Muitas vezes, o posto de combustível perde de vender a gasolina aditivada em virtude do despreparo da equipe para lidar com o cliente. Nesse contexto, é possível também, concluir que a experiência de compra é comprometida e é possível que o cliente comece a escolher o concorrente.
O frentista é a pessoa que se encontra na linha de frente do seu posto, e muitas vezes, pode ser o responsável pela famosa “primeira impressão”. Por isso, investir em capacitação e treinamentos para que todos os colaboradores possuam o conhecimento e confiança necessários para atender o cliente é essencial.
Gasolina aditivada: é preciso conhecer bem o produto
A gasolina aditivada possui diferenciais que promovem uma limpeza mais eficiente do motor e evitam o acúmulo de sujeira oriunda da combustão. Isso significa maior desempenho e a diminuição da necessidade de manutenção no motor, sem mencionar o apelo ecológico, uma vez que a gasolina aditivada é menos poluente.
Ainda, outra vantagem desse produto é ter na sua composição elementos antioxidantes, que evitam a oxidação do combustível, o que representa um diferencial bem interessante para veículos que não costumam rodar muito.
Por fim, ao trazer para o consumidor as vantagens da gasolina aditivada, é possível fazer uma comparação com os custos do combustível comum e trabalhar em cima da relação custo-benefício, o que representa um grande diferencial para o cliente.
Uma equipe treinada vende muito mais!
Antes de trabalhar treinamentos e capacitações junto à equipe, é importante que haja o entendimento de que a gasolina aditivada, muitas vezes, não é a primeira opção do cliente na hora de abastecer, por diversas razões.
É preciso considerar esse contexto na sua totalidade, pois, assim, é possível estabelecer estratégias que conquistem essa parcela do mercado, que possui uma tendência de crescimento uma vez que compreende todos os benefícios do produto.
Sendo assim, é preciso capacitar a equipe para que esta esteja preparada e ciente da realidade do cliente que será atendido. Uma boa tática para estimular os colaboradores é criar metas de vendas mensais, com comissões e prêmios. O reconhecimento é um dos atributos mais importantes dentro da gestão de pessoas que é voltada para os resultados.
Estimule a fidelização do cliente
Estabelecer programas de fidelização e condições vantajosas faz com que seu cliente perceba mais atributos e benefícios e tentar um novo produto – nesse caso, a gasolina aditivada. Ou seja, contar com descontos, vantagens e outros benefícios é uma estratégia essencial para garantir o sucesso no aumento das vendas.
Se aplicada com assertividade e eficiência, é possível garantir a fidelização do seu cliente, assim, ele não somente continua a comprar com você, como também atua como advogado da marca, divulgando para terceiros e garantindo um marketing gratuito do seu posto de combustível.
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