Como fazer até mesmo aquele “chefe” adotar boas práticas de liderança

Nem todos os chefes são líderes. Liderar é diferente de supervisionar alguém e só ajudar quando é solicitado. Isso acontece porque, ainda hoje, muitas pessoas que chegam ao cargo de gerenciamento de uma equipe não possuem nem as soft nem as hard skills necessárias para ser um líder. Geralmente, essa equação resulta em um chefe […]

Gestão de pessoas , Viasoft |
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Nem todos os chefes são líderes. Liderar é diferente de supervisionar alguém e só ajudar quando é solicitado. Isso acontece porque, ainda hoje, muitas pessoas que chegam ao cargo de gerenciamento de uma equipe não possuem nem as soft nem as hard skills necessárias para ser um líder. Geralmente, essa equação resulta em um chefe pouco flexível e pouco preocupado com os seus liderados, ignorando totalmente as boas práticas de liderança que podem potencializar os resultados da sua equipe. 

Isso é um enorme desafio, mas não precisa ser um grande problema para as empresas. Enquanto a organização desenvolve o chefe para se tornar um líder, suas ações podem ser condizentes com os objetivos da empresa mesmo que ele ainda tenha uma grande caminhada para aprender como liderar. Saiba como lendo o conteúdo abaixo. 

A diferença que uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho é capaz de causar nas boas práticas de liderança

Uma boa plataforma de gestão de pessoas e performance é baseada nas melhores práticas de gestão e liderança. Dessa forma, mesmo que o chefe ainda não tenha se tornado um líder, os recursos da plataforma farão com que ele trabalhe sob práticas saudáveis e produtivas. Especialmente quando se trata das seguintes necessidades em liderar um time de alta performance:

1. Relações de mentoria

Bons líderes fazem todo o possível para fornecer treinamento, suporte e oportunidades para seus liderados. Alocar ou realocar os colaboradores em posições mais adequadas para suas capacidades é um excelente exemplo de uma boa prática de liderança.  Uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho é capaz de oferecer o acompanhamento das soft e hard skills do liderado pelo líder, possibilita o monitoramento das tarefas executadas e em execução e, ainda, oferece meios de realizar feedbacks da maneira correta sempre que necessário.

 

2. Relacionamentos saudáveis, não apenas competitividade

Embora ter alguma competição amigável entre os colegas de trabalho não seja uma coisa ruim, não deve ser a única coisa que os líderes consideram ao avaliar os funcionários. Uma das boas práticas de liderança é promover e incentivar um bom relacionamento de trabalho  entre os  funcionários. Uma boa conexão entre os membros da equipe ajudará na formação da equipe e aumentará a produtividade em geral. Uma plataforma de gestão de pessoas e performance conecta todos da equipe através de chat individual ou por grupo, mantendo o time alinhado e minimizando os ruídos na comunicação que acabariam em fake news e fofocas

 

3. Incentivo à evolução dos colaboradores

Um bom líder incentiva seus colaboradores a evoluírem constantemente e o suficiente para assumir novos desafios. Uma plataforma de gestão de pessoas e desempenho fornece aos líderes o módulo de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) e PDE (Plano de Desenvolvimento de Equipe), promovendo a evolução dos colaboradores e deixando-os saber que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento.  

4. Disseminar os objetivos

Líderes que desejam ter um time de sucessos devem ter objetivos claros e bem conhecidos pelos seus liderados. As metas devem ser conhecidas por todos os membros da equipe e  serem claras. Quando os colaboradores estão cientes dos objetivos são mais capazes de entender como e o porquê o líder toma certas decisões. Uma boa plataforma de gestão de pessoas e performance permite que as metas sejam acessadas pelos colaboradores através de um menu de fácil navegação, além disso, os líderes podem usar o feed de notícias e comunicados para reforçarem o posicionamento da empresa, lembrando dos objetivos e informando sobre o andamento das metas.    

 

5. Feedbacks

Os feedbacks não devem ter uma data fixa para acontecerem, eles devem ser feitos sempre que houver necessidade, sendo solicitados tanto por parte dos colaboradores quanto dos líderes. Se algo positivo for realizado, um elogio é capaz de despertar a motivação e engajamento dos colaboradores. Da mesma forma, detectar um problema logo no início tornará muito mais fácil corrigi-lo. Além disso, as pessoas podem ter preferências distintas de como receber um feedback, diversificar as maneiras de fazê-los e recebê-los é importante para a sua efetividade. Numa plataforma de gestão de pessoas e desempenho competente, os feedbacks podem acontecer no formato: atribuído vs. anônimo; feedback individual; avaliações 90º, 180º, 360º e 9box; individual vs. grupo; reuniões 1:1; pesquisas pulsadas de sentimento; pesquisa de clima e outras. 

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