Logística automatizada: Como utilizar a auditoria de fretes a seu favor?

Em um contexto propício para inovar, gestores da logística buscam constantemente melhorar suas práticas, tais como a auditoria de fretes.

Logística , Viasoft |
Por

A logística automatizada é uma pauta debatida por diversos gestores que buscam melhorar suas práticas, tais como a auditoria de fretes.
E melhorar as práticas pode ser considerado um sinônimo de inovação para o ano que se aproxima. Segundo o relatório Global Outlook 2021, da Mastercard, o aumento do comércio online durante a pandemia veio para ficar, e 20% a 30% das vendas que migraram para o digital permanecerão nesse panorama.
Ou seja, o ambiente de compra digital é uma realidade, da qual devem ser extraídos os melhores insights para conquistar os clientes.
Por exemplo, cerca de 46% dos brasileiros fizeram compras online na pandemia, sendo que 7% utilizaram esse canal pela primeira vez.
Entretanto, antes de começar a evoluir nesse contexto, é preciso garantir que todos os processos da sua operação funcionem corretamente.
A auditoria de fretes é um desses processos.
 
auditoria de fretes
 

O que é auditoria de fretes?

 
A auditoria de fretes é processo onde se verificam os valores de transporte de carga com mais atenção, e o grande objetivo é resguardar o que foi combinado entre embarcador e transportador.
Durante a auditoria, os erros mais comuns dentro de documentos acerca de frete recebidos são mapeados e analisados, justamente para eliminar o custo desses erros e entender como evitá-los no futuro.
Isso significa que ao encontrar cobranças indevidas ou duplicadas, é possível trabalhar com mais certeza dos dados a fim de reduzir custos.
E como todo gestor sabe, o controle de custos bem feito é primordial. Segundo a RC Sollis, empresa especializada em consultoria logística, as causas principais de custos elevados na logística são:

  • Oscilação na qualidade
  • Alta de preços
  • Cobranças indevidas (apontado por 23% das empresas entrevistadas)

Perceba a importância da auditoria de fretes, afinal, em todos esses três itens, o valor frete é um fator monitorado.
Em suma, além de reduzir custos de transporte e otimizar os investimentos do negócio, realizando a auditoria também mensura a qualidade do serviço prestado pelo parceiro de negócio ao comparar valores e analisar dados.
 

Quais os maiores benefícios?

 
Antes de mais nada, é preciso frisar que a auditoria de fretes apresenta benefícios tanto para embarcador quanto para transportador.
Desse modo, demonstrando o caráter multitarefas dessa função, que possui potencial para trazer dados mais importantes para guiar as decisões da gestão.
Além da redução de custos que otimiza a gestão financeira, tanto para um quanto para o outro a auditoria apresenta uma qualificação dos parceiros de negócio: com ela é mais fácil mapear quais as relações de negócios mais vantajosas de se manter (vamos falar melhor disso no próximo tópico).
Do mesmo modo, com o processo correto se tem agilidade em pagamentos, o aumento da fidelização de clientes, a diminuição de erros fiscais, penalidades, a conformidade com a lei e aumento da previsibilidade.
 

Auditoria de fretes como decisora e facilitadora

 
A auditoria de fretes é um processo extremamente importante, e por isso, deve ser realizado com toda a atenção e cuidado necessários, uma vez que são analisados minuciosamente os dados de praticamente toda a operação.
Isso quer dizer que a auditoria tem um papel essencialmente estratégico para a gestão logística, sendo mais do que a análise de quais fretes devem ser pagos.
E quando feita de forma eficiente, ela proporciona estratégias que têm potencial para muito mais resultados, por exemplo:

  • Governança

Como dito no item anterior, se você deseja uma garantia de que a sua empresa está de acordo com a legislação vigente, é através do processo de auditoria de fretes que se enxerga todo o panorama do cumprimento das leis das operações logísticas.
O sistema tributário nacional é complexo e torna difícil a análise de falhas nos documentos. Contar com uma auditoria automatizada, nesse sentido, faz toda diferença.
Afinal, com uma boa ferramenta de gestão é o que faz a diferença, é possível garantir precisão, segurança e agilidade em cada mapeamento realizado.

  • Avaliação

Com a auditoria você realiza um levantamento profundo da atuação de fornecedores, confirmando a veracidade das informações e avaliando o serviço prestado pela transportadora, o que torna possível mapear as melhores oportunidades com base nos critérios estabelecidos.
Em suma, a auditoria de fretes tem um caráter de alto valor agregado para uma operação logística realmente eficiente, e mais do que um setor de conferências, quando realizada de forma correta, ela se torna um ativo estratégico que tem o papel de guiar a sua gestão financeira rumo à inovação.
 

 

O papel estratégico na demanda crescente

 
Como o mercado da logística se apresenta quente e com boas previsões para o ano que vem, a demanda por soluções especializadas aumentou gradativamente.
Ou seja, gestores têm um contexto cheio de oportunidades à frente.
Para se ter uma ideia, segundo a Business, o Brasil está entre os 10 e-commerce que mais crescem no mundo, sendo o único país sul-americano da lista.
Entre 2019 e 2020, foram mais de 19 bilhões de vendas no online, onde o e-commerce marcou 2.8% de participação nas vendas totais do varejo.
Isso representa a importância de uma rotina logística ágil e precisa: não há espaço para falhar, e quanto mais eficiente, maior a chance de sucesso.
Gestores devem promover a inovação por meio de processos que aumentam o impacto da atuação, reduzem custos e promovem um frete mais vantajoso.
Analise o seu contexto de atuação, mapeie as principais oportunidades e dificuldades e desenvolva estratégias que resolvam esses itens.
Ao mesmo tempo, você garante maior porção do mercado, reduz de custos, promove eficiência nos investimentos e aumenta sua lucratividade de forma embasada e fortificada. 
Em suma, é hora de levar o futuro da gestão, juntamente com uma auditoria eficiente, para dentro do seu negócio.
 

Viasoft Forlog é sinônimo de automação e inovação logística

 
Projetado por quem é especialista em entender de logística, o Viasoft Forlog conta com todas as funcionalidades que você precisa para revolucionar a gestão logística.
Tenha mais certeza dos resultados, confie nos seus processos, conserte falhas e inove mais, todos os dias.
Entre em contato e solicite uma demonstração. É hora de evoluir mais com Viasoft Forlog.
 
auditoria de fretes

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!