Primeiramente, a gestão de conflitos caracteriza o conjunto de métodos e processos realizados para administrar essas situações.
Por exemplo, imagine um dia na sua vida, como as coisas que acontecem e conflitos com pessoas importantes afetam ações e comportamentos. Agora, transfira isso para um ambiente corporativo, onde várias pessoas precisam conviver entre si com esses mesmos conflitos em suas respectivas vidas.
É nesse contexto que a gestão de conflitos desempenha um papel fundamental para garantir a produtividade dos colaboradores.
Em outras palavras, é importante que gestores e líderes tenham ferramentas e insights para direcionar suas práticas, principalmente a fim de garantir a assertividade das práticas e manter os bons resultados da empresa.
Continue a leitura para saber mais!
Quais os impactos de conflitos na qualidade do trabalho?
Quando ideias, opiniões e atitudes divergem entre os colaboradores, acontece o que chamamos de conflito interpessoal.
Entretanto, isso é normal: uma equipe é composta por seres humanos diferentes, com suas singularidades e opiniões.
O que realmente queremos abordar aqui é o impacto no clima organizacional da empresa, e isso acontece quando essas diferenças não são trabalhadas e mediadas, e esses conflitos prejudicam os colaboradores.
Por essa exata razão, gestores e lideranças precisam manter boas práticas de gestão , alinhadas com a realidade da empresa e prontas para intermediação.
O papel do departamento pessoal na resolução de conflitos
O perfil ideal do candidato para vaga, definido lá no momento de divulgação e entrevista, é uma das estratégias mais efetivas dentro de toda a questão de resolução de conflitos.
Isso porque essa escolha não leva em conta somente as hard skills, naquilo que o novo colaborador é bom tecnicamente, mas, principalmente, em suas habilidades comportamentais.
Afinal, são justamente essas competências (as chamadas soft skills) que contribuem para uma resolução de conflitos realmente assertiva.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Deloitte, na Austrália, até 2030, as soft skills serão exigências em dois terços de todos os empregos. Para se ter uma noção, em 2020, apenas metade das ocupações fez tal exigência.
Ou seja, a capacidade de conviver em grupo e trabalhar em equipe será cada vez mais primordial.
Como realizar uma boa gestão de conflitos?
Antes de mais nada, salientamos que os conflitos experimentam diferentes estágios, desde quando essa desavença é latente até a sua resolução.
Em outras palavras, se o conflito já estiver instaurado em estágios mais avançados, é crucial adotar práticas que facilitem a resolução e minimizem as consequências.
Algumas das estratégias que farão toda a diferença são:
Comunicação eficiente
É papel da liderança mediar dois ou até mais lados conflitantes, em busca da melhor resolução possível.
Nesse sentido, ter uma comunicação clara e acolhedora faz toda a diferença.
É preciso entender os motivos e buscar soluções que garantam que os colaboradores envolvidos continuem produtivos e engajados.
Neutralidade
Segundamente, ser o mais isento possível nesses casos é o melhor caminho para uma decisão assertiva e uma resolução pacífica.
Afinal, a neutralidade é o caminho mais correto nessa situação, justamente por se tratar de pontos convergentes que precisam ser ouvidos e analisados com calma.
Quando há envolvimento emocional, é importante buscar o apoio de outras pessoas para analisar o panorama como um todo.
Foco na origem do problema
Primeiramente, antes de se partir para um desfecho realmente efetivo, é preciso analisar a origem deste conflito.
Na mesma linha, refletir sobre o motivo por trás de situações como esta é primordial para se chegar a uma conclusão que ajude os dois lados.
Para se chegar a um bom resultado, analise todas as variantes importantes antes de tomar qualquer decisão.
Afinal, ninguém gosta da sensação de “sair perdendo”, por isso, analisar os pormenores antes de promover um desfecho para o conflito é preciso, principalmente para que o colaborador não se sinta deixado para trás ou, pior ainda, silenciado.
Feedbacks
Além disso, a cultura de feedback é uma das estratégias mais efetivas para garantir uma cultura organizacional humanizada e pautada na resolutividade.
Informe sua equipe da forma mais confortável e respeitosa possível, sempre mantendo a clareza com relação ao que se espera de cada um.
Salientar a importância de uma resolução pacífica e respeitosa e, ainda, demonstrar como todos podem contribuir para um resultado assertivo é essencial.
Como a tecnologia ajuda nesse aspecto?
Acima de tudo, quando a empresa inova constantemente, buscando as melhores soluções com o objetivo de transformar resultados, a cultura organizacional muda como um todo.
Por outro lado, com uma comunicação otimizada a empresa é mais produtiva, e as equipes trabalham com mais segurança e confiança em suas ações.
Afinal, ao permitir que colaboradores troquem informações, assumindo o protagonismo diário dentro dessa resolução de problemas, não somente a empresa colabora para o crescimento individual, mas, também, acelera processos e transforma resultados.
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Nela, a fonte de soluções que transforma a gestão de pessoas
Em conclusão, o Nela é uma solução da Viasoft projetado para transformar a cultura organizacional das empresas onde se encontra.
Facilite acesso dos colaboradores a toda a documentação legal, como folha de pagamento e cartão ponto, além de otimizar solicitações feitas ao departamento pessoal como um todo.
Além disso, faça com que seus líderes sejam mais assertivos em suas práticas, monitorando o rendimento de seus colaboradores com humanização e eficiência.
Faça com que toda a empresa esteja em sintonia e bem informada através de uma rede de relacionamentos completa que facilita a comunicação.
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