Dashboards: o que são e por que são tão importantes para os negócios?

Os dados estão por toda a parte e mudaram nossas vidas de várias maneiras, inclusive no âmbito dos negócios. Os dados obtidos através de sistemas e ferramentas capacitam as organizações em todos os setores a melhorarem seus processos, iniciativas e inovações usando o poder dos insights. Mas com tantas estatísticas, fatos e números na era […]

Viasoft , Viasoft Analytics |
Por

Os dados estão por toda a parte e mudaram nossas vidas de várias maneiras, inclusive no âmbito dos negócios. Os dados obtidos através de sistemas e ferramentas capacitam as organizações em todos os setores a melhorarem seus processos, iniciativas e inovações usando o poder dos insights. Mas com tantas estatísticas, fatos e números na era da hiperconexão na qual vivemos, saber com quais informações trabalhar pode ser um trabalho humanamente impossível. Por isso, hoje falaremos sobre o que são os dashboards e quais os seus benefícios para os negócios.

O que são os dashboards?

Um dashboard, que também pode ser chamado de painel de dados, é uma ferramenta que fornece um meio centralizado e interativo de monitorar, medir, analisar e extrair insights de negócios relevantes de diferentes conjuntos de dados em áreas-chave enquanto exibe informações de forma interativa, intuitiva e visual.

Os dashboards oferecem aos usuários uma visão abrangente dos vários departamentos, metas, iniciativas, processos ou projetos internos de uma empresa. Eles são medidos por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs), que fornecem percepções que ajudam a promover o crescimento e a melhoria.

Os dashboards fornecem acesso navegável imediato a análises acionáveis ​​que têm o poder de impulsionar seus resultados financeiros por meio da evolução comercial contínua. Para defini-los adequadamente, é preciso considerar o fato de que, sem a existência deles e dos indicadores fornecidos por eles, as empresas precisariam vasculhar pilhas colossais de dados não estruturados,um trabalho ineficiente e demorado. Dessa meneira, uma empresa teria que “atirar no escuro” sobre seus processos, projetos e percepções internas mais críticos.

Embora existam infinitas maneiras de personalizar um dashboards, todos eles se enquadram em uma destas três categorias:

  • Dashboards operacionais: é o tipo de dashboard mais comum, com atualização de métricas em tempo real, mostrando dados relacionados às operações diárias. O objetivo principal de um dashboard operacional é fornecer uma análise clara da performance.
  • Dashboards analíticos: utiliza os dados do passado para identificar tendências que podem influenciar a tomada de decisões. Os usuários são capazes de interagir com os dados em um dashboard analítico, muitos deles incorporam tabelas dinâmicas e detalhamentos. 
  • Dashboards estratégicos: é possível acompanhar o desempenho em relação aos seus indicadores-chave facilitando o alinhamento das ações às estratégias. Se você está procurando um dashboard para compartilhar com toda a organização, considere o dashboard estratégico. A transparência dos dados pode levar a um aumento na motivação e outros benefícios.

Benefícios dos dashboards para a sua empresa

Um dashboard possui muitas funções, há uma série de benefícios nos relatórios possíveis num dashboard. Abaixo, listamos alguns.

1. Transparência de dados

Os dados são o ativo mais importante de qualquer empresa, no entanto, pouco adianta se ninguém pode entendê-los ou acessá-los. Um dashboard bem projetado fornece acesso sob demanda a todas as suas métricas mais importantes.

2. Acesso aos dados

Um dashboards reúne várias fontes de dados em uma única interface. Isso significa que você pode ter uma visão geral detalhada de seu negócio em tempo real. Dessa forma você reduz o tempo necessário para compilar relatórios, economizando tempo e recursos.

3. Melhor tomada de decisão

Os dashboards fornecem uma visão imparcial não apenas do desempenho geral da empresa, mas também de cada departamento. Se cada departamento for capaz de acessar o dashboard, ele pode oferecer uma base para um diálogo posterior e uma ótima tomada de decisões. Por exemplo, o departamento de vendas e marketing pode alinhar seus dados e experiências para aumentar as aquisições de clientes e melhorar a geração de demanda. Os painéis de dados fornecem um bom ponto de partida para essas decisões, o que é uma das maiores vantagens.

4. Assertividade

Embora seja sempre bom ver o que você está fazendo certo, você também precisa ver e entender o que está fazendo de errado para aumentar o desempenho. Os dashboards podem mostrar exatamente onde estão as áreas problemáticas e fornecer as informações de que você precisa para melhorar. 

5. Interatividade

Os melhores dashboards fornecem uma experiência dinâmica, ao invés de fornecer informações estáticas. Os usuários podem filtrar dados e interagir com gráficos para ver as mudanças ao longo do tempo. Isso significa que você pode obter tantos ou poucos detalhes sobre métricas específicas quanto desejar.

Agora que você já sabe da importância dos dashboards, que tal conhecer uma ferramenta de BI que os oferece com excelência?

A ferramenta de BI da Viasoft, o Viasoft Analytics, é resultado de um profundo estudo de mais de um ano sobre as principais necessidades e desafios dos gestores na hora de tomar decisões. A partir dos principais pontos identificados por gestores de diferentes áreas, foram desenvolvidos dashboards para que as empresas possam gerar e identificar novas oportunidades, eliminando erros e potencializando a eficiência das suas ações.

Através das informações coletadas pelo ERP (Agrotitan, Construshow, Forlog e/ou Petroshow), o Viasoft Analytics trata os dados e apresenta relatórios com gráficos, porcentagens, comparativos e insights valiosos para a gestão.

Saiba mais sobre o Viasoft Analytics em viasoft.com.br/analytics

dashboards

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!