Onboarding digital: como adaptar o processo sem perder sua eficácia

De acordo com o Olhar Digital, com a pandemia de Covid-19, muitos dos processos seletivos realizados ao vivo foram transferidos para o digital – e o recrutamento de novos colaboradores ganhou força. As contratações à distância aumentaram 87,9% em 2020, segundo levantamento realizado pela Unico, empresa especializada em identificação digital. Segundo a plataforma de conteúdos […]

De acordo com o Olhar Digital, com a pandemia de Covid-19, muitos dos processos seletivos realizados ao vivo foram transferidos para o digital – e o recrutamento de novos colaboradores ganhou força. As contratações à distância aumentaram 87,9% em 2020, segundo levantamento realizado pela Unico, empresa especializada em identificação digital.

Segundo a plataforma de conteúdos RH pra Você, antes desacreditado, o trabalho à distância tem sido visto como vantajoso para boa parte das empresas. Tanto que muitas empresas consideram a adoção do modelo como um novo benefício, ofertado de uma a duas vezes por semana. 

A virada de jogo do home office aparece em levantamentos como a pesquisa da Cushman & Wakefield, em que 73,8% das empresas afirmam que devem adotar ou manter a modalidade após a pandemia. Para 85% dos executivos entrevistados, há mais vantagens que desvantagens no trabalho remoto. Tais dados abrem caminho para um RH mais focado em estratégias voltadas para o engajamento, motivação e produtividade dos funcionários.

Onboarding digital

Nesse cenário, muitas empresas e colaboradores precisam colocar em prática e experienciar o onboarding digital, o processo digital de boas-vindas para quem não está alocado fisicamente na empresa. 

Entrevistas e os processos burocráticos das contratações já são realizados de forma online há algum tempo, por consequência, as formas e ferramentas corretas para realizar tais processos já são conhecidas e disseminadas.

Quando se trata dos primeiros dias dentro de uma nova empresa, a presença física faz toda a diferença para o novo colaborador. Olhos nos olhos deixam mais claro questões como explanações sobre os procedimentos, alinhamento de expectativas, resolução de dúvidas e até a criação de vínculos essenciais para que o colaborador sinta-se parte da empresa. 

No entanto, quando o encontro físico não é possível e a recepção precisa ser feita de forma online, surge mais esse grande desafio para o time de Recursos Humanos, que é transmitir os valores culturais que alicerçam a corporação. 

Adaptação ao novo ambiente

Já o período de treinamento é algo que fica bem mais simples com a utilização de recursos tecnológicos, como vídeos aos moldes da EaD. Para isso, o email do novo colaborador já precisa estar cadastrado, facilitando seu acesso online aos recursos digitais oferecidos pela empresa.

Outro ponto importante diz respeito ao kit boas-vindas, que deve ser preparado de acordo com cada função. Os equipamentos de proteção devem ser disponibilizados a fim de evitar problemas de saúde ocupacionais, assim como tudo o que for necessário para que o colaborador desempenhe o seu papel profissional.

onboarding digital

Após isso, uma boa estratégia é elaborar uma agenda para apresentar todas as áreas da empresa. Nessa agenda, deve conter horários para explanar sobre:

História – Contar para o novo colaborador o histórico da empresa vai ajudá-lo a visualizar o caminho traçado para chegar até o ponto em que ele começa a fazer parte dessa história, mostrando a direção que ele deve seguir.

Cultura – Mesmo que durante a entrevista tenha sido avaliado as afinidades do candidato com o modo de trabalhar da empresa, esclarecer sobre a cultura organizacional é um dos principais pontos da integração, algo a ser trabalhado de forma ampla com o novo colaborador. 

Alinhamento de expectativa – Uma conversa com o gestor vai dizer o que a empresa espera em relação a produção e desempenho. 

Apresentação ao time – É preciso pensar em dinâmicas de integração mesmo de forma remota, pois essas atividades dão unidade à equipe. 

Lista de tarefas, prazos e metas – Isso pode ser feito através de ferramentas que criam agendas e oferecem um maior controle sobre as atividades, tanto ao colaborador quanto à sua equipe e à empresa. 

Com todas as apresentações concluídas, é hora de entender se esse processo foi positivo para quem está chegando, por isso, preze por feedbacks, que devem ser registrados e consultados para, caso seja necessário, melhorar as etapas do onboarding digital.

Outro ponto importante é acompanhar a adaptação do colaborador, avaliando seu desempenho a cada 15 dias por ao menos três meses, que é o período de experiência, sempre reservando um tempo para esclarecer as suas dúvidas e alinhar o discurso.

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Garanta a eficácia do onboarding digital com o Nela

O Nela é uma ferramenta que possui diversos recursos úteis para a realização do processo de onboarding digital. Através do Nela, o novo colaborador tem acesso, por exemplo, a artigos compartilhados pelos gestores, o que ajuda a visualizar o alinhamento da empresa. 

Além disso, o Nela ajuda a promover a aprendizagem dos colaboradores recém-contratados, melhorando a experiência no processo de ambientação.

Outro benefício é a padronização da comunicação e a facilidade com que o colaborador pode acessar informações sobre o histórico da organização, a cultura organizacional, processos, informações sobre filiais e departamentos, organogramas, produtos e serviços, programas e políticas da empresa.

Através de trilhas de aprendizagem obrigatórias, vídeos, e-learning e conteúdos diversos, o RH e líderes também podem se certificar de que o colaborador cumpriu com as etapas da integração e está apto a dar início às suas atividades. 

O Nela impede que o colaborador, seja trabalhando de casa, da empresa ou de qualquer outro lugar, se sinta desconectado das suas responsabilidades ou do time. Pois a plataforma atua como uma ponte entre tudo e todos. 

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onboarding digital

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