Comumente pensamos que um líder ruim é um líder tirano, abusivo e opressor.

Características bem notáveis no ambiente de trabalho, pois geram maiores conflitos. Mas pior do que isso é um líder ausente. Profissionais assim apreciam os benefícios de um cargo de gestão, financeiramente e em termos de reconhecimento, mas não se envolvem com seus subordinados e até evitam um comprometimento significativo com seu time.

Encontrar colaboradores excelentes no que fazem não é impossível. Sabe aquele profissional que sempre entrega resultados acima do esperado, se relaciona bem com os colegas e superiores, com os clientes e ainda encontra tempo para se aperfeiçoar e inovar no trabalho? Com tudo isso, ele pode ser considerado a estrela da equipe, não é? Assim, com um cargo de liderança em aberto, a primeira atitude do supervisor desse colaborador é promovê-lo. Mas nem sempre casos como esse acabam no “viveram felizes para sempre”, pois muitos profissionais não se encaixam em posições de liderança, e muitas vezes, se torna um líder tirano.

De acordo com Scott Gregory, CEO da Hogan Assessments – empresa especializada em avaliação e desenvolvimento de líderes – o que é necessário para ser um vendedor de sucesso, por exemplo, é diferente do que é preciso para ser um líder no setor de vendas.  E, infelizmente, as empresas têm falhado em reconhecer isso e em determinar as características que uma liderança de qualidade requer. As consequências? Para começar, perde-se o melhor vendedor da equipe, neste caso, e ganha-se um líder ineficiente em conduzir o seu time.

Além disso, numa pesquisa sobre liderança, colaboradores destacaram em seus gestores a falta de direções claras, de reconhecimento das conquistas dos colaboradores e até recusa em falar com os subordinados para feedbacks construtivos. O impacto mais significante dessa “liderança ausente” ocorre sobre a satisfação dos profissionais no ambiente de trabalho. E sabemos que esse é um fator diretamente relacionado aos índices de desempenho individual e de turnover de pessoal.

Num contexto assim, os colaboradores são deixados sem saber ao certo o que devem fazer, ou como fazer, além de não conhecerem o padrão pelo qual são avaliados. Como consequência, essas dúvidas se manifestam por meio do estresse da equipe, prejudicando os indivíduos e também toda a empresa. Dessa maneira, o cenário se torna prejudicial para as organizações em termos de custos com rotatividade de profissionais e também de rendimento das pessoas, impactando nos lucros da empresa.

Diante de tudo isso, é importante saber que a liderança ausente é a forma mais comum de um líder tirano.

Como saber se isso está acontecendo na minha empresa?

Um dos meios que podem auxiliar nessa tarefa é avaliar o desempenho dos líderes por meio de seus subordinados e pares. Muitas organizações falham ao pensar que somente os colaboradores num cargo de subordinação precisam ser avaliados em sua performance. Mas isso não é verdade. Líderes e gestores devem estar em constante desenvolvimento, para que assim suas equipes se destaquem também.

Se isso não está acontecendo na minha empresa, como evitar que possa acontecer um dia?

Mais uma vez, a avaliação de desempenho pode ser uma aliada. Com a ferramenta certa para isso, você é capaz de traçar o perfil comportamental dos colaboradores, aprimorando muito as decisões de promoção e mudanças de cargo e diminuindo consideravelmente as chances de colocar a pessoa certa numa posição errada e até prejudicial, como um líder tirano, por exemplo. Como isso ocorre? Através de indicadores de desempenho, que apontam se o colaborador possui ou não o potencial e as atribuições necessárias para ser um líder de sucesso.

Dessa maneira, tanto empresa quanto colaborador são beneficiados, já que a pessoa certa no cargo certo produz mais e muito melhor, não é mesmo?

Que tal saber mais sobre avaliação de desempenho e como ela pode potencializar sua equipe de líderes?

Preparamos um conteúdo gratuito que pode te ajudar muito: o Guia completo da avaliação de desempenho eficaz na sua empresa. Além de avaliar de forma eficiente a performance dos seus colaboradores, você saberá como a tecnologia pode trabalhar a seu favor nessa missão. Boa leitura!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Construção sustentável: A preocupação também é sua!

O Brasil já está entre os líderes do mercado de construção sustentável. Também  é um dos setores que mais causam impacto no meio ambiente, aproximadamente 35% de todos...

Continue Lendo
Software de gestão

Configure a realidade do seu supermercado com um software de gestão

Em qualquer empresa, o gestor vive de acompanhar indicadores. Indicadores comerciais, financeiros, operacionais… a gama é extensa, por isso ter um software de gestão...

Continue Lendo

Plano de desenvolvimento individual: o que a empresa está perdendo sem ele

Um plano de desenvolvimento individual não traz crescimento só ao colaborador, mas à empresa também.   As empresas mais inteligentes do mercado já investem em plano de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.