Setor de combustíveis: veja como é descomplicado cumprir as obrigações fiscais com o Petroshow

Um dos grandes desafios do setor de combustíveis é a variedade de obrigações fiscais que é necessário cumprir. Muitas vezes, os negócios ainda são formados por um grupo que abrange mais de um segmento, como postos de combustíveis, distribuidora e TRR, multiplicando o volume de documentos que a empresa precisa entregar de acordo com as […]

Combustíveis , Viasoft |
Por

Um dos grandes desafios do setor de combustíveis é a variedade de obrigações fiscais que é necessário cumprir. Muitas vezes, os negócios ainda são formados por um grupo que abrange mais de um segmento, como postos de combustíveis, distribuidora e TRR, multiplicando o volume de documentos que a empresa precisa entregar de acordo com as exigências. O desafio não está somente na quantidade, mas nos problemas que podem ser desencadeados quando as informações contidas nos documentos estão equivocadas. Abaixo, veja como o Petroshow pode descomplicar esse desafio.

Penalidades

Em relação ao SPED, por exemplo, a Receita Federal do Brasil aplica multa não só por atraso na entrega, mas também por informações inexatas ou incorretas informadas. A punição é prevista na Lei 13.670/2018, que também discrimina a forma de aplicação.

Em relação aos documentos fiscais eletrônicos, as multas são aplicadas de acordo com a legislação de cada unidade da federação. 

Multas estaduais: para atender as regras e exigências sobre os documentos fiscais eletrônicos, os estados instituíram ou adequaram o Regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (RICMS).

Multas federais: já no âmbito federal as penalidades relativas às obrigações de escrituração do SPED tiveram suas regras instituídas em  31 de maio de 2018, explicitando 3 situações: entrega em atraso, omissão ou incorreção e inobservância dos requisitos.

A ferramenta que você usa pode complicar ainda mais 

Quando você usa um sistema de gestão, por exemplo, incapaz de assegurar a geração das obrigações fiscais da forma correta, torna-se ainda mais desafiador não ter dor de cabeça antes, durante e depois da entrega dos documentos. 

O Petroshow tem como missão descomplicar sua rotina

O Petroshow é um sistema de gestão especializado no setor de combustíveis e atua como solução. Isso significa que algo tão vital para os negócios como o cumprimento das obrigações fiscais não é um problema para o Petroshow.

O Petroshow possui o módulo Fiscal totalmente integrado e uma estrutura de configuração de tributação para correta geração dos arquivos. O sistema também possui uma base integrada com cloud tributário, o que garante a manutenção das informações tributárias. Dessa maneira, gerar arquivos como SPED, LMC, NFC-e e outros é simples.

A gestão de grupos também é completa com o Petroshow

Além de descomplicar o cumprimento das suas obrigações, o Petroshow é um sistema completo para a gestão de grupos. Se você possui postos, distribuidoras e TRRs, saiba que você não precisa de um sistema diferente para cada atividade, o Petroshow foi desenvolvido para atender a todas de forma vertical, de acordo com as suas necessidades. 

Conheça de perto a solução

Solicite uma demonstração com um de nossos executivos especialistas no setor de combustíveis e veja de perto o que o Petroshow pode fazer pelos seus negócios. Acesse viasoft.com.br/petroshow

petroshow

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!