Postos de combustíveis: 3 boas práticas de gestão para lucrar mais

A gestão de postos de combustíveis precisa inovar constantemente, principalmente quando está em busca da constante fidelização de clientes.

Viasoft |
Por

A gestão de postos de combustíveis precisa inovar constantemente, principalmente quando está em busca da constante fidelização de clientes.

Por sua vez, esses clientes exibem um perfil cada vez mais exigente, que busca soluções mais ágeis em prazos cada vez mais curtos, buscando mais pela experiência de compra do que pelo fator preço.

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, publicada no site Consumidor Moderno, 93% dos consumidores já consideram a experiência um fator decisivo na compra. Ainda, 76% já deixaram de fazer uma compra por uma experiência negativa.

Nesse sentido, é preciso contar com boas práticas de gestão, que automatizam processos e transformam resultados todos os dias.

Assertividade, agilidade e precisão são as novas palavras-chave para o gestor que deseja fazer o seu posto de combustível decolar.

Continue a leitura para conhecer 3 boas práticas de gestão que vão te ajudar nisso!

3 dicas para se ter uma gestão de sucesso nos postos de combustíveis

Para desenvolver uma rotina focada mais em resultados, gestores devem planejar.

Analisar resultados estratégicos e tomar decisões com mais certeza dos resultados.

O dia a dia de uma operação como a de um posto de combustível, voltada para a constante satisfação do cliente atendido, demanda que toda a estrutura de processos seja otimizada.

Utilizar soluções automatizadas, por exemplo, juntamente com uma equipe bem treinada e preparada para a correria facilita muito a implementação de novas estratégias.

Por sua vez, essas novas estratégias fortificam pontos fracos, eliminam gargalos, reduzem custos e transformam os investimentos no negócio.

Ou seja, as boas práticas de gestão, implementadas através de uma solução completa e especializada no segmento, têm a capacidade de transformar o seu negócio, propor um crescimento quantificável e otimizar todos os seus resultados.

1) Padronização de processos

Estabelecer práticas entre os funcionários para garantir que a operação do posto de combustível seja segura e assertiva.

Em outras palavras, os colaboradores precisam ser treinados para operar as bombas com agilidade e precisão, instruindo também os clientes para que ajam de maneira correta.

Ainda, treinar como essa abordagem deve acontecer é primordial, justamente para que a experiência de compra seja positiva e vantajosa.

Nesse contexto, contar com a tecnologia especializada dentro da gestão de postos de combustíveis faz toda a diferença, principalmente no aumento da produtividade.

O seu cliente é fidelizado com uma boa jornada e o seu colaborador extrai o máximo de potencial das rotinas.

2) Estoque e abastecimento

Pode não parecer, mas estoque e abastecimento são atividades primordiais para o bom funcionamento dos postos de combustíveis.

Assim como qualquer outro segmento que lida com a venda direta para o público, garantir que produtos estejam disponíveis e compradores saiam satisfeitos é primordial.

Se um abastecimento é solicitado em cima da hora, por exemplo, a operação corre o risco de ficar desabastecida em momentos super importantes.

E, quando isso acontece, a perda de clientes é certa e o prejuízo pode atingir números além dos previstos.

Com a tecnologia especializada e um software de gestão, porém, você monitora precisamente os níveis de combustíveis, e prepara estratégias mais assertivas para realizar abastecimentos otimizados.

3) Gestão ambiental

Essa é uma das melhores práticas para serem adotadas na gestão de postos de combustíveis.

Afinal, sendo ampla e assertiva e diminuindo os riscos de poluição e contaminação, uma gestão ambiental eficiente garante ao posto de combustível diversos benefícios.

Mitigar riscos e analisar válvulas e bombas, por exemplo, é uma estratégia adotada dentro de um plano de contenção de danos completo.

Ou seja, uma gestão ambiental fortificada e bem estabelecida pode ser um ponto crucial no sucesso dos postos de combustíveis: Segundo uma pesquisa do Capterra realizada em setembro de 2021, publicada no site Um Só Planeta, 7 a cada 10 brasileiros (78%) revelam que ações sustentáveis das empresas influenciam, de alguma forma, as suas escolhas.

Concluindo, nesse sentido, contar com as melhores soluções tecnológicas é o diferencial para crescer com mais força e resultado.

Viasoft Petroshow, o software preparado para o crescimento dos postos de combustíveis

Antes de mais nada, confiar em uma solução especializada requer não somente segurança, mas a certeza de que aquelas ferramentas foram projetadas justamente para facilitar as rotinas de gestão com mais assertividade.

É isso que faz do Viasoft Petroshow a solução mais completa para o segmento de combustíveis.

Projetado por profissionais engajados e preparados para ajudar, o Viasoft Petroshow é a escolha mais inteligente para fazer seu negócio crescer.

Conte com a solução especializada no segmento para fazer cada rotina render ainda mais. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

postos de combustíveis

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!