BI no agronegócio: como reduzir custos e maximizar sua lucratividade com inteligência

Estamos vivendo na era do Big Data. Embora seja mais comum pensar nos dados como um ativo altamente valioso entre as empresas de tecnologia, finanças e varejo, também é importante reconhecer seu papel no setor de agronegócio. As empresas do agronegócio compartilham muitos dos mesmos objetivos das empresas de outros setores: Procuram encontrar novas maneiras […]

Agronegócio , Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Estamos vivendo na era do Big Data. Embora seja mais comum pensar nos dados como um ativo altamente valioso entre as empresas de tecnologia, finanças e varejo, também é importante reconhecer seu papel no setor de agronegócio.

As empresas do agronegócio compartilham muitos dos mesmos objetivos das empresas de outros setores:

  • Procuram encontrar novas maneiras de reduzir custos com o mínimo ou nenhum sacrifício;
  • Maximizar os lucros para compensar os custos operacionais crescentes ou das mudanças na demanda;
  • Atender às necessidades dos clientes, produzindo produtos confiáveis ​​e de alta qualidade;
  • Melhorar seus relacionamentos com fornecedores e compradores para um sucesso contínuo.

E toda empresa ou setor que adotou alguma estratégia de Business Intelligence (BI) pode afirmar que esses objetivos são mais viáveis ​​e mais facilmente alcançados com a implementação de uma ferramenta de BI.

Você sabe o que é BI?

As decisões baseadas em dados podem melhorar a lucratividade. O BI, nesse contexto, refere-se às ferramentas, sistemas, processos e outras tecnologias que coletam e relatam indicadores importantes do negócio. O objetivo do BI é permitir que as empresas utilizem seus dados para tomar decisões mais assertivas e tenham facilidade na hora de identificar oportunidades.

O BI no agronegócio pode abranger uma ampla gama de tecnologias, incluindo:

  • Sensores no campo;
  • Dispositivos móveis com aplicativos específicos para agronegócios;
  • Software de gestão robusto com atualizações em tempo real;
  • Ferramentas para análise de dados e outras tecnologias.

Uma boa ferramenta de BI é desenvolvida cuidadosamente e pode monitorar todos os aspectos das operações do negócio, coletando e processando dados que as empresas podem usar para fazer melhorias.

Quais são os benefícios do BI no agronegócio?

O BI oportuniza resultados maiores e melhores para o agronegócio. A adoção de uma boa ferramenta permite que o agronegócio faça melhor uso de seus dados e aproveite os benefícios pretendidos, incluindo:

Tomada de decisões baseadas em dados

Em primeiro lugar, a inteligência de negócios leva a decisões mais inteligentes. O propósito do agro é fornecer um serviço essencial ao país, deixando pouco espaço para erros. Os sistemas de BI fornecem dados em tempo real em toda a operação comercial para que as empresas possam entender melhor o impacto de suas decisões em áreas específicas e na organização como um todo.

Aumento das vantagens competitivas

As empresas do agronegócio já são familiarizadas à competitividade nas vendas de um mesmo produto, especialmente porque, no caso das fazendas, por exemplo, muitas regiões ou áreas cultivam safras semelhantes por causa das condições naturais. Com mais inteligência e melhores decisões, surgem oportunidades de melhoria, o que pode ajudar os negócios a obterem uma vantagem sobre seus concorrentes.

Melhoria das previsões

A previsão é uma parte essencial da gestão de um agronegócio de sucesso. Toda a sua produção deve ser planejada com antecedência, o que significa que você deve levar em consideração a demanda de mercado prevista, as condições climáticas, a disponibilidade de mão de obra e os obstáculos potenciais que podem impactar seus objetivos. O BI pode ajudá-lo com a previsão porque coleta dados ao longo do tempo e pode detectar tendências e anomalias com base em grandes conjuntos de seus próprios dados.

Tecnologias trabalhando para o agronegócio

A tecnologia inteligente no agro está crescendo e o BI serve como um ponto de ancoragem para unir várias delas. O BI no agronegócio conecta vários pontos de dados entre si para desenvolver percepções mais profundas sobre suas operações.

https://viasoft.com.br/rh-no-agronegocio-por-que-usar-uma-ferramenta-de-bi-na-gestao-de-pessoas/

Uso do BI na agricultura

Como as fazendas podem usar o BI?

O setor de agricultura como um todo demonstra a necessidade de aplicar uma estratégia de BI em diversos casos de uso. Ao fazer isso, as operações agrícolas podem, de maneira mais acessível e ágil, alcançar os benefícios citados acima. Nos casos específico das fazendas e outros produtores, outros benefícios colhidos a partir do BI incluem:

  • Planejamento de produção

Existem muitas variáveis para o planejamento de uma safra: disponibilidade e preparação da terra, plantio, irrigação, colheita e transporte, para citar alguns. O BI pode contar com dados de anos anteriores para melhorar seu planejamento e permitir que você já conheça a solução para potenciais problemas que podem ocorrer a cada novo ciclo de produção.

  • Metas de vendas

À medida que suas despesas mudam, também podem mudar suas metas de vendas para manter a lucratividade. A ferramenta de BI pode monitorar o financeiro de suas operações e ajudá-lo a melhorar sua produção para garantir que você atinja os objetivos.

  • Redução de resíduos

Um dos principais objetivos de uma fazenda é reduzir o desperdício em todos os elos de sua cadeia de operações. A deterioração significa que os bens não são mais viáveis ​​à venda, o que pode prejudicar os lucros. Outros tipos de resíduos, incluindo danos a equipamentos, irrigação desnecessária ou outras atividades que não agregam valor, também podem impactar o lucro de uma fazenda.

Uma ferramenta de BI serve para ajudar as fazendas a identificar áreas de desperdício em suas operações. Isso permite que você resolva gargalos em potencial antes que eles causem estragos na sua lucratividade.

Conheça os resultados do Agrotitan somado ao Viasoft Analytics

Se você tem um agronegócio, já ouviu falar no Agrotitan, um ERP para agronegócio especializado, completo e sempre atento às necessidades de seus parceiros e do mercado. 

O que você talvez ainda não saiba é que o Agrotitan agora oferece uma ferramenta de BI, o Viasoft Analytics, A ferramenta de BI da Viasoft é resultado de um profundo estudo de mais de um ano sobre as principais necessidades e desafios dos gestores na hora de tomar decisões. A partir dos principais pontos identificados por gestores de diferentes áreas, foram desenvolvidos dashboards para colocar nas mãos das empresas respostas e oportunidades. 

Através das informações coletadas pelo Agrotitan, o Viasoft Analytics trata os dados e apresenta, através de painéis claros e de fácil assimilação, gráficos, porcentagens, comparativos e insights valiosos para a gestão.

Saiba mais sobre o Agrotitan em viasoft.com.br/agrotitan e sobre o Viasoft Analytics em viasoft.com.br/analytics

bi no agronegócio

bi no agronegócio

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!