Gestor logístico, por que o tracking não é uma das suas preocupações?

O tracking é um dos maiores ativos logísticos justamente por ser responsável por um fator decisivo no momento da compra: o prazo.

Logística , Viasoft |
Por

O tracking, ou rastreabilidade de encomendas, é um dos maiores ativos dentro de uma operação logística justamente por ser responsável por um fator decisivo no momento da compra: o cumprimento do prazo de entrega.

Segundo a Opinion Box juntamente com a Digitalks 59% dos entrevistados se recusam a comprar novamente quando tiveram uma experiência negativa com a marca.

Além disso, quando você se preocupa com a entrega e investe em ferramentas especializadas para essa parte, as suas chances de sucesso são maiores.

Invista em estratégias otimizadas, que tragam metas e resultados mais expressivos.

Continue a leitura para saber como fazer do seu tracking um grande diferencial competitivo!

O que é o tracking?

Basicamente, o tracking compreende soluções ainda mais completas do que somente informar a localização da mercadoria.

O tracking busca, principalmente, garantir a qualidade do produto, desde que este sai do armazém até a chegada ao cliente.

Ou seja, a empresa adota uma postura de valor, um princípio pautado na excelência das suas entregas, o que se torna um diferencial competitivo capaz de fechar vários negócios. Nesse contexto, o mercado conta com diversas tecnologias que otimizam esse controle, simplificando o acesso e fornecendo insights valiosos à gestão estratégica.

Concluindo este tópico, o tracking é uma prática que está diretamente relacionada com a lucratividade e assertividade da sua operação logística.

Qual a importância do tracking dentro da logística?

Em primeiro lugar, sendo uma estratégia essencial para evitar problemas logísticos, alguns benefícios podem ser observados em sua prática.

Analisando esses benefícios é possível identificar a importância de um tracking bem feito dentro de uma operação logística assertiva e otimizada. Podemos listar 3 grandes benefícios que essa prática eficiente traz para a sua operação logística, olha só:

1) Transparência

Como você sabe, uma cadeia produtiva é caracterizada por diversos processos. É por isso que um controle manual prejudica tanto, porque a transparência nessas rotinas termina comprometida.

Com o tracking de produtos promove a transparência dessa cadeia produtiva, todos os processos são identificados e armazenados, o que reduz consideravelmente as chances de erros e equívocos que geram prejuízo.

Ainda, com essas informações, é possível traçar planejamentos mais eficientes, que aumentem as chances de resultado.

2) Relacionamento com fornecedores

Como o tracking possibilita monitorar todos os processos da cadeia produtiva, a comunicação com os fornecedores é mais rápida e sem ruídos.

Ou seja, isso significa que você conhece seus fornecedores com maior assertividade, e consegue estabelecer estratégias que otimizam o rapport e estabelecem um relacionamento que faz toda a diferença na negociação.

3) Estoque

Uma boa gestão de estoque é um dos ativos mais importantes dentro da logística eficiente. O envio e recebimento é otimizado e, além disso, os investimentos e custos são otimizados para maior proveito.

Ou seja, como o tracking faz com que diversas áreas da transportadora sejam monitoradas, a gestão de estoque se torna muito mais eficiente e assertiva.

Isso incide diretamente em uma resposta mais eficaz, assim como uma operação mais rentável, que reduz atrasos e prejuízos e pode aumentar seu retorno.

Vantagens de um sistema especializado

Praticamente, é quase óbvio os benefícios que um sistema especializado no setor logístico pode trazer para esse processo de rastreamento, principalmente se considerarmos grandes regiões.

Isso quer dizer que de realizar processos e rotinas com mais agilidade, um sistema especializado permite que gestores enxerguem as maiores dificuldades de sua operação.

Concluindo, isso tem relação direta com a redução de custos e o maior retorno de investimentos feitos em melhorias.

Viasoft Forlog, a resposta para uma logística pontual e eficiente

Concluindo, então, percebemos que a gestão logística tem evoluído todos os dias, e as atividades automatizadas vieram para ficar.

Além disso, poder utilizar o tracking para assegurar as entregas, garantindo o padrão de qualidade esperado pelo cliente não é somente uma transformação: é um ativo competitivo que coloca o seu negócio à frente dos concorrentes.

Nesse contexto, o Viasoft Forlog atua como seu aliado, oferecendo não somente funcionalidades únicas e completas, mas uma estrutura segura e robusta, projetada para quem quer crescer dentro do seu mercado.

Gestor logístico, entre em contato clicando na imagem abaixo e conheça a solução mais completa do segmento.

Chegou a hora de transformar seus resultados com Viasoft Forlog!

tracking

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!