Como criar uma cultura organizacional positiva no trabalho remoto

A pandemia intensificou a adoção do trabalho remoto como modalidade permanente de trabalho. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em novembro de 2020 o número de pessoas trabalhando de forma remota no Brasil atingiu 7,3 milhões, o que representa 9,1% dos 80,2 milhões de ocupados e não afastados. A remuneração desses profissionais somou […]

A pandemia intensificou a adoção do trabalho remoto como modalidade permanente de trabalho. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em novembro de 2020 o número de pessoas trabalhando de forma remota no Brasil atingiu 7,3 milhões, o que representa 9,1% dos 80,2 milhões de ocupados e não afastados. A remuneração desses profissionais somou R$ 32 bilhões, que corresponde a 17,4% dos R$ 183,5 bilhões da massa de rendimentos efetivamente recebida por todos os ocupados no país. No mês de outubro, 9,6% das pessoas ocupadas e não afastadas foram responsáveis por 18,5% da massa de rendimentos.

Embora muitas pessoas e empresas inteiras prefiram a modalidade, a adoção geral repentina e inesperada pode ter levado às empresas algumas práticas de gestão e liderança ruins, que não consideraram o cenário do trabalho remoto e do home office como um todo e, apesar de um rendimento satisfatório, poderiam estar trabalhando remotamente de uma forma mais saudável e produtiva. 

A cultura de uma empresa consiste principalmente nas atitudes, crenças e padrões da organização e de seus colaboradores. Pode ser desafiador estabelecer um conjunto consistente de valores quando as pessoas raramente, ou nunca, se encontram cara a cara.

Uma cultura organizacional positiva, para ser criada ou mantida, precisa de planejamento, consistência e de ferramentas efetivas. Pois se sentir excluído e ter dificuldades para se comunicar com o time pode ser um dos maiores desafios para os colaboradores, impactando diretamente em seu desempenho. 

Conecte-se regularmente

Conectar-se não quer dizer estar o tempo todo realizando reuniões. Reuniões precisam ter um motivo para acontecer, senão podem ser encaradas pelas pessoas como perda de tempo. No entanto, é preciso reunir o time regularmente guiando-os para uma troca de conhecimento produtiva, mesmo que a pauta seja o andamento das coisas e o desafio daquela semana, por exemplo. 

Trabalhar de forma remota sem estar em contato com o time regularmente pode fazer com que os colaboradores se sintam alheios à empresa.

Uma ótima maneira de vencer esse desafio é contar com uma boa plataforma de gestão de pessoas e desempenho, pois ela é um ótimo canal para os colaboradores se manterem atualizados com os eventos e acontecimentos da empresa, além de possibilitar que a interação com um colega, com a equipe inteira ou com toda a empresa esteja a um clique de distância através do chat e do feed de notícias. 

Cultura organizacional positiva: demonstre que acompanha a evolução dos colaboradores

Um dos desafios é fazer com que o colaborador se sinta “visto”, uma vez que todos os esforços só são vistos no resultado dos projetos e tarefas. Uma ótima alternativa para esse obstáculo é ter uma ferramenta de gestão de projetos que oferece aos líderes o acompanhamento do progresso de cada componente do time ou do time inteiro. 

Dessa maneira é possível gerenciar de maneira efetiva as pessoas com informações precisas e em tempo real, assim os feedbacks e alinhamentos serão pontuais, produtivos e realmente condizentes com a realidade. Isso fará com que os colaboradores saibam que os seus esforços são vistos e valorizados, estimulando o engajamento e motivação. 

Faça pesquisas para uma cultura organizacional positiva

Quando as pessoas se sentem isoladas ou infelizes, geralmente ficam com medo de se manifestar a respeito disso. Uma boa forma de burlar esse problema é realizar pesquisas periodicamente. Você pode realizar pesquisas de clima ou pesquisas de percepção anônimas. Dessa forma, pode identificar como tem sido a experiência dos colaboradores e os pontos que devem ser mantidos e os que devem ser melhorados para que a cultura organizacional seja mais positiva. 

Essas pesquisas também farão com que os colaboradores sintam que têm voz na organização, mesmo que não estejam fisicamente na empresa. Elas podem ser feitas de forma ágil, fácil e organizada por uma boa plataforma de gestão de pessoas e desempenho. 

Conheça o Nela

O Nela é uma solução Viasoft, empresa com mais de 30 anos de expertise e know-how, e é completa para todas as modalidades de trabalho. Com funcionalidades e ferramentas como PDI, PDE, People Analytics, Leadership Mentoring Habitus (I.A.), gestor de projetos, ferramenta de chat individual ou de equipe e feed de notícias, comunicados e muitos mais, o Nela é capaz de ajudar empresas, independentemente de seu tamanho, a alcançarem altos níveis de eficiência e produtividade dos seus times, mantendo uma cultura organizacional positiva sob qualquer cenário.

Saiba mais sobre o Nela acessando nela.com.br

cultura organizacional positiva

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!