de funções que fazem você lucrar mais e extrair o máximo resultado que a sua lavoura pode ter.

Entre em contato agora mesmo e descubra como transformar a sua lavoura de uma vez por todas. É hora de evoluir com Viasoft Agrotitan!

produtividade rural

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!