Grande variedade em um segmento que não para de crescer: montar uma loja de ferragens é uma atividade complexa, mas extremamente rentável.
Isso porque o ramo de materiais de construção (e ferragens dentro deste) cresceu muito em detrimento da pandemia: como as pessoas precisaram ficar em casa e adotaram um estilo de vida mais “faça você mesmo”, aprendendo a reparar e decorar de forma independente.
Nesse sentido, abrir uma loja de ferragens de forma assertiva se mostra não somente uma alternativa muito rentável, com grandes chances de escalabilidade, mas um grande investimento para gestores que desejam conquistar novas partes do mercado.
Afinal, em um segmento aquecido, com as estratégias certas e bem fortificadas, você só tem a ganhar.
Que tal investir de forma otimizada e garantir retorno na sua loja de ferragens? Continue a leitura para saber mais sobre esse tópico.
Como abrir uma loja de ferragens?
Em um primeiro momento, é preciso entender que uma loja de ferragens possui uma grande variedade de produtos que podem ser comercializados, atendendo desde a construção civil até os pequenos reparos do dia a dia.
Alguns dos insumos disponibilizados são: barras de ferro, perfis de alumínio, arames, pregos, chapas de zinco, materiais para reparos, ferramentas em geral e muito mais.
Isso constitui um campo vasto para se atuar e desenvolver estratégias de vendas, afinal, com o crescimento do mercado da construção civil, bem como com a constante necessidade de se utilizar ferragens diariamente, esse é um segmento aquecido e com grande potencial.
Ou seja, além de disponibilizar um grande espaço para estocar esses materiais, é preciso negociar com bons fornecedores e garantir condições vantajosas. Isso otimiza os custos e reduz o desperdício.
Por esse motivo é preciso balizar boas práticas de gestão que façam seu negócio ser mais estruturado e eficiente.
Como melhorar as vendas da loja de ferragens?
Antes de mais nada é importante salientar que a venda é um resultado de diversos fatores.
Prestar atenção à apresentação dos produtos, o perfil de público, gestão do estoque, treinamento de colaboradores e tantas outras variáveis é fundamental para direcionar estratégias com eficácia.
Muitas vezes, exibir determinado mix de produtos no momento certo e garantir um atendimento otimizado é o decisor para um cliente.
Existem algumas práticas que podem ser aplicadas para fazer a loja de ferragens render mais, tais como otimizar rotinas através da tecnologia especializada.
Por exemplo, se você conhece bem o seu consumidor e sabe o que ele busca, é possível oferecer condições diferenciadas durante a venda, a fim de fidelizar seus clientes de forma mais eficaz.
Além dessa, existem algumas outras dicas que você pode seguir para transformar a loja de ferragens:
4 dicas para otimizar a loja de ferragens
1) Entenda a jornada de compra
Primeiramente, é preciso entender como é a jornada de compra do seu cliente: quais caminhos ele percorre do momento em que chega em sua loja até sair com o produto.
Isso é importante, uma vez que uma jornada bem estabelecida, muitas vezes, é responsável pela fidelização do consumidor.
Em outras palavras, gestores precisam direcionar suas estratégias de acordo com esse caminho: exibir produtos de forma assertiva, entender em qual momento é importante fazer uma promoção ou ação diferenciada, entre outras práticas, é primordial para o sucesso do negócio.
Assim, você simplifica a venda e garante que seus resultados sejam atingidos de forma mais eficaz.
2) Invista na integração de processos
Cada vez mais a integração de processos se torna uma necessidade dentro da gestão, principalmente varejista.
Isso porque a sua loja precisa estar conectada e integrada, uma vez que todos os setores acessam informações com mais agilidade e certeza dos processos.
Em outras palavras, cada setor da sua loja fica mais potente, isso resulta em agilidade para resolver problemas e melhorar processos.
3) Cuidado com o estoque
Por mais que essa pareça uma estratégia óbvia, exibir os produtos de forma eficiente é uma prática que resulta em crescimento e lucratividade.
Realizar novos pedidos no momento certo, bem como garantir que não faltem produtos no momento da compra é extremamente importante para garantir que seu cliente saia satisfeito da sua loja.
Outra coisa importante é estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores específicos. A manutenção desse tipo de relacionamento resulta, muitas vezes, em lucratividade e novos objetivos.
Concluindo, contar com um estoque otimizado é uma boa prática de gestão que, muitas vezes, é responsável pelo crescimento do negócio.
4) Tenha um software de gestão
Por último, mas não menos essencial, você precisa contar com um software de gestão.
As atividades automatizadas, cada vez mais, se mostram uma necessidade para quem deseja crescer e conquistar grandes parcelas do mercado.
Isso porque o consumidor tem um perfil mais exigente e precisa realizar suas demandas com agilidade e eficiência.
A integração de processos trazida por um software, nesse sentido, é essencial para que as ações sejam mais assertivas e tenham bons resultados.
Em outras palavras, com os dados trazidos você direciona de suas estratégias de forma mais eficiente, consegue extrair mais lucratividade das suas práticas e transforma suas rotinas.
Viasoft Construshow, seu maior parceiro na gestão para loja de ferragens
Concluindo, para que a sua loja de ferragens atinja novos patamares você precisa contar com um software especialista no seu segmento, que forneça as funcionalidades necessárias para seu negócio crescer mais.
É nesse contexto que o Viasoft Construshow faz a diferença, trazendo soluções que otimizam e transformam as suas práticas de gestão.
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