Você realmente faz uma cobrança de armazenagem logística eficiente?

A armazenagem logística e a distribuição são rotinas essenciais dentro de uma gestão embarcadora eficiente, por isso, é preciso ficar atento.

Logística , Viasoft |
Por

A armazenagem logística e a distribuição são rotinas essenciais dentro de uma gestão embarcadora eficiente.

Por essa razão, é preciso realizar ambas de forma precisa, e se tratando da armazenagem é necessário realizar uma cobrança assertiva e precisa, à prova de erros e que forneça dados essenciais para a gestão financeira do negócio.

Entender esse aspecto da gestão é uma grande vantagem competitiva, uma vez que é necessário analisar todas as particularidades da operação e, ao realizar uma gestão de custos eficiente, as chances de melhorias e inovações são ainda maiores.

O que é a armazenagem logística?

Antes de mais nada, precisamos concordar que este é um termo amplo que não deve ser confundido com estocagem (apesar de significarem praticamente a mesma coisa). Enquanto a estocagem se refere ao local onde fica a matéria-prima para produção, a armazenagem se refere ao produto pronto e comercializado.

Ainda, a armazenagem pode ser classificada em 5 tipos, sendo eles:

Permanente ou regular: produtos com longo ciclo de vida;
Sazonal: produtos vendidos apenas em uma época específica do ano;
Irregular: nunca se sabe ao certo a demanda (o e-commerce se encontra aqui);
Em declínio: produtos que, com planejamento, aos poucos vão sendo removidos do mercado;
Derivada: ao realizar a previsão de vendas, é possível determinar a demanda a ser armazenada.

É interessante perceber que, muitas vezes, a armazenagem é realizada por zona. Isso quer dizer que ela é distribuída geograficamente a fim de garantir vantagem competitiva.

Como realizar a cobrança referente à armazenagem logística?

Essa é uma pergunta que paira sobre as diversas estratégias logísticas. Muitas vezes os gestores não sabem se devem cobrar e, muito menos, como.

Nesse sentido, a resposta é simples, pois a cobrança pela armazenagem depende do tempo da ocupação do espaço pela mercadoria: ela precisa ocupar posição de porta-pallet no barracão por um período mínimo de tempo. Isso quer dizer que se a mercadoria vem por transferência mas não fica por tempo, não há o que cobrar.

O serviço de armazenagem tem sua tarifa calculada de acordo com as variáveis espaço físico e tempo. Basicamente, o tempo que a mercadoria ficará armazenada e quanto espaço ela vai ocupar no seu galpão.

Ainda, é importante frisar que, geralmente, se estabelece um tempo mínimo de dias pela cobrança. Isso quer dizer que o cliente utilizou 20 dias, mas armazenou apenas 10, ele ainda deve pagar pelos 20 dias acertados.

Nesse sentido, além de saber como se cobrar pela armazenagem, é preciso entender como analisar a sua margem de lucro com base nas posições dispostas no seu armazém. Nesse sentido, contar com um software de gestão especializado facilita a compilação de dados e aumenta seus resultados.

Uma vez que esses cálculos possam ser realizados de maneira automatizada e mais precisa, ficará mais fácil para você, enquanto gestor, analisar a situação financeira do seu negócio e elaborar estratégias assertivas para aumentar a lucratividade do negócio e cobrar a armazenagem com mais facilidade.

Viasoft Forlog é a resposta para uma gestão efetiva

O Viasoft Forlog é a solução certa para realizar uma gestão logística eficiente e pautada no aumento dos resultados.

Com funcionalidades específicas para o seu segmento de atuação, você otimiza rotinas, promove mais precisão no registro de dados e toma decisões com mais facilidade. Não espere mais, conheça o Viasoft Forlog e saiba como revolucionar a sua gestão logística.

armazenagem logística

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!