Os impactos da avaliação de desempenho na taxa de turnover da empresa

A Avaliação de Desempenho é definida como um procedimento formal e produtivo para medir o trabalho e os resultados de um colaborador com base em suas responsabilidades. Ele é usado para mensurar a quantidade de valor agregado por esse colaborador em termos de aumento da receita comercial e o retorno sobre o investimento (ROI) geral. […]

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A Avaliação de Desempenho é definida como um procedimento formal e produtivo para medir o trabalho e os resultados de um colaborador com base em suas responsabilidades. Ele é usado para mensurar a quantidade de valor agregado por esse colaborador em termos de aumento da receita comercial e o retorno sobre o investimento (ROI) geral.

Todas as organizações cientes de que o sucesso começa de dentro se concentram em seus colaboradores e estabelecem – ou estão estabelecendo – processos pragmáticos para a mensuração e avaliação de desempenho. Mas por que?

Uma empresa é tão bem-sucedida quanto seus colaboradores

Isso vale para qualquer setor. Seja você um líder no agronegócio, no varejo ou numa transportadora, as regras de liderança se aplicam. Mesmo os funcionários mais incríveis precisam de orientação e incentivo para ter sucesso. A orientação é fundamental para manter um clima positivo no trabalho, o que, por sua vez, aumentará a produtividade. 

Hoje em dia, após a pandemia e a revisão de valores pela qual todas as pessoas passaram, as pessoas precisam ver real sentido no seu trabalho e nas funções que desempenham. Mais do que nunca, as pessoas precisam ver vantagem em trocar o tempo com a família por um salário mais alto, por exemplo. E isso só acontece quando há o estímulo para que se sintam entusiasmadas e engajadas nas suas funções.

Pertencer está no topo de uma pesquisa recente da Global Human Capital Trends, com 79% dos entrevistados dizendo que promover um sentimento de pertencimento na força de trabalho foi importante para o sucesso de sua organização nos próximos 12 a 18 meses, e 93% concordaram que um senso de pertencimento impulsiona o desempenho organizacional.

O GPTW realizou uma pesquisa com as 150 melhores empresas para se trabalhar do seu ranking em 2020, a maior parte (46%) dos colaboradores dessas melhores empresas entende que o principal fator de permanência seja ter oportunidades de desenvolvimento para que cresçam. Pouco mais de um quinto (22%) afirma que prioriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 14% do grupo, igualmente, acredita que permanece por ter valores compatíveis com a empresa, ou por receber salários e benefícios ao final de cada mês trabalhado. E apenas 2% (fator de estabilidade) acredita que está na empresa somente porque seria demitido em último caso. 

Os benefícios das avaliações de desempenho bem estruturadas

As avaliações de desempenho podem ter resultados extremamente positivos tanto para colaboradores quanto para empresa. 

Benefícios para a empresa

Segurança

Em situações em que colaboradores atuais ou ex-colaboradores abriram alguma ação legal contra a empresa, é muito importante ter uma documentação clara do desempenho desse colaborador. Isso é especialmente relevante em situações em que uma pessoa é demitida ou recusada para uma promoção. Nesses casos, a avaliação de desempenho pode servir como evidência objetiva que confirma a tomada de decisão da empresa.

Incentivo ao bom trabalho

A avaliação de desempenho é um dos momentos em que a marca empregadora pode manifestar um feedback positivo ao colaborador, mesmo que o resultado do desempenho não seja tão bom quanto era o esperado, é possível abrir a oportunidade de uma crítica construtiva. Em todo caso, é possível aumentar a moral dos colaboradores, alinhar objetivos e reforçar o relacionamento entre empregador e empregado. Isso ajuda a minimizar a taxa de turnover, pois os colaboradores veem de maneira clara que seu trabalho é valorizado e valioso.

Informando as práticas de contratação

Considerando todo o contexto das avaliações, elas podem oferecer informações valiosas sobre práticas anteriores de recrutamento e/ou contratação e informar práticas futuras. Por exemplo, se a empresa percebe uma tendência em colaboradores com habilidades subdesenvolvidas em uma determinada área, ela poderá adicionar itens de triagem adicionais para esse conjunto de habilidades em seu processo de contratação. Dessa forma, também é possível minimizar a rotatividade, uma vez que o perfil procurado é exposto mais precisamente e nem o empregador nem o empregado descobrirão somente após a contratação que um outro conjunto de habilidades seria o mais adequado para a vaga em questão.

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Benefícios para o colaborador

Crescimento e desenvolvimento

As avaliações de desempenho fornecem um tempo dedicado para os líderes se concentrarem no desempenho individual e nas oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Este é um momento ideal para os colaboradores discutirem seu salário, objetivos de carreira e aprenderem o que precisam fazer para atingir esses objetivos. Ao identificar pontos fortes e áreas de melhoria, a empresa e o colaborador podem desenvolver um plano de crescimento que pode expandir as habilidades do profissional e beneficiar a empresa. Isso pode abrir portas para o avanço e a realização de metas de carreira de longo prazo e, além disso, estimular o colaborador a se desenvolver para crescer dentro da empresa. 

Potencial para um aumento salarial e/ou bônus

Em algumas empresas, aumentos salariais baseados no mérito e/ou bônus são concedidos aos colaboradores que apresentam bom desempenho nas avaliações. Uma boa avaliação de desempenho também pode levar a oportunidades de avanço dentro da empresa. Isso pode incluir avanço formal por meio de uma promoção ou atribuição de responsabilidades de liderança.

Comunicação aprimorada

Uma boa avaliação de desempenho é sinônimo de uma comunicação produtiva. Tanto para o reforço positivo quanto para a crítica construtiva, ela possui mecanismos para orientar a conversa e fornecer feedbacks pontuais e assertivos. Isso pode aliviar as tensões ao discutir algo desafiador. Em alguns casos, esse processo também abre as portas para uma comunicação mais significativa fora do processo de avaliação, reforçando, também, o relacionamento entre empregador e colaborador. 

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Os avaliadores e os colaboradores podem receber notificações e e-mail automático para dar andamento ao processo, com a oportunidade de acompanhamento em tempo real pelos responsáveis.

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