Revenda de combustível: fique atento e evite prejuízos

Na gestão da revenda de combustível, o fator custo, assim como o prejuízo, é uma variável extremamente importante que deve ser considerada.

Combustíveis , Viasoft |
Por

Na revenda de combustível, o fator custo, assim como o prejuízo, é uma variável extremamente importante.
Tanto é verdade que, no que diz respeito aos tipos de perdas, é possível elencar diversos fatores que prejudicam tanto quem vende quanto quem compra.
Por essa razão, os gestores precisam dedicar esforços para controlar todos os pontos críticos, encontrando pontos que estejam “invisíveis” aos olhos da gestão.
Os registros manuais, nesses casos, representam um perigo ao controle eficiente, pois fornecem dados extremamente imprecisos.
Essas informações, muitas vezes são insuficiente para uma tomada de decisão precisa e que faça sentido dentro da revenda de combustível.
Continue a leitura para saber mais sobre alguns fatores que prejudicam a revenda de combustíveis e como resolvê-los.

As perdas na revenda de combustível

Elas acontecem tanto no recebimento quanto no armazenamento, apesar desses fatores não serem exclusivos.
Entretanto, por mais que essa perda aparente ser pequena, ela já é suficiente para causar sérios problemas em um longo prazo, prejudicando significativamente o faturamento e os investimentos do negócio.
Por essas e outras razões que gestores devem ficar atentos aos contextos que favorecem essas perdas, e desenvolver estratégias precisas para combatê-las.

Alguns dos tipos mais conhecidos de perdas, encontrados diariamente na revenda de combustíveis, são:

  • Volume Morto

Acontece na entrega de combustível, quando se é colocado um volume vazio dentro do compartimento, equivalente ao faltante. Assim, antes de descarregar, a seta continuará indicando o volume correto.
O volume morto representa um índice que deve ser tratado com seriedade, dentro da legalidade proposta à categoria, uma vez que a revenda de combustível é uma atividade que exige não somente a precisão de suas práticas, mas o constante preparo de quem a executa.

  • Inclinação Inadequada

Na entrega de combustível, esse fator é representado pela inclinação inadequada e proposital do caminhão na hora de escorrer o produto para os tanques.
Em suma, uma pequena quantidade de produto vai permanecer no tanque, e esse índice pode ser representativo no final, que poderia ter sido revertido em lucro se monitorado corretamente.
É por essa razão que o monitoramento dentro da revenda de combustíveis necessita de confiança, precisão e eficiência, atributos que são encontrados dentro de um software de gestão especializado.

  • Transbordo e Vazamento

Em primeiro lugar, como o próprio nome já diz, o transbordo ocorre quando a capacidade do tanque não é analisada corretamente.
Nesse sentido, então, ocorre uma descarga acima do volume cabível do tanque, o que gera o desperdício.
Além da perda monetária, este tipo de desperdício também gera riscos ambientais seríssimos, pois pode acabar contaminando o solo com facilidade.
Em relação ao vazamento, entretanto, ele acaba acontecendo mesmo os tanques mais modernos sendo desenhados justamente para tirar o máximo aproveitamento do armazenamento.
Nesses tipos de tanques, a retirada do combustível só pode ser realizada pela bomba, justamente como medida para evitar vazamentos, porém, eles ainda podem acontecer.
E além do prejuízo monetário, o vazamento pode terminar por prejudicar seriamente o meio ambiente, por isso, é preciso redobrar os cuidados.

Como evitar o prejuízo na revenda de combustível?

Otimizar investimentos, controlar custos e evitar desperdícios é uma das maiores missões dos gestores dentro de qualquer segmento de negócio.
Com os combustíveis não seria diferente.
Sendo a revenda de combustíveis uma área que precisa ser analisada com precisão, as ferramentas escolhidas pelos gestores para a tomada de decisão precisam ser precisas, construídas por profissionais especializados no segmento.
Porém, além de contar com as ferramentas certas, o gestor precisa desenvolver práticas assertivas com essas ferramentas, a fim de extrair o maior proveito para garantir resultados.
Esteja atento e armazene produtos na quantidade certa, considerando que estes serão consumidos dentro do prazo de validade.
Produtos premium, por exemplo, tem uma saída menor e um armazenamento diferenciado em relação aos outros tanques.
Se isso não for observado é possível haver a perda de combustível, principalmente quando este foi comprado em excesso.
Ou seja, a principal solução é apostar na tecnologia.
Conte com um software de gestão para monitorar o mercado, adapte suas estratégias e traga novos resultados. Essas e outras práticas de gestão vão fazer toda a diferença na conquista de mais lucratividade para seu posto de combustível.

Viasoft Petroshow, a solução em software certa para o gestor de combustíveis

Orientado às melhores práticas de gestão, o Viasoft Petroshow é a solução certa para o segmento de combustíveis.
Projetado por profissionais especialistas em entender o que você faz, o Viasoft Petroshow transforma todas as rotinas da sua operação, alcança novos resultados, aumenta a lucratividade e faz seu negócio evoluir mais.
Escolha Viasoft, entre em contato agora mesmo e seja Viasoft Petroshow!

revenda de combustível

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!