O que é e quais os benefícios da previsão de demanda?

Para que uma operação logística funcione com eficiência, gestores contam com diversas estratégias: a previsão de demanda é uma delas.

Logística , Viasoft |
Por

Para que uma operação logística funcione com eficiência, gestores contam com diversas estratégias: a previsão de demanda é uma delas.

Sendo uma estratégia que tem como maior objetivo a projeção de período, levando em consideração o histórico de diversas áreas, a previsão de demanda é uma estimativa que traz um bom panorama de como o consumidor pode buscar determinados itens no mercado.

Segundo o Radar CNT do Transporte, no primeiro trimestre de 2021 o PIB do transporte terrestre cresceu 3,6% no país, o que revela o impacto do aumento do consumo no ambiente online.

Em suma, uma decisão tomada com base em projeções precisas, oriundas de análises de dados específicas é um grande diferencial competitivo.

Isso quer dizer que com uma ferramenta de gestão cada planejamento é mais assertivo e as chances de sucesso são mais expressivas.

Continue a leitura para saber como potencializar a previsão de demanda dentro da sua operação logística.

previsão de demanda

O que é e como é feita a previsão de demanda?

Primeiramente, antes de seguirmos, é necessário validarmos o que já conhecemos sobre essa estratégia logística.

Nesse sentido, definimos a previsão de demanda como um método que utiliza a análise de dados para unir o passado ao futuro da organização.

Ou seja, se faz uma previsão não somente das futuras vendas da empresa, mas também de suas necessidades.

Analisando históricos de diversas áreas da operação logística, como estoque e financeiro por exemplo, é possível trazer um panorama inicial de como a empresa pode se preparar para eventuais acontecimentos futuros.

Nesse panorama, a previsão de demanda na logística representa um ativo essencial, que pode ser notado no aumento da eficiência produtiva, na redução de gastos e até mesmo na assertividade de um planejamento de distribuição.

Concluindo, quando o assunto é gestão logística, optar por uma previsão de demanda assertiva, embasada em números realmente precisos é o que potencializa as estratégias e contribui para a saúde financeira do negócio.

Quais são as vantagens da previsão de demanda?

Não é difícil perceber que a previsão de demanda tem um impacto extremamente positivo em toda a cultura organizacional da operação logística.

Afinal, quando se tem uma noção acurada do que pode se manifestar em um futuro a curto prazo dentro da operação logística, não somente é possível preparar estratégias mais assertivas, mas gestores conseguem fazer isso cortando custos e otimizando ao máximo os investimentos disponíveis.

Uma gestão mais precisa e ágil, por si só, representa uma vantagem única dentro de um negócio. Mas, além disso, percebe-se:

  • Planejamento financeiro mais eficiente;
  • Redução dos custos de produção e operação;
  • Eficiência na gestão e armazenamento de estoque;
  • Maior controle na gestão de recursos;
  • Melhor relacionamento com fornecedores;
  • Menor ociosidade e aumento da produtividade;
  • Decisões mais assertivas e com mais chances de bons resultados

Ou seja, orientar as estratégias logísticas com base na previsão de demanda pode se mostrar uma prática extremamente vantajosa, justamente por proporcionar diferentes cenários que preparam a gestão para soluções mais otimizadas.

Como a tecnologia pode ajudar?

Segundo dados do site itforum em matéria de agosto de 2021, cerca de 40% das empresas de logística ainda não utilizam a nuvem, o que inviabiliza uma gestão guiada por dados realmente eficiente. Ainda, a logística tradicional cresce menos de 5% ao ano.

Em outras palavras, por mais que o cenário logístico no Brasil represente um grande ativo, principalmente em detrimento da pandemia, é preciso reconhecer que a tecnologia faz cada vez mais diferença nesse contexto.

Por isso, é preciso perguntar: como a tecnologia pode ajudar na previsão de demanda mais eficiente?

Antes de mais nada, contar com um software de gestão especializado no segmento faz toda a diferença no cultivo de boas práticas de gestão.

Isso porque uma ferramenta projetada para auxiliar a gestão logística trará funções únicas, que vão fazer diferença em todos os seus resultados.

Além disso, contar com uma análise específica e diferenciada possibilita que suas melhorias sejam implementadas com eficiência.

Assim você transforma os resultados do seu negócio de forma permanente e assertiva.

Realizando a previsão de demanda com o poder da tecnologia, a sua operação logística evolui muito mais.

Viasoft Forlog, a solução certa para a sua gestão logística

Idealizado por profissionais especializados em entender tudo que a logística precisa para evoluir mais, o Viasoft Forlog é a solução mais completa para gestores que desejam evoluir mais.

Acesse funcionalidades únicas que vão fazer a diferença no seu negócio, potencializar suas decisões e facilitar planejamentos e estratégias.

Entre em contato agora mesmo e descubra o verdadeiro potencial que a sua gestão logística tem com Viasoft Forlog.

previsão de demanda

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!