O frentista errou no abastecimento? Entenda três consequências graves disso

Uma das situações mais estressantes dentro da gestão de um posto de combustível é o erro no abastecimento por parte do frentista.

Combustíveis , Viasoft |
Por

Uma das situações mais estressantes dentro da gestão de um posto de combustível é o erro no abastecimento por parte do frentista.
Além da constante preocupação com o veículo, a experiência de compra do cliente acaba sendo comprometida em um nível extremamente sério, e reverter esse quadro pode ser extremamente difícil.
Cliente insatisfeito, perda financeira e diversas outras consequências acabam atingindo a gestão do posto de combustível quando isso acontece: é preciso ficar extremamente atento e trabalhar para reduzir isso ao máximo.
Continue a leitura para conhecer 3 consequências do erro no abastecimento e como evitá-las.
 
frentista
 

Prejuízo financeiro

 
Como o problema precisa ser resolvido rapidamente, muitas vezes sendo necessário rebocar o veículo, trocar o filtro, bicos injetores e outras partes danificadas, há um prejuízo financeiro significativo para o posto de combustível.
Quando o veículo é flex, e o frentista confunde etanol com gasolina ou o inverso, o problema não é tão grave e uma conversa com o cliente pode resolver. Porém, quando o abastecimento é realizado com um combustível que não é apropriado para o veículo (diesel e etanol, por exemplo), o erro é mais sério e pode causar sérias consequências.
 

Experiência do cliente

 
Essa talvez seja a consequência mais severa para o posto de combustível, uma vez que um cliente insatisfeito dificilmente comprará com você novamente, e ainda há o risco com a reputação do negócio, uma vez que esse cliente com certeza vai relatar essa experiência negativa para seu círculo social.
O segmento de combustíveis é cada vez mais competitivo e acirrado, isso quer dizer que manter um cliente fiel é uma prioridade dentro da gestão, e esse tipo de erro pode acabar custando um cliente para sempre.
 

Perda de produtividade do frentista

 
É comum que o frentista sofra com uma perda de produtividade e motivação após cometer um erro tão grave.
Nesse sentido, é preciso que gestor e equipe unam esforços para ressaltar que estes erros são humanos e, que por mais que possam ser cometidos por qualquer um, é importante evitá-los ao máximo.
Contar com o poder da tecnologia, nesses casos, é um grande diferencial para evitar esse tipo de ocorrência, manter a produtividade do seu colaborador e preservar uma boa experiência de compra com o cliente.
Investir em um software de gestão especializado no segmento, por exemplo, é um diferencial que permite maior controle da Pista e dos abastecimentos realizados, além de possibilitar um monitoramento mais eficiente da assertividade e produtividade do frentista.
Ou seja, em uma realidade mais rápida e automatizada, investir na tecnologia especializada para o seu posto de combustível fará toda a diferença nos resultados.
 

O seu maior parceiro no segmento de combustíveis: Viasoft Petroshow

 
Projetado por quem é especialista em entender o que o seu segmento precisa para evoluir, o Viasoft Petroshow é o software de gestão referência para uma gestão mais eficaz e pautada no aumento dos resultados.
Conte com funcionalidades completas e orientadas às melhores práticas de gestão para transformar suas práticas e estratégias em processos mais inovadores que vão conquistar seus clientes.
É hora de evoluir mais, conheça o Viasoft Petroshow.
 
frentista

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!