Retenha talentos com as melhores estratégias

Engajamento e retenção de talentos é um dos principais assuntos debatidos no mundo da gestão de pessoas.

Engajamento e retenção de talentos é um dos principais assuntos debatidos no mundo da gestão de pessoas.

Justamente por se mostrar um desafio grande em um mercado onde o turnover é cada vez mais alto.

Segundo o Nube, a rotatividade dos colaboradores nos últimos três anos cresceu 38% nas empresas. Somente no Brasil esse percentual foi de 82% de acordo com o estudo da Robert Half publicado no site.

Ou seja, em um contexto tão preocupante, é natural que as empresas trabalhem justamente para reter seus colaboradores e desenvolver os talentos que fazem a empresa crescer mais todos os dias.

Hoje vamos falar mais sobre essas estratégias, e como a tecnologia é crucial para sua efetividade.

Continue a leitura para saber mais!

O que é retenção de talentos?

De uma forma simples, é possível definir a retenção de talentos com um conjunto de ações e medidas que despertam ou mantêm a motivação dos colaboradores.

O maior objetivo é fomentar o desejo de permanecer na organização.

Antes de mais nada, é preciso salientar que a força que uma empresa possui no mercado reside diretamente em cima de seus colaboradores.

São rotinas otimizadas e colaboradores engajados que realmente transformam um negócio.

Por essa razão, a empresa que deseja atingir seus objetivos e superar expectativas precisa promover ações humanizadas, voltada para manter seus colaboradores motivados e engajados.

Um ambiente saudável, com perspectiva de crescimento, incentivo e muito mais são grandes diferenciais que fazem a diferença na retenção desses talentos.

Conclui-se que se a empresa opta por ações isoladas, sem uma constância assertiva, os resultados serão insatisfatórios.

É preciso fazer disso uma parte vital da cultura organizacional do seu negócio.

Qual a importância do engajamento na retenção de talentos?

Controlar o turnover é extremamente importante, tanto para a estabilidade quanto para o crescimento de uma empresa.

Afinal, o processo de encerramento de um ciclo é um custo que demanda não somente resolução financeira, mas também tempo hábil e energia de diversos setores.

Energia esta que poderia ser direcionada para atividades mais produtivas e com maior chance de resultado.

Ou seja, a retenção de colaboradores é a chave para uma organização ser mais eficiente e positiva, justamente por evitar gastos, manter a coerência do time e, principalmente, pelo aperfeiçoamento da performance.

Por isso, a empresa como um todo precisa ter a retenção de talentos como algo primordial em suas rotinas. Investir para despertar o desejo de permanecer e somar ao resultado da empresa é o que faz diferença.

Como promover o engajamento para os talentos da empresa?

Primeiramente, podemos definir engajamento como a participação colaborativa em um propósito comum.

Em outras palavras, é o ato de colaborar, participar e se comprometer com os propósitos do negócio. É vestir a camisa de modo saudável e consciente.

Ou seja, é possível perceber que engajar colaboradores não é uma prática fácil, porém, existem sim estratégias que podem ser utilizadas nesse contexto.

Algumas das práticas que a sua empresa pode adotar e implementar são:

Cultura organizacional

Missão, visão e valores bem definidos são essenciais em um negócio, justamente porque essas premissas guiam a atuação dos colaboradores todos os dias.

São os verdadeiros pilares que mantêm um time unido e uma equipe fortificada.

Nesse contexto, a missão da gestão de pessoas e da empresa como um todo é reforçar hábitos e práticas que fortalecem essa cultura organizacional.

Alinhar missão e valores com o dia a dia da empresa, promovendo ações de pertencimento e práticas mais humanizadas é o primeiro passo para reter talentos no seu time.

Reconhecimento

A falta de reconhecimento é um dos maiores motivos para que colaboradores procurem outras empresas.

Existem diversas estratégias que têm como maior objetivo reconhecer o esforço de colaboradores, sejam as próprias reuniões de feedback ou até mesmo premiações por metas e etc.

Os feedbacks são cruciais para que os colaboradores sintam a sua importância dentro de todo o organismo da empresa.

Seja no momento de um erro ou acerto, fornecer os feedbacks necessários para a evolução do colaborador é uma forma humanizada de motivá-lo dentro da equipe.

Autonomia

Muitas empresas, em detrimento da pandemia, começaram a flexibilizar a jornada de trabalho.

Em outras palavras, os gestores entenderam que dar liberdade e a trabalhar a autonomia junto aos colaboradores também é uma forma de engajamento. Super eficaz, diga-se de passagem.

Ainda, nesse sentido, o comprometimento com a empresa aumentou muito, o que significa uma melhoria única para ambos os lados.

Trabalhar a autonomia dos colaboradores, bem como o protagonismo de suas carreiras, é essencial.

Crescimento

Seus colaboradores precisam vislumbrar oportunidades de crescimento profissional e até mesmo pessoal.

Em outras palavras, a empresa deve investir esforços em um plano de carreira sólido, que possibilite um crescimento fortificado e bem embasado.

Quando o colaborador entende que a empresa possibilita um plano de carreira sólido, bem como a ascensão profissional, o engajamento se torna maior.

Isso possibilita que promoções e bônus por produtividade sejam mais assertivos, ao mesmo tempo em que o colaborador percebe que o capital humano é realmente uma prioridade da empresa.

Tecnologia

Ainda, nesse sentido, a utilização de uma tecnologia especializada faz toda a diferença no contexto de crescimento empresarial e retenção de talentos.

O uso de uma plataforma de gestão de pessoas, por exemplo, se mostra uma aliada valiosa para que gestores tenham uma equipe cada vez mais potente.

Nesse tipo de solução, o investimento se mostra extremamente valioso e transforma os resultados da equipe como um todo.

Em conclusão, o líder enxerga a atuação de seus colaboradores com mais precisão, e os colaboradores se sentem próximos das lideranças e mais pertencentes ao organismo da empresa como um todo.

Retenha talentos e transforme sua empresa com o Nela

O Nela é a ferramenta da Viasoft voltada para que a gestão de pessoas atinja seu potencial máximo.

Isso porque, quando uma empresa é conectada de verdade, com uma cultura organizacional voltada para o sucesso e aumento de produtividade, é mais fácil motivar e reter os colaboradores.

Ou seja, além de facilitar a interação entre colaboradores de diferentes setores, o que incide diretamente na resolução de problemas, lideranças ficam mais disponíveis para fornecer feedbacks, agendar reuniões e transformar a rotina de suas respectivas equipes.

O futuro da gestão de pessoas espera por você. Entre em contato e transforme suas práticas com o Nela!

talentos

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!