O Business Intelligence é uma necessidade dentro da gestão otimizada de uma empresa. Independentemente do segmento, contar com soluções assertivas, que forneçam dados ricos e planejamentos mais eficientes é sinônimo de sucesso e lucratividade.
No contexto atual, onde gestores de diversas empresas planejam o panorama de crescimento para 2022, contar com a ferramenta certa para analisar os erros e acertos dentro do seu negócio e sair na frente dos concorrentes no ano que vem é essencial.
Porém, ainda que essa realidade seja de conhecimento de diversos gestores, muitos não compreendem o poder de uma ferramenta otimizada na tomada de decisões mais assertivas, e por isso, hoje trouxemos os 5 princípios de um BI especializado no seu negócio.
Continue a leitura para compreender a totalidade do BI dentro do seu negócio.
O que é Business Intelligence?
De forma prática, o Business Intelligence pode ser definido como inteligência empresarial (ou de negócios), e se caracteriza por ser um processo que auxilia tanto na elaboração de planejamentos quanto nas famosas tomadas de decisões.
E é possível dizer que gestores que usam o BI estão sempre um passo à frente daqueles que optam por não usar, uma vez que a ferramenta é projetada para fornecer insights acerca de todos os setores da sua empresa, projetando resultados e identificando falhas de forma automatizada.
Em outras palavras, essa coleta e análise assertiva de dados possibilita uma atuação mais estratégica, focada na máxima produtividade dos resultados. Seus planejamentos são cumpridos com mais eficiência, suas decisões são rápidas e certeiras e o seu negócio evolui de maneira fortificada.
5 princípios do Business Intelligence dentro do seu negócio
Entretanto, mais do que conhecer de que forma o BI atua, é preciso se familiarizar com os princípios dessa ferramenta e compreender como praticar uma gestão mais estratégica e inteligente, embasada em dados confiáveis.
1) Inteligência de mercado
Esse é um ponto que deve aparecer constantemente nas práticas de gestão, uma vez que o Business Intelligence é um processo permanente dentro da empresa e deve ser encarado como tal.
Realizar uma ação pontual com uma fase de pesquisa e implementação, por exemplo, é uma prática diferente, que pode contar com os dados do BI mas não caracteriza a importância deste dentro da empresa: a inteligência de negócios não se manifesta em situações pontuais, como um novo planejamento de marketing, mas é uma prática sistemática e permanente, como dito acima.
2) Antecipação
O constante aprendizado é uma das características mais importantes dentro do Business Intelligence: isso quer dizer que é possível identificar tendências de maneira mais rápida e se antecipar ao que a concorrência pode vir a fazer, e assim, ter uma vantagem competitiva ainda maior.
Observar os seus concorrentes de forma ética é uma prática extremamente importante para entender tanto os motivos que levam ao crescimento dessas empresas (e identificar suas falhas) quanto para observar seus erros e aprender como evitá-los dentro do seu negócio.
3) Pesquisa
É importante frisar que a maioria das empresas atende a diversos perfis de clientes e prospects, ou seja, entender as necessidades do consumidor de forma assertiva é primordial para o sucesso do negócio.
Ao implementar o BI é possível conhecer o seu público de forma mais intuitiva e precisa, através da análise dos dados estabelecidos nos dashboards.
Isso possibilita que dados sejam categorizados de acordo com cada perfil atendido, o que torna possível ações mais direcionadas a cada demanda.
4) Métricas
O Business Intelligence também passa pelo monitoramento de informações, isso quer dizer que as métricas são medidas de acordo com o interesse da empresa, sendo armazenadas no banco de dados.
Por exemplo, o número de vendas de determinado produto exibe métricas como valores, datas e outras condições de vendas, o que torna possível construir um mix de produtos otimizado, de acordo com as condições que aumentam ou diminuem as vendas.
5) Indicadores
Os indicadores são valores calculados a partir do cruzamento entre as métricas, o que possibilita uma visão intuitiva dos processos do seu negócio. O cálculo do ticket médio e a taxa de conversão de leads são alguns dos exemplos de indicadores.
Os indicadores são essenciais para identificar os gargalos de um produto ou serviço e analisar a necessidade de eventuais ajustes na estratégia de venda.
Como os indicadores são variáveis, é possível emitir gráficos intuitivos que otimizam a visualização de informações ricas e possibilitam a criação de insights valiosos dentro da gestão.
Business Intelligence é mudança de rotina
Com uma ferramenta assertiva e realmente voltada às melhores práticas de gestão, a rotina de planejamento e execução de estratégias se torna mais ágil e otimizada.
Em uma gestão que enfrenta constantes mudanças de cenário, o aumento da concorrência e a busca do consumidor por diferenciais decisivos na compra, contar com a sorte ou somente o achismo é um erro que pode custar muito para as empresas que desejam iniciar 2022 com o pé direito.
Invista em tecnologia e otimize seus resultados. Uma análise rica e inteligente dos dados do seu negócio é a melhor opção para oferecer ao seu cliente toda a assertividade que ele busca ao comprar de você.
Viasoft Analytics, seu maior parceiro na inteligência de negócios
Desenvolvido por profissionais especialistas em entender tudo que você precisa para crescer mais, o Viasoft Analytics é a ferramenta de BI mais completa para gestores que desejam ter mais resultados e assertividade em suas rotinas.
Entre em contato agora mesmo e descubra o poder que a sua gestão pode ter com a solução certa, orientada às melhores práticas de gestão. Conheça o Viasoft Analytics!