People Analytics deve estar nas suas prioridades em 2022

Mais do que nunca, quase tudo no mundo é movido por dados. Os dados gerados pelas pessoas e sistemas da sua empresa precisam ser a base para acertar a estratégia de experiência dos colaboradores. As organizações que conseguem aproveitar os dados para extrair informações e percepções encontram as pessoas certas para as suas vagas e […]

Mais do que nunca, quase tudo no mundo é movido por dados. Os dados gerados pelas pessoas e sistemas da sua empresa precisam ser a base para acertar a estratégia de experiência dos colaboradores. As organizações que conseguem aproveitar os dados para extrair informações e percepções encontram as pessoas certas para as suas vagas e retêm efetivamente seus talentos, o que impacta positivamente a lucratividade dos negócios. 
Apesar disso, em muitas organizações a maioria dos dados rastreados é transacional do número de funcionários por região ou da distribuição das classificações de avaliação de desempenho mais recentes, eles são gerados depois que as coisas acontecem, ou seja, têm pouca capacidade de alterar o resultado e serem proveitosos em estratégias.
 

O People Analytics como solução

Segundo o Gartner Dictionary, People Analytics (ou análise de pessoas) é a coleta e aplicação de dados de talentos para melhorar o talento crítico e os resultados de negócios. O People Analytics permite que os líderes de RH desenvolvam percepções baseadas em dados para informar as decisões de talentos, melhorar os processos da força de trabalho e promover uma experiência positiva dos funcionários.
O volume de dados obtidos através dos colaboradores e seu trabalho continua a crescer a uma taxa sem precedentes, e isso não pode ser ignorado.
Ao inserir o People Analytics na rotina, informações e insights são apresentadas em gráficos, tabelas, visualizações, perguntas e respostas facilmente compreensíveis, usando dados extraídos das ferramentas que auxiliam nesse processo. Atualmente existem sistemas focados nisso, que buscam coletar, armazenar e integrar dados que ajudam a ter um melhor entendimento dos colaboradores. 
Os sistemas que possuem o People Analytics são utilizados para diversas funções, tais como: avaliar o desempenho do time, entender melhor o perfil de quem está sendo contratado, estabelecer um perfil comportamental, e até mesmo para planejar ações focadas no capital humano. 
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Os resultados de uma boa análise

O People Analytics existe estritamente para melhorar as funções de RH. Os insights descobertos ajudam as empresas a impulsionarem o sucesso organizacional geral e atingir seus objetivos de negócios. 
Até recentemente esse tipo de análise só estava disponível para empresas gigantes e multinacionais. Agora já não é mais assim. Segundo dados da Deloitte, mais de 70% das organizações estão investindo em soluções de People Analytics para integrar dados em suas tomadas de decisão.
As soluções que antes eram dimensionadas e precificadas para atender às necessidades de grandes empresas foram modificadas para se adequarem às organizações de todos os tamanhos que também buscam percepções mais profundas para crescer e melhorar seus resultados em todos os aspectos do negócio.
Pode ser que todos esses conceitos pareçam assustadores às empresas menores nesse momento. Mas é muito mais complicado permanecer com as práticas antigas do que investir em conhecer e implantar o People Analytics. 
 

Três etapas para começar a considerar e usar People Analytics

  •  Concentre-se no negócio e em responder às perguntas certas

Pense em produtividade de vendas, qualidade do produto, retenção de clientes e risco. É aqui que a empresa ganha dinheiro e o que determina seu sucesso final. Concentre seus esforços na identificação das perguntas estratégicas certas para responder com análises.

  • Envolva as pessoas e departamentos certos

Para os líderes e outros cargos de confiança mais engajados em suas funções do que no todo, pode ser que não vejam vantagem em investir tempo para implementar o People Analytics. Por isso, é importante identificar os principais impactados pelas análises e as pessoas de maior influência na organização para discutir a respeito dos evidentes benefícios das análises. 

  • Vá por partes

Você não precisa necessariamente revolucionar toda a empresa com People Analytics logo de cara, vá aos poucos, estude problemas e desafios pontuais que podem ser resolvidos com as análises e concentre-se nisso. Além de ser uma boa estratégia para convencer sobre os benefícios para os líderes não tão engajados com a causa, isso permitirá que você calibre os seus esforços e potencialize os resultados ao máximo com menos esforços.
 

Tenha o apoio de uma boa ferramenta

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