Gestão logística: como otimizar custos sem perder eficiência de processos?

Para que a gestão logística atinja seus objetivos, é necessário que o planejamento de custo seja realizado com precisão e assertividade.

Logística , Viasoft |
Por

Para que a gestão logística atinja seus objetivos, otimizando sempre a lucratividade e a eficiência, é necessário que o planejamento de custo seja realizado com toda a precisão e assertividade possível.

Ou seja, criar estratégias para a otimização de custos nos processos logísticos deve ser uma prioridade, considerando principalmente a nova realidade dos processos de compra em detrimento da pandemia.

Continue a leitura para descobrir algumas táticas para otimizar a sua estratégia na hora de desenvolver um planejamento logístico eficiente.

Como otimizar a gestão logística através do planejamento de custos?

Ter uma visão ampla de todos os processos da sua operação logística é primordial para que o planejamento seja realizado sempre de maneira a otimizar os investimentos e reduzir erros e desperdícios.

Ou seja, é necessário que você tenha uma base de dados confiável, precisa e atualizada constantemente. Nesse sentido, o primeiro passo para ter um planejamento de custos mais preciso é ter um software especializado no segmento, que centralize todos os setores e integre informações importantes para suas decisões.

Além de ter um software de gestão, é preciso seguir alguns passos para que o seu planejamento de custos seja assertivo. Olha só:

Planejamento estratégico

Entenda exatamente quais são todas as despesas da sua operação logística e como medir os custos e os investimentos realizados nessa área.

Distribuição, tributação, manutenção, RH, frota e tantas outras áreas devem ser analisadas de perto, uma vez que o mapeamento de cada processo logístico é o que proporciona mais assertividade na hora de tomar decisões acerca de investimentos e corte de custos que ultrapassaram o planejamento.

Controle de estoque e armazenagem

Esse processo é um dos que mais deve receber atenção, pois é nessa fase que a maior parte dos prejuízos do negócio acontecem.

É preciso levar em consideração as particularidades e necessidades do seu negócio, mas de uma forma geral, é preciso promover a automação e a padronização de processos e rotinas dentro do seu estoque: picking, expedição e outras práticas devem ser realizadas com o maior proveito possível.

Analise os resultados do seu negócio e desenvolva estratégias que reduzam o desperdício dentro da parte de armazenagem, assim, é possível otimizar investimentos de uma forma única.

Relação com fornecedores

Um bom alinhamento entre as empresas é extremamente importante para que cada operação seja mais eficiente: garantir entregas dentro do prazo, com melhor custo-benefício e flexibilidade em negociações faz toda a diferença para uma gestão de custos efetiva.

Monitorar constantemente as cotações de preços, identificar o desempenho e a assertividade nas operações, a facilidade de comunicação e a resolução de problemas são todas práticas essenciais a serem analisadas na relação com fornecedores.

Com base na manutenção desse vínculo ambas as partes podem operar de forma mais efetiva para garantir o sucesso das estratégias.

Automatização de processos

A automação, como você sabe, é a melhor estratégia para evitar erros humanos e quaisquer prejuízos oriundos destes. Ou seja, investir em tecnologia especializada e na padronização de processos é uma tática que vai trazer muitos resultados positivos dentro do seu planejamento.

Com a automatização é mais fácil integrar todos os setores do seu negócio, obter dados estatísticos mais precisos na hora da análise e tomar decisões com eficiência.

Comece a ter mais controle sobre o planejamento financeiro do seu negócio e tenha resultados únicos.

Com Viasoft Forlog sua gestão logística é mais otimizada

Projetado por quem é especialista em entender o que você faz, o Viasoft Forlog possui as funcionalidades mais completas para elevar a sua gestão ao máximo potencial.

Controle seus investimentos, reduza custos e automatize operações, tudo em um só lugar com o software certo para quem deseja evoluir mais.

Entre em contato e conheça o Viasoft Forlog!

gestão logística

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!