Agronegócio: por que investir em um CRM especialista?

Com as novas tecnologias ganhando potência, garantir resultados é primordial. Uma dessas melhorias é o CRM especialista no agronegócio.

Agronegócio , Viasoft |
Por

Com as novas tecnologias ganhando cada vez mais potência dentro de diversos cenários (incluindo o agronegócio) inovar e garantir resultados é primordial. Uma dessas melhorias é o CRM especialista no agronegócio.

A expansão do agronegócio abriu as portas para que setores de serviços ampliem suas operações para atender diversas demandas.

Segundo uma pesquisa da Mckinsey & Company, 40% dos agricultores investem em maquinário ou tecnologia.

Nesse contexto, um CRM é utilizado para facilitar tanto a gestão comercial quanto o relacionamento com o cliente.

Essa solução move as boas práticas de gestão e, inclusive, tem se tornado um ativo cada vez mais aplicado ao agronegócio.

Em outras palavras, se você é um gestor que busca fidelizar seus clientes, aumentar a participação de mercado e controlar suas vendas, essa é uma estratégia a ser adotada com toda a certeza.

Continue a leitura para saber mais sobre essa prática super importante!

CRM

O que é um CRM?

Primeiramente, nós sabemos que o pilar de uma operação efetiva e lucrativa é um bom relacionamento com seus clientes.

Trabalhar a capacidade de atender seus clientes com precisão e excelência, garantindo a resolutividade dos problemas, é essencial.

É nesse contexto que um CRM faz toda a diferença.

Sigla para Customer Relationship Management (gestão de relacionamento com o cliente), o CRM é uma funcionalidade que registra e organiza as informações do cliente, com o maior objetivo de mapear a jornada de compra com determinado vendedor.

Entretanto, o CRM não é um banco de dados passivo: realizando análises periódicas, é possível construir um relacionamento duradouro com todos os clientes.

Ou seja, oferecer a melhor experiência ao consumidor durante toda a jornada de compra, a fim de que ele seja fidelizado e se torne um promotor da sua marca.

Qual sua importância no agronegócio?

O mais importante, nesse sentido, Assim como o maquinário passou e ainda passa por evoluções tecnológicas, a forma de fazer negócio também se transformou.

O agronegócio não deixa de ser um dos setores do mercado nacional que mais necessita de informações sobre seus clientes.

Tanto é verdade, que a experiência do cliente dentro do agronegócio se tornou um diferencial: Segundo o Presente Rural, em uma pesquisa realizada sobre a experiência do consumidor, 83% dos executivos entrevistados afirmam que garantir uma boa jornada de compra é primordial. Entretanto, somente 15% consideram que a sua estratégia é eficaz nesse quesito.

Isso mostra uma grande brecha no mercado, uma oportunidade para que o seu negócio se destaque.

Afinal, o vendedor precisa de dados relevantes, informações detalhadas sobre o perfil do cliente, e quando esses dados são armazenados em papel ou arquivo do computador, a situação fica complicada.

O CRM é o maior aliado na promoção de um atendimento diferenciado e pautado no perfil do cliente, o que agrega muito valor à proposta das empresas.

Além disso, com informações mais consistentes diferentes gestores podem analisar uma proposta de negócio com mais precisão, direcionando suas práticas para que um determinado tipo de cliente seja atraído e fidelizado.

4 motivos para investir em um CRM especialista no agro

Todas as empresas, de quaisquer segmentos, precisam evoluir de forma contínua, justamente para atender um perfil de cliente que é cada vez mais exigente.

Em outras palavras, por meio da tecnologia é possível atingir resultados mais expressivos, e aumentar consideravelmente as vendas da sua empresa.

Abaixo você encontra 4 motivos para investir em um CRM especialista no agronegócio agora mesmo.

1) Análises em um só lugar

Em primeiro lugar, a organização e agilidade para acessar informações é primordial para uma estratégia assertiva.

Os dados movem o mundo todo, e com o agro não seria diferente. Garantir uma boa análise dessas informações, onde se tenha certeza dos resultados.

Quando o planejamento é vinculado à análise, o gestor enxerga todos os dados necessários para que a sua performance atinja o maior potencial possível.

2) Melhor entendimento do cliente

Enquanto isso, imagine-se no lugar do seu cliente pretendido, recebendo um atendimento personalizado, onde é possível ver um estudo profundo por parte do vendedor para atender às suas necessidades.

Essa sensação de satisfação que você sentiu é exatamente o que vai proporcionar ao seu cliente.

Na mesma linha, pautando suas visitas e suas práticas em uma análise profunda, feita por um sistema especializado no segmento, é possível direcionar a melhor forma de abordagem.

Isso faz toda a diferença em um mercado altamente competitivo onde cada detalhe é crucial na fidelização do seu cliente.

3) Melhor aproveitamento no campo

Tempo é produtividade. Por sua vez, produtividade é lucratividade.

Ou seja, quando um processo é aperfeiçoado, principalmente para fazer a jornada de trabalho render mais, vendedores e colaboradores podem aplicar esse tempo restante em outras atividades.

A ida a campo quando se tem um CRM como guia de suas estratégias é diferente, mais rentável e produtiva.

Uma vez que o colaborador conhece bem o cliente com o qual está tratando, as práticas adotadas fazem mais sentido para aquele caso em específico.

Posteriormente, isso se traduz em um cliente satisfeito, fidelizado e promotor da sua marca.

4) Satisfação do produtor

Assim como diversos outros segmentos, o pós-venda é uma etapa essencial para garantir uma jornada de compra eficiente de verdade.

Acima de tudo, com um CRM especializado é possível melhorar o relacionamento através do mapeamento das necessidades do cliente, o que antecipa suas estratégias e diminui as chances da concorrência.

Em conclusão, ofereça um bom atendimento, uma boa assistência técnica e saiba quando o seu cliente precisará de seu auxílio novamente, tudo isso com a agilidade que só a tecnologia pode prover.

Viasoft Agrotitan, o software mais completo do agronegócio, com tudo que o campo precisa para realizar mais

Em conclusão, projetado por profissionais especializados nas necessidades do agronegócio, o Viasoft Agrotitan é uma solução completa, com funcionalidades que transformam o segmento.

Tenha mais resultado em cada estratégia, extraia o máximo potencial de suas práticas e transforme sua lucratividade.

Entre em contato e descubra como revolucionar o seu negócio com a solução mais completa do mercado. Conheça o Viasoft Agrotitan!

CRM

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!