Liderado pelo Governo do Paraná, em parceria com a Fundação Araucária e outras instituições do Estado, o projeto teve origem no Grupo Viasoft e busca qualificar os jovens para o mercado da tecnologia em gestão empresarial.
Iniciado oficialmente em 09 de janeiro de 2023, o primeiro município a se beneficiar com o programa do Governo do Paraná é Laranjeiras do Sul, localizada no centro-sul do estado, com mais de 32 mil habitantes. Ao todo, 40 jovens alunos receberão capacitação e auxílio de uma bolsa para se desenvolverem na área de programação.
O Programa Geração Paraná Digital tem como objetivo promover a pesquisa científica com a criação de cursos de capacitação na área de Tecnologia da Informação (TI). Lançado no mês de junho de 2022 pelo Governador Ratinho Jr. durante o Viasoft Connect 2022, foi oficializado em dezembro de 2022 como programa do Governo do Paraná.
Início
Denominada “Laranjeiras Tecnológica”, a primeira turma do Geração Paraná Digital teve sua aula inaugural. Ao todo, foram 40 jovens do município e região aprovados pelo processo seletivo. Eles passarão por um trilha de capacitação intensa voltada à programação, que inclui professores e profissionais experientes não apenas na área, mas nos desafios do mercado de trabalho.
Serão 40 horas de aulas semanais ao longo de seis meses, o valor da bolsa do programa, proporcionada pela prefeitura municipal de Laranjeiras do Sul e pela Fundação Araucária, é de R$ 1200,00 mensais para alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior.
Colocada em prática, iniciativas como o Geração Paraná Digital demonstram o quanto o protagonismo e inconformismo, tão presentes no DNA Viasoft, impactam a sociedade como um todo.
Ação
Ao Grupo Viasoft, cabe o gerenciamento e aplicação de 600 horas de capacitação voltadas a conteúdos técnicos, práticos e soft skills. O conhecimento fornecido pelos Viasofters especializados em tecnologia e programação, será voltado a preparar os alunos para as principais necessidades do mercado, que exige conhecimento especializado, pragmatismo e uma cultura de aprendizado contínuo.
Ao final do programa, o Grupo Viasoft planeja somar pelo menos 30% dos alunos ao time de Viasofters, além de possibilitar que os outros participantes estejam 100% preparados para o mercado de trabalho, suprindo uma das demandas mais urgentes do setor de tecnologia: que são profissionais capacitados em diferentes tipos de habilidades. Somado a isso, a Unicentro é a universidade parceira nessa grande missão e irá aplicar 300 horas de conteúdos teóricos, construindo um ciclo de aprendizagem de alto valor agregado para os jovens.
Para o Prefeito do município, Berto Silva, a ação significa uma revolução: “É algo fascinante, os jovens irão aprender com auxílio financeiro, alguns serão contratados pela empresa parceira [o Grupo Viasoft], aqueles que não forem contratados estarão preparados para o mercado.”, afirma.
DNA Viasoft
O Programa Paraná Digital carrega o DNA Viasoft em muitos aspectos.
- Teve origem na empresa, quando, em 2020, o Dev Bootcamp foi lançado. Esse projeto de capacitação acontecia dentro da própria Viasoft, candidatos de toda a região sudoeste do Paraná foram selecionados e, ao longo de alguns meses, desenvolveram suas habilidades em programação com apoio e mentoria de Viasofters profissionais da área.
- Está totalmente alinhado à cultura de aprendizagem colocada em prática pela empresa, colaboradores de todos os níveis de experiência são convidados e desafiados a aprender e ensinar diariamente.
- É mais um exemplo de que, para o Grupo Viasoft, não existem desculpas para potencializar resultados: enquanto diversas empresas apenas reclamam da falta de profissionais qualificados para suas áreas, a Viasoft investe forças para vencer esse obstáculo.
Para Flávia de Sá, Diretora de Pessoas e Performance do Grupo Viasoft, o momento é recebido com muito entusiasmo por todos os envolvidos: “A Capacitação está em nosso DNA. Somado a isso, encontramos vários parceiros que compram nossas ideias e, juntos, realizamos mudanças no aspecto social, individual, econômico, educacional e que geram oportunidades de empregabilidade.”, pontua a Diretora.