Turnover: 5 estratégias para melhorar a retenção de talentos - VIASOFT

O custo do turnover (ou rotatividade) dos colaboradores é alto. Não apenas em termos de recrutamento e contratação de novas pessoas, mas em tempo perdido com buscas e entrevistas de candidatos, perda de produtividade e perda de conhecimento à medida que os trabalhadores saem sem transferir informações para os recém-chegados. Uma alta taxa de turnover também pode diminuir a motivação e engajamento dos colaboradores. Saber o que causa a alta rotatividade de colaboradores pode levar você a tomar medidas para evitá-la.

 

Principais causas de uma alta taxa de turnover 

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas podem deixar o seu trabalho, mas alguns se sobressaem por serem os mais frequentes. São eles:

 

Feedback insuficiente ou apenas feedback negativo

Se os colaboradores não forem valorizados, eles buscarão valorização em outro lugar. Da mesma forma, se os feedbacks dados são sempre negativos e feitos da maneira errada pelos líderes, os colaboradores se sentirão desmotivados e não suportarão o ambiente por muito tempo.

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Gestão ineficaz

Líderes rudes e negligentes costumam ser um dos maiores culpados pelas taxas de rotatividade na empresa. Os líderes que conhecem os problemas mas não os resolvem, os que mostram favoritismo e os que fornecem orientações pouco claras são alguns dos perfis que mais rendem demissões num time.

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Falta de perspectivas

A ausência de planos de carreira dentro da organização também é um fator decisivo para a saída de colaboradores, especialmente quando somada a outro fator, como uma liderança negligente. Pois, dessa forma, o colaborador não tem um objetivo a seguir e o futuro também não está claro pois não há comunicação entre empresa vs. colaborador. 

 

5 estratégias para melhorar a retenção de talentos 

Para uma empresa, compreender como utilizar estratégias eficazes de retenção de colaboradores para reduzir o turnover é tão importante quanto reter seus clientes. Adquirir um novo cliente é em média cinco vezes mais caro do que reter um cliente existente e, da mesma forma, adquirir e treinar novos colaboradores é significativamente mais caro do que reter os que já estão no time, especialmente aqueles com funções-chave na empresa.

Para ajudar você a identificar e resolver problemas que possam resultar em uma alta taxa de turnover, desenvolvemos um material exclusivo abordando estratégias para facilitar a retenção de talentos na sua empresa. Baixe agora mesmo!

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