5 maneiras de usar o BI para melhorar a jornada de compra do cliente

Desde sempre, a experiência e jornada do cliente tem um alto valor conhecido, especialmente no formato B2C. Mesmo assim, as experiências de compra satisfatórias para os clientes ainda são a exceção. Muitos consumidores ainda relatam sentirem-se insatisfeitos com a experiência com as empresas das quais compram. Um dos principais motivos por trás disso pode ser […]

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Desde sempre, a experiência e jornada do cliente tem um alto valor conhecido, especialmente no formato B2C. Mesmo assim, as experiências de compra satisfatórias para os clientes ainda são a exceção. Muitos consumidores ainda relatam sentirem-se insatisfeitos com a experiência com as empresas das quais compram. Um dos principais motivos por trás disso pode ser a falta do uso dos dados do negócio, ou seja, a falta de uma estratégia e ferramenta de BI

Muitas empresas não sabem por onde começar, como podem fazer isso ou mesmo a importância de fazer o bom uso dos dados. Líderes confusos podem decidir implementar soluções acreditando que é aquilo que os clientes querem, ao invés de realmente saber o que eles desejam. Eles podem ter poucos dados para trabalhar e tomar decisões com base em conjuntos de dados insuficientes ou incompletos, isso pode levar a resultados negativos e muitos aspectos podem ainda permanecer um mistério para a gestão. 

A jornada de compra do cliente no varejo

O BI na experiência do cliente visa eliminar as suposições: trata-se de usar os dados que você já possui através do seu ERP ou WMS, por exemplo, para conhecer o comportamento dos seus clientes, suas necessidades, tendências e as mudanças constantes do seu perfil. 

Especialmente no varejo, os dados são a base de tudo e fazem toda a diferença para entender e antecipar as necessidades do cliente. Para manter o ritmo e a competitividade, os varejistas devem começar a criar jornadas de compra do cliente que se estendam além do espaço físico.

O novo varejo

O conceito de novo varejo foi apresentado pela primeira vez pelo fundador do Alibaba, Jack Ma. Ele descreve a necessidade vital de integração de compras online e offline para criar um ambiente de varejo experiencial, que promete aumentar as vendas por meio de um maior envolvimento do cliente.

A estratégia pressupõe a adoção imersiva de tecnologias em cada estágio da cadeia de valor do varejo e coloca a análise de dados no centro da transformação do varejo. Ao reunir e analisar informações completas sobre produtos, vendas, preços, promoções e consumidores, os varejistas podem antecipar com precisão as necessidades do cliente e adotar as estratégias certas para atendê-las. 

Tudo começa com os insights

Os dados por si só não impulsionam as vendas, eles precisam de inteligência. Ferramentas de BI capturam todas as atividades do consumidor, rastreiam vendas e métricas de estoque e aplicam análises avançadas para revelar insights sobre os consumidores, vendas e estoque. Esses insights podem, então, apoiar decisões de varejo estratégicas e táticas que geram uma maior receita.

Como entrada, as soluções de varejo de BI reúnem uma variedade de informações coletadas no banco de dados e CRM, por exemplo. Eles não apenas geram relatórios que descrevem o estado atual dos negócios, mas também otimizam o processo com análises avançadas e aprendizado de máquina. Tudo isso pode fornecer previsões baseadas em dados que os varejistas podem usar para melhorar aspectos operacionais específicos, promover a fidelidade do cliente e estimular mais compras.

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