O que é o modelo FIFO e qual sua importância para a logística?

Uma das grandes pautas da gestão logística é promover uma gestão de estoque eficiente. Por isso vamos falar da importância do FIFO.

Logística , Viasoft |
Por

Uma das grandes pautas da gestão logística é promover uma gestão de estoque eficiente dentro do processo de armazenagem. Nesse sentido, contar com métodos eficazes que otimizam o processo de gestão faz toda a diferença: é por isso que, hoje, vamos falar da importância do FIFO.

Continue a leitura para descobrir mais sobre a assertividade desse método e a sua importância dentro de uma operação logística lucrativa e otimizada.

FIFO

O que é FIFO?

Do inglês, FIFO significa First in – First out e consiste, basicamente, em um método de estruturação da “fila” de produtos. Também conhecido como PEPS (primeiro que entra – primeiro que sai), o método promove o giro de estoque de forma assertiva.

Ou seja, significa que o primeiro produto a entrar é o primeiro a sair, e isso impede que o produto permaneça muito tempo na estocagem, cortando, assim, o custo de armazenamento.

Qual a importância do modelo FIFO?

Enquanto método de armazenagem otimizada, o FIFO traz diversos benefícios que, aplicados a uma gestão efetiva, podem oferecer resultados únicos e promover um crescimento ainda mais expressivo. Olha só:

A baixa de itens retirados do estoque é mais eficaz e sistemática;

O resultado é o mesmo que o custo real dos itens específicos usados nas saídas;

O FIFO impede que itens prolonguem sua permanência no estoque;

O lucro aumenta uma vez que a saída dos produtos é mais ágil, o que abre espaço para outras compras;

O controle de validade é aprimorado uma vez que a rotatividade acontece corretamente e de forma ágil;

Separação, localização, entradas e saídas são facilitadas, o que diminui o tempo necessário na busca de produtos e evita que itens extrapolem o estoque máximo.

Além dos inúmeros benefícios que o método FIFO fornece à gestão de estoque dentro do armazém, ele também pode ser oferecido por sistemas WMS, que, quando implantados, revolucionam positivamente não só o estoque, mas todos os pormenores da gestão da sua operação logística, do recebimento à expedição.

Torne a sua capacidade de gestão ainda mais imbatível e precisa: ofereça o suporte necessário para que toda a sua equipe alcance uma produtividade mais expressiva e promova um resultado único, que trará o diferencial logístico que aumentará a lucratividade do negócio.

Viasoft Forlog, a ferramenta certa para revolucionar seus resultados

Sendo um sistema WMS desenvolvido especialmente para o segmento, com funcionalidades únicas, o Viasoft Forlog é capaz de realizar a gestão completa do estoque, incluindo características do método FIFO, FEFO, vencimento de produtos e etc.

Tenha um gerenciamento efetivo do seu estoque e aposte nas estratégias orientadas pela análise de dados assertiva: tenha todas as informações na palma da mão, registre produtos com mais agilidade e aumente a produtividade da equipe.

Não perca a oportunidade de revolucionar sua gestão logística. Conheça o Viasoft Forlog agora mesmo!

FIFO

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!