Você sabe a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional?

Toda empresa que deseja crescer precisa entender a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional.

Planejar as ações é necessário para toda a empresa que deseja crescer em um futuro próximo. Nesse sentido, entender a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional é essencial para dedicar esforços da forma correta.

Muitos gestores não sabem a diferença entre esses três tipos de planejamento e por assumirem que são idênticos, acabam perdendo produtividade e assertividade em decisões.

Continue a leitura para saber mais sobre esse tema e descobrir como ser um gestor mais assertivo no dia a dia do seu negócio.

O que é o planejamento estratégico?

Basicamente, o grande propósito do planejamento estratégico é fazer a empresa crescer de acordo com sua missão, visão e valores, alinhando isso à metas e objetivos.

Ou seja, o planejamento estratégico é caracterizado por suas ações no longo prazo, e é nessa modalidade que se torna necessário considerar todos os tipos de cenários, a fim de que a empresa não aja somente de forma emergencial, mas esteja preparada para extrair lucratividade e resultado de todos os momentos.

É no nível estratégico que a empresa planeja de que forma utilizar seus recursos de maneira assertiva, considerando também os momentos de crise, e por isso é necessário avaliar fatores internos e externos que impactam na realidade do negócio.

Qual a diferença para o planejamento tático?

Enquanto um se preocupa com os objetivos macro da empresa, o planejamento tático foca no que deve ser realizado para que a estratégia seja cumprida. Ou seja, ele é uma parte do planejamento estratégico, porém, diz respeito aos departamentos da empresa.

Assim, os objetivos são delegados para cada departamento, para que os times tenham seus objetivos: é no planejamento tático que a estratégica da empresa é colocada em ação.

Nesse quesito, cada líder precisa entender as funções diante das necessidades da empresa e guiar seu time em uma tática que promova o crescimento e o cumprimento de metas.

E o operacional?

Por fim, o planejamento operacional é focado na execução das tarefas rotineiras da empresa, por isso, assume um caráter micro.

Nesse nível são definidos processos e métodos a serem implementados para garantir o cumprimento de tarefas.

Basicamente, o planejamento operacional é como um guia, uma ferramenta que orienta a ação dos colaboradores, de um modo que todos trabalhem da melhor forma, dentro dos padrões da empresa, para atingir os objetivos e promover o crescimento.

Qual a relação entre os três tipos de planejamento?

Antes de mais nada é preciso dizer que os três tipos de planejamentos se relacionam e dependem um do outro, ou seja, todos precisam atuar em sincronia para que a empresa cresça.

Primeiro a empresa decide quais são os objetivos e metas (estratégico), para depois dividi-los em objetivos mais práticos de acordo com a entrega de cada setor (tático) e por fim define quais ações devem ser implementadas e quais práticas devem ser otimizadas (operacional).

Nesse sentido, contar com uma ferramenta desenhada para que gestores e líderes tenham mais desempenho, assertividade e eficiência em seus planejamentos é um grande ativo.

Uma vez que você tenha, na palma da mão, todas as informações acerca da produtividade e da rotina de cada setor, fica mais fácil estabelecer projetos e definir metas individuais e coletivas, assim, promover o desenvolvimento e fazer a empresa crescer é uma missão com maiores chances de sucesso.

Contar com um gestor de projetos otimizado faz a diferença

O Nela surge em um contexto onde compreende-se a dificuldade que gestores e líderes possuem para acompanhar o progresso da sua empresa, compartilhar informações com mais agilidade e promover o desenvolvimento de colaboradores.

Com funcionalidades desenvolvidas para que a gestão e a empresa como um todo atinjam seus objetivos, o Nela é a escolha mais inteligente para líderes que desejam promover o crescimento da empresa através de seus colaboradores.

Entre em contato e descubra o verdadeiro poder da sua gestão de pessoas. Conheça o Nela!

planejamento

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!