Armazenagem Flow Rack: você perde eficiência sem estratégia

Um segmento aquecido como a logística sempre busca por resultados. Nesse contexto, a armazenagem flow rack faz toda a diferença.

Logística , Viasoft |
Por

O universo logístico busca por constante inovação e assertividade. Ou seja, um segmento aquecido, com práticas constantemente atualizadas, sempre busca por mais resultados. Nesse contexto, então, a armazenagem flow rack faz toda a diferença.

De acordo com uma pesquisa da Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base), publicada no Poder 360, o Brasil terá R$124,3 bilhões de investimento pelo setor privado em transporte e logística, isso entre 2022 e 2026.

Ou seja, gestores precisam analisar não somente o cenário aquecido para inovações, mas, principalmente, aperfeiçoar processos e métodos existentes que representam ativos valiosos e transformam a logística diariamente.

Isso constitui um cenário extremamente favorável para que você, gestor logístico, possa desenvolver técnicas mais assertivas e eficientes, como é o caso da armazenagem flow rack.

Continue a leitura para saber mais sobre essa pauta super pertinente para o seu negócio.

Afinal, o que é armazenagem flow rack?

Também conhecida como fluxo de prateleira, a armazenagem flow rack é amplamente difundida nas empresas que desejam alcançar a eficiência produtiva.

Prática, fácil e eficiente, ela é um método que vale muito a pena, uma vez que propõe o uso de esteiras com rodízio voltadas à movimentação das caixas.

As esteiras são inclinadas justamente para que a força da gravidade assuma o protagonismo, fazendo cada item deslizar até o local de retirada.

Como resultado, tem-se uma fila contínua de caixas armazenadas que dão vida ao modelo FIFO (first in – first out) de forma assertiva, uma vez que quando uma mercadoria é despachada, imediatamente a seguinte já ocupa o seu lugar de retirada.

Em outras palavras, cada mercadoria tem uma ordem de permanência no armazém que já leva em conta a entrega final e não prejudica seu prazo.

Isso quer dizer uma rotina mais eficiente, um prazo de entrega reduzido, assertividade nas práticas e constante aumento da lucratividade da operação logística.

Armazenagem flow rack vale a pena?

Primeiramente, frisamos que a armazenagem flow rack funciona melhor quando a operação trabalha com mercadorias mais pequenas, que não ocupam grande volume.

Afinal, por depender da ação da gravidade nas esteiras, os produtos trabalhados precisam ser mais leves e compactos.

Isso impacta diretamente na redução de custos e na otimização de investimentos, sendo um ativo valioso dentro de uma prática mais eficiente.

Ou seja, a armazenagem flow rack vale muito a pena, e encaixada dentro de uma estratégia assertiva, onde há um propósito a ser cumprido, bem como um objetivo a ser alcançado, faz toda a diferença.

Quais são as vantagens?

Ao trabalhar com a movimentação de mercadorias um dos maiores desafios é garantir a integridade do produto.

Durante o deslocamento diversos são os momentos onde a mercadoria pode ser danificada quando não há o devido cuidado.

Nesse sentido, a armazenagem flow rack é uma solução assertiva, visto que elimina o risco de quedas e colisões.

Afinal, o sistema funciona de forma simples e intuitiva, o que garante assertividade, automação e resultado.

Por outro lado, a localizar pedidos é uma atividade mais eficiente, afinal, os produtos são separados, embalados e automaticamente enviados ao profissional responsável por este despacho.

Isso resulta em uma cadência quase natural da expedição, que acontece com as esteiras da própria estante conduzindo itens.

Linha de produção

Com uma operação assertiva, baseada no recebimento de mercadorias conforme a necessidade, não há interrupção das atividades, atrasos e prejuízos.

Esse processo otimiza a produtividade do negócio, que é capaz de alcançar rotinas mais rentáveis e expressivas.

Nesse contexto, a possibilidade de um crescimento é extremamente vantajosa, se traduzindo em estratégias que colocam a empresa em conformidade com seus objetivos de crescimento.

Integridade das mercadorias

Antes de mais nada, a avaria de produtos representa um fator de prejuízo que prejudica a percepção do cliente.

Ou seja, é natural que empresas e negócios busquem combater esse índice de forma precisa e assertiva.

Isso quer dizer que você reduz o índice de avarias, movimentando os produtos internamente, de forma mais automatizada e ágil. 

Em outras palavras, não é preciso que colaboradores movam produtos ou que máquinas sejam necessárias.

Expedição de pedidos

Por fim, a expedição de pedidos termina por ser mais eficiente, isso porque localizar de mercadorias, separar e embalar são práticas mais eficientes quando disponibilizamos esses produtos diretamente para o operador.

Em um segmento aquecido, onde o cliente é cada vez mais exigente, garantir atributos como agilidade, rapidez na entrega e precisão em suas práticas pode ser o diferencial em uma fidelização eficiente.

Como a tecnologia pode ajudar?

Um dos maiores segredos do sucesso na armazenagem está na movimentação ordenada dos materiais.

Isso reduz drasticamente o prejuízo, poupando horas e produtividade justamente por trabalhar com as demandas por necessidade.

Nesse sentido, é possível perceber como o investimento em uma solução especializada no segmento faz a diferença.

Além de transformar a realidade produtiva, aumentando a produtividade e assertividade das práticas, um sistema especializado em boas práticas de gestão logística transforma resultados bons em práticas excelentes.

Concluindo, com estratégias mais assertivas, a tecnologia por trás de suas práticas e grandes resultados em vista, a sua operação logística tem tudo para ser mais rentável e assertiva.

Viasoft Forlog, a verdadeira fonte de soluções que potencializa a logística

Projetado por profissionais especializados em entregar as funcionalidades que sua logística precisa para evoluir mais, o Viasoft Forlog é a solução mais completa do segmento.

Tenha uma gestão mais eficiente, uma rotina mais otimizada e resultados escaláveis que vão te fazer crescer ainda mais.

Planeje com eficiência utilizando números mais precisos, desenvolva ações realmente efetivas e transforme a forma de fazer negócio. Tudo isso é possível com Viasoft Forlog.

Chegou a hora de evoluir de verdade, entre em contato agora mesmo e descubra como fazer isso com Viasoft Forlog!

flow rack

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!