Você sabe a importância do centro de distribuição na logística?

O centro de distribuição atua como um estoque de mercadorias, onde elas são armazenadas antes de seguirem o destino para os pontos de venda.

Logística , Viasoft |
Por

O centro de distribuição é um estoque onde mercadorias são armazenadas antes de seguirem o curso até o destino final.

Essa realidade veio com força total após a explosão do segmento logístico na pandemia: segundo o Índice de Movimentação de Cargas do Brasil, publicado pela AT&M, no primeiro quadrimestre de 2021 o transporte de carga no país teve um aumento de 38%.

São mais de R$3 trilhões de movimentações registradas entre janeiro e abril do último ano.

Nesse contexto,a principal função do centro de distribuição é conferir mais agilidade tanto na coleta quanto no transporte de produtos.

Quando o estoque é centralizado em um ou mais centros de distribuição os gestores têm mais controle, analisam dados e tomam decisões com mais certeza.

Continue a leitura para conhecer todos os benefícios e diferenciais que um centro de distribuição pode trazer para o seu negócio.

O centro de distribuição na logística

Quando relacionada ao transporte, a distribuição tem uma função primordial dentro de uma gestão eficiente.

É por essa razão que um centro de distribuição posicionado estrategicamente tem um papel fundamental no sucesso das estratégias logísticas desenvolvidas.

Ao mesmo tempo, se esse processo não for bem planejado, clientes e parceiros podem ficar com estoque comprometido.

E em um mercado tão quente e competitivo quanto o logístico, esse é um problema a ser evitado com todo o cuidado e seriedade.

Por isso um centro de distribuição representa um grande ativo e uma oportunidade única para uma gestão logística eficiente, afinal, todas as etapas da logística podem ser analisadas e otimizadas ao máximo.

As principais funções dentro de um centro de distribuição são:

Recebimento

Como um centro de distribuição é projetado para facilitar o transporte logístico, a frequência de recebimento de mercadorias é maior e mais otimizada.

Isso permite realizar com controle com mais eficiência, e todas as outras áreas da distribuição e entrega podem ser monitoradas com agilidade.

Conferência

Conhecimento de transporte, nota fiscal, romaneio de pedido e etc. Quando as mercadorias chegam ao centro de distribuição a conferência é realizada com precisão e agilidade.

Isso permite respostas mais ágeis em caso de erros, uma vez que as mercadorias, após conferidas, são despachadas ou armazenadas novamente.

Separação e Embalagem

Realizando todos os processos anteriores com a segurança e a precisão, é hora de separar os pedidos e embalar conforme suas especificações.

Nessas fases finais da cadeia logística, contar com soluções tecnológicas e precisas para otimizar ao máximo o tempo de entrega faz toda a diferença.

Expedição

A última função realizada no centro de distribuição é a expedição, uma das fases mais importantes para assegurar que as entregas realizadas dentro do prazo estabelecido.

Um centro de distribuição guiado por estratégias assertivas, pautadas na conquista de maiores resultados e com o apoio da tecnologia especializada leva a sua gestão à conquista de maiores resultados.

Com a tecnologia aliada aos processos mais ágeis e boas práticas de gestão, você consegue fidelizar mais clientes e aumentar a sua lucratividade.

As 4 maiores vantagens de um centro de distribuição na logística

Em uma realidade onde diversas estratégias otimizam ao máximo as práticas de gestão do seu negócio, o desenvolver um centro de distribuição é uma alternativa extremamente vantajosa.

Além de promover processos mais rápidos e eficientes na entrega de mercadorias, um centro de distribuição possibilita a implementação de novas estratégias em todas as áreas da logística.

Ao contar com uma estratégia bem embasada e as ferramentas certas à sua disposição, você alcança resultados únicos.

Em outras palavras, algumas das maiores vantagens na implementação de um centro de distribuição são:

  • Redução de custos

O investimento realizado poderá ser facilmente recuperado, uma vez que ao otimizar os processos dentro da logística de distribuição é possível elaborar estratégias para aumentar as vendas e reduzir custos desnecessários.

  • Controle na sazonalidade

Como a demanda por alguns produtos aumenta em determinados períodos do ano, com um estoque acurado e estruturado, o gestor tem mais facilidade em controlar pedidos, evitando falhas e atrasos em entregas que, muitas vezes, terminam na fidelização de diversos clientes.

  • Centralização de estoque

Uma empresa com diversas filiais, por exemplo, pode gerenciar todo o estoque de apenas um só lugar.

Ou seja, com um centro de distribuição é possível economizar tempo, desenvolver estratégias e focar esforços na promoção de resultados que otimizam ao máximo a operação logística.

  • Gerenciamento eficaz

Por fim, com um centro de distribuição solidificado e bem estruturado, além de contar com um software de gestão especializado no segmento, o gestor desenvolve rotinas mais produtivas e tem um gerenciamento mais eficaz de toda a operação.

Com processos direcionados ao aumento da produtividade, boas práticas de gestão e ferramentas especializadas é possível implementar práticas mais assertivas no centro de distribuição e trazer muito mais resultados.

Viasoft Forlog, a solução mais completa em gestão logística

Desenvolvido por profissionais especialistas o Viasoft Forlog é a solução em software mais completa para gestores que transformam resultados.

Aumente sua produtividade, otimize investimentos, reduza custos e revolucione a sua operação logística.

Entre em contato agora mesmo e conheça o Viasoft Forlog. A hora de evoluir e descobrir o verdadeiro potencial da sua operação logística é agora!

centro de distribuição

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!