Você sabe a diferença entre gestão e liderança?

Em uma realidade onde conceitos são comumente confundidos, saber a diferença entre gestão e liderança é essencial.

Viasoft |
Por

Em uma realidade onde conceitos são comumente confundidos, saber a diferença entre gestão e liderança é essencial.

Isso porque ambas as áreas são primordiais para que colaboradores e empresa possam caminhar atingindo metas e objetivos.

Gestão e liderança estão entre as palavras mais utilizadas no mundo dos negócios, isso porque cada área revela características especiais que fazem toda a diferença na conquista de novos resultados para a empresa.

Continue a leitura para saber como gestão e liderança caminham juntas para que o negócio cresça cada vez mais.

O que é gestão?

Basicamente, gerir no contexto empresarial é ter a habilidade dirigir, controlar, lidar, decidir e supervisionar.

Em outras palavras, gestores são as pessoas que planejam, organizam e coordenam as atividades de uma empresa ou departamento.

De certa forma, esse é um profissional metódico, reavaliando constantemente o progresso para garantir que a equipe atinja metas conforme o planejado, conforme metas e indicadores estabelecidos.

Nesse sentido, é possível atribuir aos gestores algumas características como planejar e executar uma visão, organizar esforços diários, analisar recursos, estabelecer processos e procedimentos operacionais, orientar e coordenar as pessoas, mensurar produtividade e tomar decisões rápidas e assertivas.

Isso quer dizer que o foco da gestão está na excelência de rotinas dentro do negócio e na manutenção dos recursos da organização.

O que é liderança?

Por outro lado, definir liderança já não é uma tarefa tão simples, visto que ser líder envolve muito mais fatores que vão além de aspectos empresariais.

De forma superficial, podemos dizer que o ato de liderar inspira, motiva, influencia e desenvolve as pessoas
É uma prática não necessariamente ligada ao cargo de gestor, uma vez que para exercer a liderança não é necessário que os seguidores estejam sob sua responsabilidade.

Afinal, a pessoa pode exercer uma liderança exemplar dentro de seu círculo de influência, o que compete colegas colaboradores e outros times de vários setores.

Ou seja, a liderança não é um título ou cargo palpável, é a capacidade de influenciar quem está ao seu redor e agir voluntariamente.

Em outras palavras, você não só pode como deve ser um líder, todos os dias, dentro da empresa, agindo com responsabilidade, assertividade e certeza.

Por essa ser uma característica tão única, em conformidade com a visão de mundo de cada indivíduo, é difícil listar as habilidades de um líder de forma assertiva.

Porém , algumas das skills que podem ser percebidas nesse tipo de profissional é:

  1. Coragem: desafiar o status quo e pensar fora da caixa;
  2. Comunicação: comunicar-se não é um problema, um líder sempre preza por informações claras, concisas e atualizadas;
  3. Honestidade: para criar um ambiente favorável, que estimule a confiança entre as pessoas, um líder preza constantemente pela honestidade;
  4. Visão: saber onde a equipe se encontra e onde ela pretende chegar é primordial para uma rotina mais precisa e assertiva.

Concluindo, os líderes influenciam as pessoas a serem protagonistas de suas próprias histórias.

Ou seja, o foco da liderança está no propósito das pessoas.

Qual a principal diferença entre essas duas áreas?

Então isso significa que um é melhor do que o outro? Não.

Essas duas áreas são extremamente vitais para o bom funcionamento da sua empresa, elas não são as mesmas coisas mas estão sempre conectadas, se complementando em diversas áreas do negócio.

Enquanto um gestor é responsável por garantir o pleno funcionamento dos processos, definindo indicadores, analisando metas e objetivos.

Já um líder é responsável por, dentro dessa realidade, enxergar novas oportunidades de mudança, prezando pela constante inovação e melhoria de processos.

Ou seja, um maximiza a utilização de ativos e o outro gera, através desses ativos, visão e propósito.

Agora, uma coisa importante: por vezes pode ser que encontremos essas duas características de atuação em pessoas diferentes.

Mas, por outro lado, e isso é mais comum, o gestor também deve atuar como líder de seu próprio setor, funcionando como uma referência para que a equipe se mantenha produtiva.

Um exemplo muito claro disso, por exemplo, é um gerente de vendas analisando os indicadores de produtividade (tarefa de gestor) e, após isso, busca formas de desenvolver as competências de colaboradores que ele sabe que podem realizar mais (líder).

São funções intrínsecas, que se conectam em prol da evolução e da conquista de resultados de uma empresa.

Ou seja, se você busca o sucesso junto com o seu time, é necessário que desenvolva competências nessas duas modalidades.

Por que contar com a tecnologia dentro da gestão e liderança?

Contar com a tecnologia é a resposta para gestão e liderança mais assertivas.

Ter à disposição do seu time e da sua empresa como um todo soluções em software completas não somente aumenta a produtividade, mas transforma todos os seus resultados.

As lideranças podem são mais precisas, pautadas em boas práticas de gestão que fazem o seu negócio crescer mais todos os dias.

Em suma, contar com a tecnologia para gerir o seu negócio é primordial atualmente. E é por isso que escolher um ERP completo, especializado no seu segmento, faz toda a diferença.

Conheça Viasoft, a hora de evoluir é agora

Referência no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos do mercado, há mais de três décadas a Viasoft representa o futuro para seus clientes.

Tenha à disposição do seu negócio soluções desenvolvidas por pessoas engajadas em te ajudar mais, todos os dias.

Entre em contato clicando na imagem abaixo e descubra como o seu negócio pode evoluir ainda mais com a tecnologia mais completa do mercado. Conheça a Viasoft!

gestão e liderança

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!