Ter acesso aos dados para tomar decisões melhores e mais inteligentes é uma necessidade de todo negócio em 2021. Independentemente do setor em que você atua, para ter uma visão geral de onde você está (e onde deseja estar), você precisa ter dados de negócios precisos e apresentados corretamente. É aqui que entram os dashboards e relatórios. No que diz respeito a BI, essas são as duas principais formas de apresentação de dados. Algumas pessoas podem se referir a eles como sinônimos, mas existe diferença entre dashboards e relatórios.
Por que a diferença entre dashboards e relatórios é uma questão importante?
As primeiras ferramentas de BI não possuíam dashboards. Muito diferente de hoje em dia, em que, ao alcance de alguns cliques, você pode cruzar dados para ter (ainda mais) insights importantes. No início tudo se tratava de relatórios e esses relatórios exigiam uma pessoa com conhecimento técnico em programação SQL de banco de dados e mais conhecimento ainda para criar esses relatórios. Era um processo demorado do início ao fim e custava caro.
Agora, as empresas e gestores têm acesso a ferramentas de BI que incluem dashboards e que podem gerar relatórios instantaneamente através de cliques.
O que são relatórios?
Os relatórios de dados são documentos que mostram um instantâneo das informações de uma questão específica, no mundo corporativo, podem ser vendedores específicos, setores específicos ou processo específico, por exemplo. Eles contêm tabelas de dados e geralmente alguns recursos visuais básicos, mas são essencialmente usados para informar sobre um conjunto específico de dados.
Você pode usar um relatório para emitir uma opinião, observação ou tomada de decisão de acordo com o recurso oferecido por eles: os relatórios tendem a ser estáticos e focados.
Criar relatórios pode ser complicado e demorado para organizações com muitos departamentos ou com um amplo conjunto de fontes de dados. Embora ajudem a apresentar informações para pessoas que não precisam mais do que aquelas informações específicas.
O que são dashboards?
Por outro lado, um dashboard é uma ótima maneira de personalizar e ajustar a exibição dos dados escolhidos, como métricas específicas ou KPIs. Uma das maiores diferenças entre um relatório e um dashboards é que, embora um relatório seja normalmente focado em um tópico específico, um painel fornecerá uma visão geral, reunindo dados de vários tópicos e/ou fontes. Contrapondo aos relatórios, que tendem a ser estáticos, um dashboard é interativo e dinâmico.
Os dashboards também são muito fáceis de personalizar, então você pode tornar as informações tão amplas ou restritas quanto necessário para ajudar a fornecer os dados certos para o departamento certo. Pois, enquanto o RH, por exemplo, quer se concentrar em métricas relacionadas à folha de pagamento e retenção de pessoal, o setor de compras quer dados sobre fornecedores e estoque.
Os dashboards são como a visão de alto nível de uma organização, departamento, processo ou função que permitem ao usuário a filtragem e aprofundamento em detalhes para ver as informações de nível de relatório específicas.
Cada vez mais, os dashboards estão acessíveis em todos os níveis de gerenciamento, graças ao desenvolvimento das ferramentas de BI. Isso significa que qualquer pessoa com necessidade de acessar os dados pode fazê-lo de forma rápida e fácil.
O que você precisa: dashboards ou relatórios?
A resposta é: ambos. Depende de como você deseja usar os dados.
Se você estiver fornecendo um conjunto de dados focado e específico para certa finalidade, um relatório pode funcionar.
Por outro lado, os dashboards são perfeitos para uma visão geral com indicadores-chave de desempenho com a qual os usuários podem interagir.
Essencialmente, um relatório é um registro temporal que é particularmente útil ao apresentar informações e dados às partes interessadas, como CEOs ou um conselho de administração. Ele permite que você explique as informações que está apresentando, em vez de oferecer conjuntos de dados fora do contexto.
Já um dashboard vai permitir que aqueles que estão trabalhando no momento vejam como as metas estão sendo cumpridas ou quando as métricas importantes mudam. Eles permitem que os interessados participem ativamente das análises, além de fornecer a oportunidade de um redirecionamento ágil se os dados mostrarem que uma operação específica não está funcionando bem.
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No final, você precisa de dashboards e relatórios. Mas, o mais importante, você precisa de uma ferramenta de BI capaz de atender a todas as suas necessidades.
O Viasoft Analytics, a ferramenta de BI da Viasoft, é resultado de um profundo estudo de mais de um ano sobre as principais necessidades e desafios dos gestores na hora de tomar decisões. A partir dos principais pontos identificados por gestores de diferentes áreas, foram desenvolvidos 5 dashboards: Análise de Vendas e Metas; Análise de Estoque; Análise de Compras; Fluxo de Caixa; Análise de RH.
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