Sortimento de produtos: dicas para implementar estratégias bem-sucedidas

Muitas pessoas ainda confundem sortimento de produtos com mix de produtos, mas eles significam coisas bem diferentes (e importantes) para os supermercados. O sortimento diz respeito ao conjunto de categorias comercializadas por um negócio, como massas e sabonetes, por exemplo. Ele mostra a variedade de tipos de produtos que determinada empresa oferta. Já o mix […]

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Muitas pessoas ainda confundem sortimento de produtos com mix de produtos, mas eles significam coisas bem diferentes (e importantes) para os supermercados. O sortimento diz respeito ao conjunto de categorias comercializadas por um negócio, como massas e sabonetes, por exemplo. Ele mostra a variedade de tipos de produtos que determinada empresa oferta.

Já o mix de produtos é o conjunto de produtos que estão dentro das categorias. Dessa forma, seguindo o exemplo, os espaguetes da marca X e Y estão dentro da categoria massas. Portanto, esse conceito está relacionado à diversidade de itens que a empresa disponibiliza. Uma empresa pode oferecer, dentro do seu sortimento, alimentos como sorvetes, lasanhas congeladas e massas frescas. E o mix de produtos inclui as variações de marcas dentro de cada uma das categorias.

Como definir um sortimento que gera resultados?

Uma boa estratégia de sortimento envolve o número e o tipo de produtos que o estabelecimento exibe para compra pelos consumidores. Quando bem feita, a estratégia funciona como uma ferramenta capaz de potencializar as vendas e aumentar o número de clientes fiéis. Ela é composta por dois componentes principais:

  1. A profundidade dos produtos oferecidos, ou quantas variações de um determinado produto uma loja possui (por exemplo, quantos tamanhos e sabores do mesmo produto).
  2. A amplitude da variedade de produtos ou quantos tipos diferentes de produtos uma loja possui.

Dicas para otimizar o seu sortimento de produtos

Cada loja é diferente, portanto, não há uma estratégia de sortimento de produtos de tamanho único que funcione para todos. Mas você pode começar se guiando nas melhores práticas de gestão que não podem ficar de fora da sua estratégia. 

1. Seja claro sobre a imagem e o propósito da sua loja

O primeiro passo para ter uma variedade de produtos ideal é reconhecer quem você é e o que sua marca significa para seus clientes-alvo. Pergunte-se e responda com dados quem são os seus clientes, qual a experiência que desejam ter, quanto costumam gastar e outras perguntas essenciais sobre vendas e comportamento. 

Quando você tem clareza sobre o que é sua marca e o que ela significa para seus clientes, fará melhores escolhas de produtos. Fazer isso sem dados significa fazer com base no achismo e, por melhores observadores que você e seus colaboradores sejam, é impossível determinar o que o cliente quer sem de fato perguntar e estudar isso. 

2. Analise seus dados de inventário

Os dados de vendas e estoque podem ser muito úteis também para coletar informações que podem ser usadas para a sua estratégia de sortimento. 

Se determinado produto ou determinada marca está sempre esgotando, pode ser sinal de que vale a pena expandir as compras desse produto e/ou marca. 

Enquanto consumidor, é comum que as pessoas passem a ser fiéis a um produto e “do nada” nunca mais o encontre no estabelecimento, entre diversos fatores, está a má gestão dos dados de vendas e estoque. 

Analise seus relatórios e preste atenção ao que está vendendo, use essas informações para decidir se você precisa expandir ou aprofundar o sortimento.  

3. Observe os hábitos e padrões de compras

Não se trata apenas de níveis e números de estoque. Você também deve prestar atenção em como as pessoas se comportam na área de venda do supermercado. 

É preciso analisar o layout, as gôndolas e os pedidos e dúvidas que chegam até os colaboradores enquanto os clientes estão comprando. Também é importante observar os padrões do tipo “o cliente que compra X na maior parte das vezes também compra Y”.

4. Preste atenção às tendências locais e nacionais

Certas tendências também podem influenciar seu sortimento em um determinado momento, portanto, preste atenção ao que está acontecendo dentro (e talvez até fora) do seu mercado. 

Um exemplo é a pandemia, que aumentou as demandas de produtos como álcool em gel e, sob influência da internet, também aumentou as vendas de produtos “menos óbvios” para o cenário, como produtos de panificação, pois a tendência DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) era forte e as pessoas passaram a fazer pão, em casa, por exemplo. 

5. Lembre-se de que a sazonalidade é importante

As estações também devem ser levadas em consideração ao planejar o sortimento de produtos. Dependendo da época do ano, pode ser necessário restringir sua variedade para determinadas categorias enquanto amplia as outras.

Como diminuir a variedade de sopas no início do verão e aumentar a de produtos relacionados ao Natal e Ano Novo. 

6. Use as ferramentas certas

Criar uma variedade de produtos bem-sucedida é um desafio, mas você pode facilitar o alcance dos bons resultados tendo em mãos as ferramentas certas para a implementação das suas estratégias. Com um bom software de gestão especializado em supermercados, você descomplica a sua jornada e garante segurança e agilidade para os seus processos. 

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