Como criar uma cultura orientada a dados numa empresa

Quantas vezes você já esteve em uma sala de reuniões onde uma decisão vital para os negócios foi tomada com base em feeling ou na famosa frase “considerando a minha experiência”? Nada inspira menos confiança do que quando alguém tem uma ideia sobre como aumentar a receita, a produtividade ou qualquer outra métrica importante para […]

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Quantas vezes você já esteve em uma sala de reuniões onde uma decisão vital para os negócios foi tomada com base em feeling ou na famosa frase “considerando a minha experiência”? Nada inspira menos confiança do que quando alguém tem uma ideia sobre como aumentar a receita, a produtividade ou qualquer outra métrica importante para a empresa e começa com: “acho que…”.
Testes A/B podem até ser efetivos em algumas ações específicas, como títulos de e-mail ou design gráfico, mas quando se trata de pontos críticos da organização, basear uma estratégia de negócio em um “achismo” é uma perigosa decisão com prejuízos financeiros atrelados. 
 

Os benefícios de uma cultura orientada a dados

Os dados são um recurso poderoso e a cultura orientada por eles envolve mais do que apenas eliminar erros humanos. Existem inúmeros benefícios em aproveitar dados para dar as direções aos negócios. Confira. 

  1. Os colaboradores podem tomar decisões baseadas em informações concretas. Com um processo de relatório de dados modernizado, sua equipe pode fazer backup de suas ideias com segurança e dar partida às ações baseadas em dados. Por ter uma cultura que coloca ênfase em fornecer aos colaboradores acesso a dados tangíveis, as pessoas podem acompanhar seu próprio progresso e realizações e os gerentes podem avaliar mais facilmente os colaboradores para ajudá-los a cumprir suas metas.
  2. Uma cultura baseada em dados propicia o aumento da produtividade. Pois, quando toda a empresa tem acesso às principais métricas, os dados podem se tornar uma ferramenta poderosa de motivação. Quando os colaboradores enxergam como seus esforços individuais contribuem para as metas maiores da organização, isso incentiva a responsabilidade e estabelece uma conexão importante entre produtividade e sucesso.
  3. Com dados a transparência é conquistada: o compartilhamento aberto de dados cria uma “fonte única de verdade”. Ele também oferece a oportunidade dos colaboradores aumentarem sua compreensão das métricas da empresa. 

Dicas para criar uma cultura orientada a dados

A criação de uma cultura orientada a dados envolve o alinhamento dos dados com os objetivos de negócios. Para cada meta centrada em dados que você produz, você tem os KPIs relacionados. Confira algumas dicas:

  • Descubra onde você está e onde gostaria de estar e analise como você deseja que os dados sejam apresentados. Faça com que os gerentes e/ou colaboradores façam uma lista de quais dados eles precisam acessar regularmente e como os dados precisam ser avaliados. Isso o ajudará a determinar as métricas e conjuntos de dados mais valiosos da sua organização.
  • Certifique-se de que as informações corretas vão para as pessoas certas. A maneira mais rápida de levar uma grande quantidade de informações ao maior número de pessoas é por meio de tecnologia e ferramentas. Dashboards podem ser personalizados para mostrar os dados que cada pessoa ou departamento precisa acessar regularmente. Você precisa que todos tenham acesso aos dados de que precisam para tomar decisões rápidas e bem informadas.
  • Comece aos poucos, descubra o que funciona e o que não funciona. Você pode implementar uma cultura baseada em dados começando com um setor, por exemplo. Determine quais dados precisam ser compartilhados entre os diferentes departamentos e elabore um plano para começar a tomar decisões com base em dados claros e tangíveis.

Conheça a melhor ferramenta para ajudar você nesse desafio

O Viasoft Analytics é uma ferramenta de BI desenvolvida pela Viasoft, empresa com mais de 30 anos de expertise e know-how na área de softwares de gestão. O Viasoft Analytics foi além de uma “simples estratégia de BI” e estudou a fundo as principais e maiores necessidades dos gestores na hora de tomar decisões, planejar estratégias, identificar oportunidades, localizar potenciais de receita, reconhecer tendências de mercados e outras necessidades. Foi um trabalho de mais de um ano de estudo sobre as regras de negócio das áreas atendidas e das melhores práticas de gestão para, entre outras coisas, saber quais indicadores fazem sentido para que o gestor e as equipes atuem de forma mais assertiva e estratégica.
Saiba mais sobre a ferramenta acessando viasoft.com.br/analytics
cultura orientada a dados

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!