Aumente a rentabilidade na transportadora com 4 dicas infalíveis

A rentabilidade na transportadora é algo essencial para ser analisado, e a gestão precisa estabelecer metas mais assertivas.

Logística , Viasoft |
Por

A rentabilidade na transportadora é algo essencial para ser analisado, e a gestão precisa estabelecer metas mais assertivas.

Afinal, transportadoras são essenciais para a distribuição de produtos, e cada vez mais lida com produtos específicos, que demandam uma distribuição mais complexa.

Segundo dados do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), em publicação no site Segs, o transporte de cargas no Brasil em 2021 contemplou 1.771 bilhões de TKUs (unidade que combina toneladas com quilômetros percorridos). Ainda, o PIB do setor cresceu 3,6% em volume no primeiro trimestre de 2021.

Em outras palavras, cada vez mais atingir a excelência esperada para o serviço é uma tarefa difícil.

Principalmente quando as estratégias não são bem alinhadas e as ferramentas utilizadas não são especializadas.

Nesse sentido, utilizar a tecnologia como uma solução assertiva para aumentar a rentabilidade financeira da transportadora é uma alternativa com potencial de transformar toda a cadeia produtiva.

Continue a leitura para saber mais!

Como aumentar a rentabilidade da transportadora?

Para aumentar a rentabilidade do negócio, antes de mais nada, é preciso entender as diversas variáveis que transformam a atuação logística.

Isso quer dizer analisar de forma profunda todos os setores, considerando quais práticas devem ser adotadas para aumentar a rentabilidade e produtividade de todos.

Pensando nisso, então, é possível elencar 4 dicas que têm o potencial transformador que o negócio precisa para atingir uma maior presença no mercado logístico.

1) Segmentação

Cada lugar é singular, e por essa razão é preciso atuar de forma estratégica e eficiente.

Diversifique a carteira de clientes, verifique a origem dos maiores lucros a fim de buscar por alternativas para estabelecer estratégias assertivas.

Ainda, nesse contexto, o mercado e a concorrência desempenham uma variante fundamental, uma vez que esses fatores impactam diretamente nas estratégias adotadas para o aumento da produtividade e da rentabilidade.

Movimentações regionais e nacionais demandam um diferente preparo por parte da transportadora, por isso, contar com informações precisas e estratégias assertivas é primordial.

2) Saúde financeira

Conhecer e garantir a saúde financeira do negócio deve ser uma das prioridades da gestão dentro da logística.

Isso porque quando o financeiro da empresa é monitorado com eficiência, gestores estabelecem parâmetros para crescimento e outras variáveis.

Além de manter um setor comercial ativo e preparado, é preciso garantir que todos os colaboradores possam atuar com mais eficiência e agilidade, fatores cruciais em um tempo de entrega eficiente.

Controle o fluxo de caixa e monitore a saúde financeira do negócio.

Essas são estratégias primordiais para que você cumpra resultados e transforme a rentabilidade da transportadora.

3) Produtividade

O capital humano é um dos ativos mais valiosos das empresas, justamente porque a escassez de profissionais capacitados e preparados para lidar com a realidade do mercado.

Implementar técnicas assertivas dentro da gestão de pessoas, motivar os colaboradores, promover constante inovação e aprendizado são algumas das práticas que transformam a realidade da transportadora.

Um colaborador produtivo tem impacto direto no aumento da rentabilidade.

Por isso, a gestão deve se preocupar em oferecer soluções que impactem diretamente na recompensa dos colaboradores.

4) Investimento

Primeiramente, é preciso dizer que investimento, muitas vezes, é sinônimo de tecnologia, assertividade e eficiência.

O investimento em tecnologia e melhorias constantes não somente ajuda nas dificuldades que a empresa pode enfrentar, mas, também desempenha um protagonismo fundamental na rentabilidade e produtividade.

Em outras palavras, com uma solução especializada no segmento cada rotina e processo é mais fácil, e com isso, o gestor garante uma visão mais ampla do funcionamento de toda a empresa.

Isso tem impacto direto na assertividade das estratégias, o que reduz eventuais custos e desperdícios, transforma a produtividade do colaborador e aumenta a rentabilidade de todas as áreas da transportadora.

Viasoft Forlog: As melhores estratégias para o aumento da rentabilidade

Concluindo, nota-se a gama de possibilidades e oportunidades para que a gestão de uma transportadora atinja mais rentabilidade e eficiência.

Cabe aos gestores um olhar mais atento a estes detalhes, bem como, a capacidade de mapear possibilidades de atuação e inovação que transformem rotinas.

Com Viasoft Forlog as soluções logísticas atingem o máximo potencial, extraindo resultados únicos que melhoram cada vez mais a possibilidade de lucratividade.

Orientado às melhores práticas de gestão e desenvolvido por profissionais interessados em ajudar cada vez mais, o Viasoft Forlog é a resposta que você busca para uma gestão assertiva focada em resultado.

Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

rentabilidade

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!