Por que você precisa de indicadores logísticos agora mesmo?

Os indicadores logísticos são primordiais para uma estratégia mais centralizada e focada em resultados, que possibilita processos assertivos.

Logística , Viasoft |
Por

Os indicadores logísticos são primordiais para uma estratégia mais centralizada e focada em resultados.

Garantir métricas quantitativas para apontar os pontos fortes e os pontos a serem otimizados dentro da sua gestão logística é uma prática primordial para garantir a maior produtividade da sua equipe e a constante melhora dos resultados.

A partir da criação de bons indicadores logísticos, bem como seu constante monitoramento, é possível agir de forma mais eficiente para evitar problemas e reduzir custos dentro da sua operação logística.

Continue a leitura para saber mais sobre esse tema super importante e como aplicar indicadores logísticos na sua gestão.

Por que utilizar indicadores logísticos?

Como você já sabe, os indicadores de desempenho logísticos (KPIs) devem servir ao propósito de uma estratégia e levar em consideração as metas atuais e a posição da sua empresa no mercado.

Dessa forma, é possível estabelecer metas e objetivos com mais equilíbrio e desenvolver planos de ação que trazem mais resultados através da produtividade e da agilidade de processos.

Os indicadores logísticos permitem, através de dados confiáveis e monitorados por um software de gestão especializado, apontar quais setores precisam de melhoria, aumentar a produtividade, tomar decisões mais assertivas, promover maior segurança de dados e fidelizar clientes com um padrão de atendimento.

Quais são os principais indicadores logísticos?

Que os KPIs são extremamente importantes para uma estratégia assertiva você já sabe, agora é preciso colocar esse conhecimento em prática para garantir uma gestão logística assertiva e diferenciada.

Por isso, elencamos 4 possíveis indicadores para serem monitorados dentro das suas estratégias. Olha só:

On-time e In-full

Também conhecido como OTIF, este é um dos indicadores mais importantes a serem mensurados, uma vez que se refere ao nível de organização, tendo como base entregas feitas dentro do prazo, atendimento e entre outros.

Com esse percentual em mãos é possível analisar se há possíveis erros no fluxo de produção, no atendimento ou em outras partes da cadeia logística, e permite realizar melhorias mais precisas.

Custos de transporte e armazenagem

Esse é um indicador que incide diretamente na redução de despesas do negócio como um todo.

Os custos de transporte, por exemplo, se referem às etapas do processo logístico, como pedidos, administrativo, estoque e custos finais de transporte. Quando descoberto, é possível avaliar o impacto de cada fase no processo todo e mensurar os gastos.

Já o custo de armazenagem, como o nome diz, revela os investimentos necessários para manter um produto no estoque, e podem englobar equipamentos, veículos, energia elétrica e colaboradores. Uma vez que o armazém é uma parte essencial da operação logística, é preciso dar atenção ao custo de armazenagem e monitorá-lo constantemente.

Prazos de entrega

Esse indicador revela eventuais problemas que acontecem no atendimento e processamento de pedidos, e diz respeito à entrega de tarefas realizadas, corretamente, dentro de um prazo estipulado.

Se há um índice baixo nesse indicador isso é um sinal de que melhorias e medidas precisam ser adotadas, como a implementação de um software de gestão e automatização dos processos, por exemplo.

Perfect order rate

Por fim, o perfect order rate é um dos indicadores que medem a eficiência da cadeia de suprimentos, analisando pedidos recebidos, processados, despachados e entregues sem imprevistos e dentro do prazo.

Quanto mais eficiente é esse indicador, mais eficiente é a sua entrega e mais satisfeito o seu cliente fica, o que tem como resultado menos trocas e mais lucro para sua operação logística.

Viasoft Forlog, a ferramenta certa para otimizar sua gestão

Desenvolvido e orientado às melhores práticas de gestão, o Viasoft Forlog conta com funcionalidades únicas para que sua gestão atinja o máximo potencial e traga muito mais resultados.

Entre em contato agora mesmo e descubra o verdadeiro potencial que as suas estratégias podem ter.

indicadores logísticos

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!