Quando não há plano de sucessão na empresa, quem assume o prejuízo? - VIASOFT

Sem um plano de sucessão você deixa saírem pela porta todo o conhecimento e experiência de quem vai embora!

 

Quando você tem um bom plano de sucessão para os principais cargos da empresa tem um investimento no futuro da organização. Ainda tem dúvidas sobre isso?

Bom, vou te contar um segredo: seus colaboradores não ficarão com você para sempre. Isso significa que seu melhor gestor pode se demitir ou se aposentar de repente, levando com ele muitos anos de experiência! E se você não tem um plano de sucessão para o cargo, quem irá substituí-lo?

________________________________________________________

plano de sucessão

Conheça o VIASOFT TALENTRH, a solução que está revolucionando o desenvolvimento de pessoas nas maiores empresas!

______________________________________________________________

Quando sua empresa não se prepara para a saída de profissionais-chave, más notícias: projetos de crescimento podem ir por água abaixo, pois o conhecimento (e quem sabe uma cartela inteira de clientes) de quem saiu da organização sairá também.

Além disso, sem alguém preparado e na urgência de ocupar o cargo, você pode cometer dois erros graves: contratar ou promover a pessoa errada! Se isso acontecer, esteja pronto para lidar com erros provocados por falta de experiência e de estratégia e gastos recorrentes com a contratação de substitutos.

 

Como um plano de sucessão pode evitar esse cenário

Pense nos cargos de diretoria, nos mais difíceis de substituir, porque exigem mais habilidade e conhecimento específico.

Com um bom plano de sucessão você tem uma estratégia para identificar e desenvolver futuros líderes – em todos os níveis – e garantir a sobrevivência da organização no longo prazo. Para isso, é preciso saber onde a empresa quer chegar e o que ela precisa para conseguir isso. Aí, então, você pode encontrar na sua equipe os profissionais que têm competência para levar a empresa a atingir seus objetivos.

Tenha em mente que contar com um plano de sucessão é essencial para lidar com mudanças inevitáveis provocadas pela aposentadoria de colaboradores, demissões, doenças e até mesmo morte. Mesmo que você pense que não precisa substituir ninguém por enquanto, preparar alguém para assumir um cargo importante gera uma segurança inestimável para o negócio.

 

Como identificar os potenciais sucessores?

Antes de elaborar o plano de sucessão, você precisa identificar os possíveis substitutos do cargo. Para isso, é importante saber que o melhor desempenho na função atual não significa aptidão para um cargo de liderança. E uma decisão baseada somente nisso é arriscada, pois você pode criar um líder incompetente.

Por isso, antes de promover alguém, fazer uma avaliação de desempenho com seus colaboradores para traçar o perfil comportamental deles pode ajudar a saber quem possui ou não as atribuições necessárias para ser um líder de sucesso.

 

Trabalhe com parceiros de verdade

Parece complicado criar um plano de sucessão? Com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas deixa de ser.

Com ela, você dispõe de indicadores de desempenho que te auxiliam a identificar as competências e habilidades que precisam ser potencializadas nos seus futuros líderes. A partir disso, você pode traçar um plano de sucessão mais assertivo para o desenvolvimento dos profissionais. Além disso, é possível acompanhar em tempo real o progresso deles e fornecer feedbacks frequentes. O que contribui muito para o sucesso do plano e dos colaboradores.

Quer saber mais sobre a solução tecnológica que tem transformado a Gestão de Pessoas de grandes empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.

Ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Novo eSocial. O que muda?

O Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou na tarde da terça-feira, dia 9, que o eSocial será substituído por dois sistemas a partir de...

Continue Lendo
sistema de gestão

Quando é hora de trocar seu sistema de gestão?

Seu sistema de gestão complica alguma das rotinas do seu negócio? É hora de trocá-lo. Nesse texto você vai ver por que talvez seja a hora de trocar o sistema de gestão...

Continue Lendo

O que um software CRM pode fazer pela sua empresa?

Um software de CRM (customer relationship management) é uma ferramenta importante na gestão da força de vendas de uma empresa, visto que é possível mensurar, acompanhar...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.