Tratamento de sementes é como fazer um seguro. É uma forma de proteger o potencial genético da variedade que o produtor escolheu para plantar. É um trabalho preventivo que pode evitar a ação de pragas e doenças e proporcionar o estabelecimento do estande de uma lavoura, ou seja, o número adequando de plantas para determinada área e com isso garantir o melhor desempenho da semente e a melhor produtividade na lavoura.

Esse processo previne a entrada e o estabelecimento de patógenos nas áreas de cultivo e tem grande importância no desenvolvimento de plantas vigorosas e sadias, é considerada uma medida de baixo custo e muito eficiente, que basicamente,  é feito com defensivos como fungicidas e inseticidas.

O tratamento de sementes reverte em produtividade no final das contas.

Esse tratamento requer planejamento e muita atenção. É importante observar as características dos produtos utilizados e dar preferência aos que apresentam volume de cauda e boa adesão às sementes.

_________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

____________________________________________

Agrega valor à semente.

Em relação às pragas já é de conhecimento do produtor o quanto a pressão é grande nas lavouras brasileiras, maior ainda é a necessidade de fazer o tratamento das sementes. Além da proteção contra pragas e doenças que podem derrubar a população de plantas ou diminuir o vigor, o tratamento com produtos adequados tem efeito na fisiologia da planta, gerando melhor enraizamento, arranque inicial mais rápido e a germinação mais uniforme. Ainda,  tem ação sobre as principais pragas da soja, os nematoides.  Ela fica mais resistente ao ataque sem ter necessidade de usar um produto específico para o controle dessa praga.

É feito basicamente de duas maneiras: Uma é o chamado tratamento On Farm que é quando o produtor faz todo o procedimento na fazenda. A outra maneira é conhecida como TSI ( tratamento de sementes industrial), feito por produtores e revendedores. No Brasil, apenas 30% das sementes são tratadas de forma industrial, mas segundo especialistas há uma tendência de aumento nesse percentual, principalmente pela praticidade e segurança do produtor, que não precisa manusear produtos químicos na fazenda e também ao meio ambiente.

Com essa tendência, sementeiras e cooperativas se organizam para aplicar produtos com antecedência. A utilização de ferramentas que facilitem o controle e funcionamento  do processo e ainda, que torne possível fazer diagnósticos e de forma automática, Esses recursos são excelentes para sementeiras e cooperativas  que se  preocupam em apresentar o resultado no final de cada safra ao produtor rural.

Conheça o VIASOFT AGROTITAN, um software específico  faz com que o processo fique mais simples e o atendimento ao  cliente seja otimizado.  Quer saber mais ?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

 

Ou, se preferir, ligamos para você!

 

 

 

 

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Construção sustentável: A preocupação também é sua!

O Brasil já está entre os líderes do mercado de construção sustentável. Também  é um dos setores que mais causam impacto no meio ambiente, aproximadamente 35% de todos...

Continue Lendo
Software de gestão

Configure a realidade do seu supermercado com um software de gestão

Em qualquer empresa, o gestor vive de acompanhar indicadores. Indicadores comerciais, financeiros, operacionais… a gama é extensa, por isso ter um software de gestão...

Continue Lendo

Plano de desenvolvimento individual: o que a empresa está perdendo sem ele

Um plano de desenvolvimento individual não traz crescimento só ao colaborador, mas à empresa também.   As empresas mais inteligentes do mercado já investem em plano de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.