Como identificar se o mix de produtos é o ideal ou não para os clientes

Garantir que você ofereça o 1. mix de produtos certo 2. na hora certa 3. no lugar certo 4. com o preço certo e para 5. os clientes certos é vital para sobreviver no varejo, que a cada dia se torna mais competitivo. Ao selecionar um mix cuidadosamente planejado e orientado por dados para cada […]

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Garantir que você ofereça o 1. mix de produtos certo 2. na hora certa 3. no lugar certo 4. com o preço certo e para 5. os clientes certos é vital para sobreviver no varejo, que a cada dia se torna mais competitivo. Ao selecionar um mix cuidadosamente planejado e orientado por dados para cada um dos seus estabelecimentos, você se torna capaz de garantir a satisfação das necessidades do cliente, aumentar as vendas e construir uma excelente reputação.

O que é um mix de produtos?

Um mix de produtos é o sortimento e variedade de produtos oferecidos por um varejista e pode ser descrito em termos de amplitude, extensão de linha, profundidade e consistência.

Amplitude: número de linhas de produtos da empresa. Exemplo: a marca “X” comercializa leite, biscoitos, cereais, etc.

  • Na prática para o varejista, a amplitude refere-se ao número de diferentes linhas de produtos ou categorias que um varejista oferece aos clientes. Um varejista de grande formato, por exemplo, como uma loja de departamentos ou um hipermercado, teria um amplo mix de produtos, pois eles podem oferecer muitas categorias que variam de eletrônicos a mantimentos. Enquanto isso, uma loja especializada ou de conveniência terá um mix de produtos mais restrito, com foco predominante em estocar menos categorias.

Extensão da linha: número de itens de produto em cada linha. Exemplo: leite integral, semidesnatado e desnatado.

  • Em segundo lugar, a extensão do mix de produtos é determinada pelo número de produtos que o varejista possui dentro das categorias que oferece. Um varejista pode oferecer muitas subcategorias ou marcas diferentes na categoria “massas”, por exemplo.

Profundidade: número de versões do produto. Exemplo: biscoitos de morango, chocolate e baunilha.

  • A profundidade, por outro lado, descreve o número de variedade de um tipo de produto específico. Utilizando o exemplo de massas, um sortimento amplo de produtos  significaria que o varejista oferece massas para lasanhas, para pastéis, pizzas, etc.

Consistência: nível de semelhança entre as linhas e os produtos quanto à matéria-prima, ao processo de produção, aos canais de distribuição, ao padrão de qualidade e à imagem da marca.

  • Por último, a consistência de um mix de produtos é a correlação entre os produtos. Em outras palavras, o quanto eles estão relacionados um com o outro.

Um mix de produtos pode ser considerado consistente quando todos os produtos do sortimento são mais ou menos semelhantes. A consistência pode ser medida em termos de uso e distribuição do produto. Em uma loja de conveniência, por exemplo, a categoria de laticínios é bastante consistente, pois os produtos nela contidos, como leite e iogurte, são semelhantes em consumo e distribuição.

Um mix de produtos, no entanto, não é uma decisão única para todos. Para atender a vários segmentos de clientes com o mix de produtos certo para cada um, você precisa considerar diferentes sortimentos e variedades de produtos para diferentes grupos em suas lojas. Isso é conhecido como cluster dinâmico.

O mix e o agrupamento de produtos

O agrupamento de produtos junto ao gerenciamento por categoria é o processo de usar dados para agrupar lojas de varejo em segmentos com base no perfil típico de consumidor dessa loja e para identificar e prever mudanças nos padrões de compra. Em outras palavras, é olhar para características como demografia, se este cliente pertence a um grupo de maior ou menor renda, se são predominantemente de idade mais elevada, bem como características físicas da loja como tamanho e formato físico, se é um hipermercado, loja de conveniência, etc.

Depois de realizar o agrupamento de produtos e gerenciamento por categoria, você pode desenvolver um mix de produtos para cada perfil de cliente ou estabelecimento, para que ele atenda às necessidades específicas de cada um. 

Como identificar se você tem o mix certo?

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