Geração Paraná Digital: programa é oficializado e carrega DNA Viasoft

O Programa Geração Paraná Digital tem como objetivo promover a pesquisa científica com a criação de cursos de capacitação na área de Tecnologia da Informação (TI). Lançado no mês de junho pelo Governador Ratinho Jr. durante o Viasoft Connect 2022, agora é oficializado como um programa de Governo do Paraná. A proposta foi desenvolvida pela […]

Notícias , Viasoft |
Por

O Programa Geração Paraná Digital tem como objetivo promover a pesquisa científica com a criação de cursos de capacitação na área de Tecnologia da Informação (TI).

Lançado no mês de junho pelo Governador Ratinho Jr. durante o Viasoft Connect 2022, agora é oficializado como um programa de Governo do Paraná.

A proposta foi desenvolvida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU) em parceria com a Fundação Araucária, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro). As superintendências de Inovação (SGI), de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), todas vinculadas à Casa Civil do Estado, darão suporte à iniciativa.

Ação

O Geração Paraná Digital se une a outras propostas já em desenvolvimento pelo Governo do Estado, como o Robótica Paraná, que foca no desenvolvimento de projetos tecnológicos em aulas de robótica oferecidas para estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. 

A iniciativa do Governo do Paraná é executada em parceria com os Municípios, com chamamento público para participação da iniciativa privada. A proposta prevê a criação de cursos nas cidades para formar desenvolvedores de softwares.

Cada entidade atuante desenvolverá um papel importante dentro da evolução do Geração Paraná Digital. A SEDU, por meio do Paranacidade, fará a aquisição de computadores e equipamentos de informática que serão usados pelos alunos participantes. As Prefeituras ficam encarregadas de ceder espaço para os Laboratórios de TI e aquisição de mobiliário próprio; pagar bolsa de estudos aos participantes formados no Ensino Médio; e fornecer profissional para atuar como monitor da turma.

DNA Viasoft

O projeto do programa teve origem no Grupo Viasoft, quando em 2020, o Dev Bootcamp foi lançado. Esse projeto de capacitação acontecia dentro da própria Viasoft, candidatos de toda a região sudoeste do Paraná foram selecionados e, ao longo de alguns meses, desenvolveram suas habilidades em programação com apoio e mentoria de Viasofters profissionais da área. Ao final do programa, participantes que se destacaram foram contratados pela Viasoft.

Inovação

De acordo com Itamir Viola, presidente da Viasoft “O Geração Paraná Digital é um exemplo de construção conjunta com grande potencial de resultados. O programa vai formar mão de obra tecnológica de alto nível e que vai ser aplicada aos municípios, levando renda, riqueza e conhecimento para todo o Paraná.”. Ele ainda afirma que o compromisso é com todos os agentes envolvidos, evidenciando o quanto a união focada em inovação pode potencializar ações transformadoras. 

Flávia de Sá, Diretora de Pessoas e Performance da Viasoft, destaca: “É um grande orgulho para nós, inclusive como Viasoft, porque participamos desde o início da concepção do projeto. Além de uma das maiores fornecedoras de soluções empresariais do Brasil, somos uma empresa voltada à educação, e os bootcamps sempre foram um exemplo disso. O projeto foi muito bem acolhido pelas instituições estaduais e, com a união de forças, estamos frente a uma das maiores ações de empregabilidade e compromisso social com a educação do Paraná”, finaliza Flávia.

Geração Paraná Digital

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!