Checklist das melhores práticas de segurança e produtividade em um armazém

Gerenciar um armazém exige mais do que controlar o fluxo de itens, é preciso manter boas práticas de segurança e  produtividade do armazém o tempo todo. Uma quebra repentina do sistema de transporte, uma empilhadeira com defeito; esses e outros problemas podem desorganizar as operações diárias. Isso pode levar a atrasos no cumprimento de pedidos […]

Logística , Viasoft |
Por

Gerenciar um armazém exige mais do que controlar o fluxo de itens, é preciso manter boas práticas de segurança e  produtividade do armazém o tempo todo. Uma quebra repentina do sistema de transporte, uma empilhadeira com defeito; esses e outros problemas podem desorganizar as operações diárias. Isso pode levar a atrasos no cumprimento de pedidos ou um aumento nas horas do projeto (por causa do tempo perdido consertando máquinas ou atrasos devido a problemas operacionais), o que pode não apenas custar clientes e oportunidades de negócio, mas também colocar em risco os colaboradores e o armazém como um todo. Sendo assim, os procedimentos de manutenção do armazém devem ter tanta prioridade quanto outras operações diárias. Confira algumas práticas de segurança e produtividade recomendadas para que você evite riscos desnecessários no seu armazém.

Manutenção preventiva

É possível evitar boa parte dos perigos dentro do armazém colocando em prática as seguintes medidas:

Recrutamento e treinamento

  1. Ao realizar o recrutamento e seleção dos seus colaboradores, certifique-se de que eles são certificados por uma instituição autorizada para operar suas máquinas e equipamentos, como empilhadeiras, guindastes, etc.
  2. Faça exercícios de segurança periodicamente. 
  3. Promova, também periodicamente, reuniões e palestras a respeito das normas e boas práticas de segurança, ressaltando a importância de EPIs e seguimento à risca das regras.

Equipamento de segurança e precauções

  1. Certifique-se de que os equipamentos de segurança, como capacetes, botas, etc., sejam usados ​​o tempo todo.
  2. Assegure que os equipamentos como sistemas de sprinklers, extintores de incêndio, etc., estão instalados em seus armazéns nos locais apropriados. 
  3. Identifique as zonas perigosas, destaque as saídas e os pontos de montagem. Deixe o mapa de risco visível a todos os colaboradores de todos os setores.

4 Certifique-se de que todos os andares e pisos do armazém estejam livres de riscos de escorregões ou outros acidentes. É responsabilidade coletiva manter o espaço livre de fios soltos, líquidos e quaisquer outros itens potencialmente perigosos. 

Higiene e controle de pragas

  1. Com grandes portas e várias janelas, seu armazém pode se tornar um alvo fácil para pragas como pássaros, roedores e insetos. Se não forem controlados, eles podem destruir os produtos armazenados e dificultar a atividade diária. Você pode evitar essas ocorrências elaborando um plano de controle de pragas, que deve incluir:
  • Informações sobre os tipos de pragas;
  • Uma lista de áreas vulneráveis;
  • Maneiras de monitorar e registrar a frequência da infestação;
  • Métodos de controle de pragas;
  • Um cronograma de limpeza.

Manutenção planejada

A manutenção periódica pode minimizar o tempo de inatividade dos equipamentos e reduzir os custos de manutenção. Veja algumas dicas básicas de manutenção que você deve seguir para manter seu armazém com produtividade máxima.

Tenha um plano de manutenção

Determinadas peças do equipamento do armazém têm uma vida útil operacional, elas devem ser substituídas ou renovadas para manter o funcionamento do equipamento. Quanto mais máquinas você tiver, mais difícil será mantê-las em boas condições. Portanto, é importante criar um plano de manutenção para que seu equipamento seja monitorado e reparado regularmente. Ao elaborar um plano de manutenção, certifique-se do seguinte:

  • Os tempos de inatividade do equipamento durante o serviço não devem afetar a operação normal.
  • Se você tiver várias unidades de equipamentos críticos, programar todas elas para manutenção ao mesmo tempo interrompe gravemente o fluxo de trabalho. Em vez disso, organize a manutenção e troca de peças de forma intercalada.

Mantenha seu armazém seguro e produtivo com as ferramentas certas

O Forlog é um sistema WMS desenvolvido pela Viasoft, empresa com mais de 30 anos de expertise e know-how. Ele atende com plenitude os mais diversos modelos de negócio com eficiência na cadeia de suprimentos. Além disso, está sempre atento às mudanças e necessidades do mercado, desenvolvendo ferramentas como o armazém virtual 3D, BI e outras tecnologias capazes de garantir a segurança e produtividade do armazém e colaboradores.

Saiba mais acessando viasoft.com.br/forlog

práticas de segurança e produtividade

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!