Como preparar o seu posto de combustíveis para 2022?

Com o novo ano se aproximando, é comum que gestores de diversos segmentos comecem a planejar o novo panorama, definindo metas e alocando recursos em prol das estratégias. E claro, com o segmento de combustíveis não seria diferente. Em um contexto marcado pela oscilação de preços e por um mercado exigente, as pesquisas já apontam […]

Combustíveis , Viasoft |
Por

Com o novo ano se aproximando, é comum que gestores de diversos segmentos comecem a planejar o novo panorama, definindo metas e alocando recursos em prol das estratégias. E claro, com o segmento de combustíveis não seria diferente.
Em um contexto marcado pela oscilação de preços e por um mercado exigente, as pesquisas já apontam que o consumo de combustíveis no Brasil vai totalizar cerca de 134 bilhões de litros em 2021, o que representa uma alta de 2,9% em relação a 2020, mas um número 3,5% abaixo do consumido em 2019.
Para 2022 é projetado um aumento de 5 bilhões nesse número, totalizando 139 milhões de litros, um número alinhado com a realidade antes da pandemia.
Com um cenário que aponta para a retomada do crescimento do setor, é preciso se perguntar se as suas estratégias estão preparadas para atender essa demanda de forma otimizada e livre de erros.
Continue a leitura para saber quais práticas de gestão estão em alta e como implementá-las no seu posto de combustível trará ainda mais resultado.
 
combustíveis
 

O segmento de combustíveis atualmente

 
Alta concorrência, baixa diferenciação e clientes exigentes. O segmento de combustíveis sempre experimentou essa realidade, mas ela nunca foi tão determinante na fidelização de um consumidor como nos dias de hoje.
Se o cliente não encontrar o que precisa em seu posto, dificilmente ele voltará a consumir com você, uma vez que a diferenciação é muito baixa, os postos são muito parecidos e oferecem os mesmos serviços.
Isso quer dizer que é preciso investir em atributos e benefícios que mostrem ao cliente que consumir com o seu posto de combustível é mais vantajoso: investir em atendimento automatizado na pista, projetar uma conveniência atrativa e ágil, além de oferecer processos vantajosos, como programas de fidelidade, são algumas das práticas a se considerar nessa realidade.
Mas, ainda assim, como se preparar bem para o segmento no ano que vem?
 

Sustentabilidade

 
Ainda em Março deste ano, o Fiep divulgou um estudo realizado pela Union + Webster, uma agência de pesquisa norte-americana que revelou ainda em 2019, 87% da população brasileira prefere produtos e serviços vindos de empresas sustentáveis.
Isso quer dizer que a sustentabilidade é uma prática que deve ser implementada com assertividade dentro da sua operação de combustíveis. Por mais que a pesquisa revele dados positivos, é preciso considerar o perfil do consumidor do seu serviço, analisando principalmente suas preferências e necessidades.
Investir em soluções ecologicamente corretas que posicionem o seu negócio como referência no segmento e ainda ajudam a preservar os recursos naturais é uma tendência a ser seguida com bastante força e assertividade, por isso, vale a pena investir tempo e recursos nesse sentido.
 

Automação, conectividade e inovação

 
As evoluções tecnológicas voltadas para o crescimento do segmento de combustíveis apresentam uma grande possibilidade para os gestores que desejam realmente evoluir e atingir novos resultados no ano seguinte, uma vez que o contexto é favorável na implantação de novas soluções e automação de processos.
No campo da conectividade e inovação, utilizar um software de gestão especializado no segmento é uma das práticas que preparam o seu negócio para expansão e crescimento em 2022.
Além de centralizar todos os setores da sua operação, uma solução especializada fornece possibilidades únicas para criar um PDV mais atrativo, que fidelize o seu cliente, ao mesmo tempo em que trabalha na análise de dados otimizada e eficiente.
Isso quer dizer que com um software de gestão você planeja com assertividade, toma decisões com certeza dos resultados e pode promover diferenciação através de um atendimento otimizado e de um fluxo de trabalho mais dinâmico e intuitivo.
 

A hora de revolucionar sua gestão chegou: Conheça o Viasoft Petroshow

 
Desenvolvido por profissionais especialistas no segmento de combustíveis, o Viasoft Petroshow é a escolha mais eficiente para gestores que possuem metas assertivas e objetivam o crescimento constante do seu negócio.
Acesse funcionalidades únicas e tenha uma gestão eficiente, ágil e otimizada. Tenha insights ricos e planeje com mais certeza dos resultados. Viasoft Petroshow é sinônimo de crescimento e inovação, tenha o futuro da tecnologia agora.
 
combustíveis

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!